segunda-feira, 30 de julho de 2012

ORWELL - UM GÊNIO NA TELA DO CINEMA. CONFIRA AQUI


George Orwell um dos maiores escritores de todos os tempos, infelizmente, teve uma vida muito curta, mas em seus 47 anos de vida escreveu duas obras primas do romance político: "1984" e "Revolução dos Bichos". Os dois espetaculares livros, claro, foram parar nas telas de cinema e você acompanha agora aqui no Outros 300 as versões cinematográficas desses dois grandes trabalhos.

Você que já leu tire suas conclusões da versão para o cinema. Você que ainda não leu prepare-se para fortes emoções. Um aviso: Estes filmes vão mexer com você!

"1984"

Depois da guerra atômica, o mundo foi dividido em três estados e Londres é a capital da Oceania, dominada por um partido que tem total controle sobre todos os cidadãos. Winston Smith é um humilde funcionário do partido e comete o atrevimento de se apaixonar por Julia, numa sociedade totalitária onde as emoções são consideradas ilegais. Eles tentam escapar dos olhos e dos ouvidos do "Big Brother", sabendo das dificuldades que teriam que enfrentar. Aqui, tudo funciona: 1984, o filme, nada deixa a dever a 1984, o clássico de George Orwell. E esta é uma das grandes virtudes tanto do roteiro como da direção de Michael Radford. Diante da grandiosidade do livro, seria extremamente fácil que o filme soasse vazio, medíocre. Mas, ao contrário, a adaptação de Radford é provocante. Vale a pena conferir este clássico ... 







"A Revolução dos Bichos"

Animal Farm (A Revolução dos Bichos) é um romance alegórico do escritor inglês George Orwell, apontado pela revista americana Time entre os cem melhores da língua inglesa. A sátira feita pelo livro à União Soviética comunista obteve o 31º lugar na lista dos melhores romances do século XX organizada pela Modern Library List.

O livro narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e demolir o "paraíso comunista" proposto pela Rússia na época de Stalin. A revolta dos animais da Manor Farm contra os humanos é liderada pelos porcos Snowball (Bola-de-Neve) e Napoleon (Napoleão). Os animais tentam criar uma sociedade utópica, porém Napoleon é seduzido pelo poder, afasta Snowball e estabelece uma ditadura tão corrupta quanto a sociedade de humanos.

Para o autor, um social-democrata e membro do Partido Trabalhista Independente por muitos anos, a obra é uma sátira à política stalinista que, segundo sua ótica, teria traído os princípios da revolução russa de 1917.

Nenhum comentário:

Postar um comentário