quinta-feira, 19 de julho de 2012

O ROCK AND ROLL EM QUADRINHOS

Data: 17/07/2012 - Família de Vitor Belfort e Joana Prado na revista Contigo! - Editoria: Caderno Dois - Foto: Marcelo Loureiro - Jornal A Gazeta

Mundo do rock é tema de histórias em quadrinhos

Não é de hoje que música e quadrinhos andam juntos pelo vasto caminho da cultura pop. Exemplos não faltam: o Coldplay anunciou, na última sexta, o lançamento de uma HQ baseada em seu último disco, e o envolvimento dos músicos do Kiss, que doaram sangue para ser misturado à tinta com que suas revistinhas seriam impressas, já virou até lenda. 

"Mylo Xyloto" (foto), o esquisitíssimo título do último álbum do Coldplay, dará nome ao protagonista de uma história em quadrinhos. A HQ foi criada pelo grupo ao lado de Mark Osborne, diretor e roteirista de filmes como "Kung Fu Panda" e "Bob Esponja". Na trama, Mylo é um jovem silenciador, que luta na linha de frente da guerra contra o som e a cor do mundo. No meio da batalha, o pequeno alienígena descobre que o inimigo não é tão malévolo quanto ele foi levado a pensar. 

Versão brasileira

Mesmo que seja algo mais normal lá fora, por aqui também há exemplos. No auge do sucesso, na década de 1990, os Raimundos ganharam uma HQ desenhada por ninguém menos que Angeli, conhecido por obras como "Rê Bordosa", "Skrotinhos", "Chiclete com Banana" e por aí vai. 

A HQ foi inspirada na singela letra da canção "Puteiro em João Pessoa", que abre o primeiro disco da banda. A trama leva a clássica formação da banda – Rodolfo, Digão, Canisso e Fred – ao famoso Roda Viva, na capital da Paraíba, onde o vocalista "Rodolfinho" tem sua iniciação sexual.

Até Raul Seixas já virou personagem de HQ por aqui. A série "Rock & Roll em Quadrinhos", publicada no início da década de 1990, trazia versões para as letras de Raulzito. Essas edições, hoje raras, valem algum dinheiro no mercado informal. Confira abaixo várias HQs de ícones do rock – ou nem tanto.

Leia depois de ouvir

Kiss = Depois de fazer uma participação especial em uma edição de "Howard, the Duck", os membros do Kiss ganharam sua própria HQ, publicada pela gigante Marvel Comics, no papel de super-heróis. Graças à maquiagem e ao figurino extravagante da banda, não foi difícil "cartunizar" Gene Simmons, Paul Stanley, Ace Frehley e Peter Criss. Mesmo assim, o quarteto deu o sangue para sua primeira revistinha em quadrinhos. Literalmente. Para fazer das vendas um sucesso, os músicos misturaram amostras de seu sangue à tinta usada para imprimir as páginas coloridas.

Belle & SebastianAs melodias fofinhas e letras irônicas do Belle & Sebastian deram origem a graphic novel "Put the Book Back on the Shelf", que acompanhou o lançamento do álbum "The Life Pursuit" (2006). Reunindo cartunistas e roteiristas independentes – entre eles os brasileiros Catia Chien e Bruno D’Angelo –, o livro traz 24 histórias inspiradas em canções de sucesso do grupo escocês.

BeatlesA maior banda de rock de todos os tempos ganhou várias versões em quadrinhos. Uma das mais importantes foi "The Beatles Story", publicada em 1978 pela Marvel e com apresentação de Stan Lee – criador dos X-Men e do Homem-Aranha. Em 2011, foi lançado "O Pequeno Livro dos Beatles", escrito e ilustrado pelo francês Hervé Bourhis, que repassa a trajetória de John, Paul, George e Ringo.

Rock'n'Roll ComicsDe 1989 a 1994, a Rock 'N' Roll Comics lançou dezenas de biografias não autorizadas de rockstars em formato de revistinhas. A primeira edição estampava os Guns 'N' Roses na capa. Axl Rose ameaçou o selo de processo, motivando a venda de toda a tiragem de 10 mil exemplares em apenas duas semanas. Novas edições da HQ foram lançadas com nomes como Bon Jovi, Frank Zappa, Metallica, Aerosmith, Bob Dylan, Pink Floyd e Led Zeppelin.

Johnny CashA premiadíssima "I See a Darkness", do quadrinista alemão Reihard Kleist, conta os anos de ouro do cantor e compositor americano. Os sucessos, fracassos, problemas com álcool e drogas e o processo de criação de hinos do country como "I Walk The Line" e "Folsom Prison Blues" estão todos lá.

RaimundosUma das maiores bandas brasileiras da década de 1990, os Raimundos ganharam sua versão em HQ com o traço luxuoso de Angeli. Baseada na letra do já clássico "Puteiro em João Pessoa", a revista traz Rodolfo, Digão, Canisso e Fred em uma espiral de "sexo, drogas, violência, sadomasoquismo e sacanagem em geral".

Kurt CobainA intensa vida do líder do Nirvana também foi transformada em HQ. "Godspeed" repassa a trajetória do ícone maior do grunge desde sua conturbada infância, passando pela conquista do mundo com o disco "Nevermind" até o seu suicídio, em 1994. Isso tudo sem poupar o público de detalhes. Criada por Barnaby Legg e Jim McCarthy, a HQ foi lançada em 2003 e ganhou uma versão para iPad.

Rock in RioOk, não é um artista, tampouco uma banda que inspirou "As aventuras de Rock Rivers", mas sim o festival que trouxe shows internacionais como Queen, Faith No More e Foo Fighters pela primeira vez ao Brasil. O Rock in Rio, que realizou sua quarta edição brasileira em 2011, lançou na Europa e em seu site oficial a HQ criada pelos espanhóis Carles Santamaría e Pere Pérez.

Katy PerryNem só em ídolos do rock se inspiram os criadores das HQs. A ultracolorida Katy Perry acaba de ganhar uma biografia em quadrinhos pelo selo Bluewater Productions (abiaxo). A revista conta o passado religioso da cantora até o sucesso com faixas como "I Kissed a Girl" e "Hot'n'Cold". A transição parece ter sido natural para Katy, que já apareceu "cartunizada" em seus clipes superpops.

* Fonte: Jornal A Gazeta, Bizz, Revista Rolling Stones

Nenhum comentário:

Postar um comentário