domingo, 22 de julho de 2012

SECULT LANÇA PROJETO "ASSUNTANDO O CORPO DE BAILE" PARA COMUNIDADES QUILOMBOLAS


A Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) lançará, no próximo sábado (21), o projeto piloto "Assuntando o Corpo de Baile". O projeto irá promover oficinas de dança afro nas comunidades quilombolas do Espírito Santo, a partir de residências trocadas entre bailarinos da FAFI e mestres de bailados das comunidades quilombolas de Linharinho, em Conceição da Barra, e de São Cristóvão, em São Mateus.

A abertura solene será às 19h30, na comunidade quilombola de São Cristóvão, com a presença dos professores de dança da Fafi, dos mestres de bailados populares, representantes da Secult e prefeituras locais.

O projeto "Assuntando o Corpo de Baile" tem esse nome, pois pretende estimular a discussão, a pesquisa sobre a teoria e a prática de dança tanto dos bailarinos quanto dos mestres que “assuntam” o seu corpo de baile (o conjunto de integrantes do baile de congo, por exemplo) desde os ensaios até as apresentações públicas de seus grupos.

Segundo o assessor de Patrimônio Cultural Imaterial da Secult, Jefferson Gonçalves Correia, esta será uma oportunidade de interlocução entre a cultura erudita e a popular por meio da realização de oficinas de dança afro em comunidades quilombolas, numa ação conjunta entre professores de dança da Fafi e mestres de bailados das comunidades quilombolas.

As oficinas serão conduzidas conjuntamente por um mestre e por um bailarino, com o objetivo de que os jovens e adultos das comunidades quilombolas tenham acesso à produção, à fruição e à reflexão sobre a dança afro, especialmente no que tange à valorização e reconhecimento da cultura de seus antepassados como um importante patrimônio cultural imaterial, isto a partir de sua interlocução com a concepção de dança afro apresentada pelos bailarinos.

O bailarino Gil Mendes, professor de dança da Fafi envolvido neste projeto esteve por muito tempo na Cia. de Dança NegraÔ, concebendo e apresentando espetáculos como "Furdúncio" e "Ticumbi", que fizeram releituras de algumas expressões culturais populares do patrimônio imaterial capixaba.

O mestre Antônio Conceição, também envolvido no projeto, há oito anos dá aulas de jongo, baile de congo (o Ticumbi) e reis de boi na rede municipal de ensino de Conceição da Barra, com apoio da Associação de Folclore daquele município. Além disso, já demonstrou ter desenvoltura em ministrar aulas compartilhadas, como na oficina didática de "Identidade, Etnia e Cultura" do Pro Jovem Campo - Saberes da Terra Capixaba, um programa de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para a formação de educadores do campo.

O coordenador pedagógico será um dos professores parceiros do "Encontro de Saberes", o doutorando em Antropologia pela UnB Diogo Bonadiman, que atualmente realiza sua pesquisa de campo em folguedos populares, como as Folias de Reis, em Cachoeiro de Itapemirim e que também fará parte da comissão julgadora do edital de mestres da cultura popular da Secult neste ano.

Informações adicionais

Subsecretaria de Patrimônio Cultural

3636-7106

Nenhum comentário:

Postar um comentário