segunda-feira, 4 de março de 2013

CRÍTICA DO FILME 'DEZESSEIS LUAS'

Grande aposta dos estúdios cinematográficos de Hollywood, a (possível) saga 'Dezesseis Luas' surge como uma "Nova Crepúsculo". Confira, abaixo, a crítica do Outros 300 acerca do filme. Será que teremos uma nova super série de filmes como o de Edward, Bella e cia?

Dezesseis Luas

"Crepúsculo 2" não decola
Preocupação em imitar saga de Bella e Edward deixa livro e filme vazios e sem sal

A depender da direção, roteiro e edição são pessimistas as possibilidades de 'Dezesseis Luas' sequer ter uma continuação no cinema, ainda mais fazer sucesso como 'Crepúsculo' fez. A rigor, ao tentar imitar ao máximo o esquema principal de confecção de cenas e imagens da saga dos vampirinhos, 'Dezesseis Luas' parece ter exagerado na dose e tornado a coisa, digamos, artificial demais até mesmo para os fãs nem tão exigentes deste tipo de filme.

Parece que toda a criação de 'Dezesseis...' (desde o livro escrito pela dupla Kami Garcia e Margaret Stohl) foi feita evidentemente para ser uma continuação dos livros de Stephanie Meyer. Chega ser irritante imaginar que mesmo o fã mais desatento não irá perceber que está defronte a uma cópia deslavada e piorada de uma fórmula pra lá de exprimida até o bagaço.

Foto - FILM - Beautiful Creatures : 176164

Quando chegamos ao filme as "coincidências" são ainda maiores. Reparem: Casal adolescente.  Cidade pequena. Um ser sobrenatural que se apaixona por um humano "normal". Muito romantismo, abnegação e batalha pelo amor e pela vida. Tudo isso recheado a muita fantasia, efeitos especiais e diálogos melosos e dramáticos... Lembra alguma coisa?

Contudo percebi que o público não caiu nessa ideia. Tanto que os cinemas não lotaram quanto imaginavam que lotariam e a bilheteria tem sido aquém do que esperavam. Uma pena até, pois, se é parecido, pelo menos 'Dezesseis Luas' é mais bem dirigido e interpretado do que os dois primeiros filmes do 'Crepúsculo'.

O leitor mais atento vai se lembrar que escrevi nas primeiras linhas que o filme foi mal dirigido, certo? Então com isso digo abertamente que os dois primeiros filmes do 'Crepúsculo' foram duros de engolir a ponto do 'Dezesseis...' ser "menos pior".

Foto - FILM - Beautiful Creatures : 176164

O elenco de apoio, pelo menos, era de causar expectativa. Oscarizados Viola Davis, Emma Thompson e Jeremy Irons teoricamente tinham de tornar a coisa mais "profissional". Esqueçam. Irons continua o mesmo canastrão de sempre, Viola ficou apagada, apagada e só Thompson teve destaque. O casal protagonista (Alden Ehrenreich e Alice Englert) tem o mérito de terem sido melhores do que Kristen Stewart e Robert Pattinson o que, cá entre nós, não é lá muito difícil.

A trama do filme também é menos irritante. Lena, a conjugadora (uma espécie de "pré bruxa") não é tão bobinha, sem confiança e irritante como Bella, e nem Ethan é tão blase quanto Edward. E ninguém brilha à luz do dia e isso é importante.

Os dois se conhecem na escola e Ethan é o garanhão do lugar. Quando conhece Lena ele começa a implicar com ela, e a garota devolve na mesma moeda. Nada de olhares bobos, e salvamentos de atropelamentos como em um outro certo filme. O problema é que o amor dos dois estava fadado (por feitiço) a acontecer o que, desculpem o termo, caga todo o bom inicio da coisa.

Foto - FILM - Beautiful Creatures : 176164

Depois a garota se vê obrigada a seguir seu destino, pois em seu aniversário de 16 anos seus poderes serão clamados ou pela Luz ou pela Escuridão. Emissários dos dois lados a querem para si, já que a moça pode ser a feiticeira mais poderosa de todos os tempos. Daí, claro, a dupla decide lutar com todas as suas forças contra a maldição de Lena tendo, claro, muito amor como combustível.

A fotografia do filme é bacana, mas a edição de arte não. Em alguns momentos os efeitos especiais dão show (especialmente nas cenas com uso de poderes), mas em outros derrapa feio (os personagens nunca são atingidos pela neve, por exemplo). O roteiro não é fraco, mas é igual a outros e não empolga. Vários porquês ficam sem respostas e isso também irrita. E os coadjuvantes não ajudam muito.

Logo 'Dezesseis Luas' apesar de um ou outro elogio nesta coluna não é nossa indicação sequer para os fãs de filmes do gênero. Será muito menos dispendioso aguardar o filme sair em dvd, pois ele não vale o ingresso. Se você não é fã de filmes românticos sobrenaturais passem longe dele! Pois vocês sairão decepcionados e, digo mais, até irritados com um filme tão chatinho, chatinho.

11 comentários:

  1. Respeite quem gosta... o conteudo é assim de todo filme de romance sobrenatural,se vc n gosta respeite quem gosta eu e toooodas as minhas amigas amamos o filme e vamos estar la no dia da estreia... não critique, o conteudo não vai mudar e isso n quer diser q Dezesseis Luan imitou crepusculo, tanto q eu odeeeeeeio crepusculo e sou a maior fãn de Dezesseis Luan vou estar lá com um monte de gente no dia da estreia do outro filme ano q vem, e muuuitas pessoas gostaram queira vc ou não!!!! :-(

    ResponderExcluir
  2. Li o livro e achei muito bom, até por que no livro o foco não é só o namoro adolescente, mas sim o drama de Lena ser ou não invocada pela Luz ou pelas trevas e os parentes estão ansiosos porque dependendo da escolha dela o outro lado da família (a não escolhida) morrerá.
    Porem o filme mudou isso e muito focando apenas no romance que no livro mal acontece, pois de fato eles não podem ficar juntos.
    O filme deturpou completamente os fatos do livro e em minha opinião não deveria nem se dizer que o filme e em relação ao livro, já que raros são os acontecimentos que seguem da mesma maneira que no livro.
    Ao ler a continuação dos livros é possível ver que não é tão estilo crepúsculo uma vez que nesse livro as pessoas boas também sofrem e os personagens bons também morrem coisa que o crepúsculo deixou muito a desejar.
    Enfim recomendo que todos leiam o livro, já que na estréia do filme muitas pessoas quem nem se quer leram abandonaram o filme na metade, pois estava um tédio, e as pessoas que leram saíram da sala de cinema indignadas pela falta de fidelidade ao que aconteceu na história do livro.

    ResponderExcluir
  3. Não entendi o final! Mas achei diferente nao chato! respeite

    ResponderExcluir
  4. Nada haver,é preciso sempre adaptar filme de um livro,eles não podem ter seguido tanto a base do livro,mas ainda continua com romance sobrenatural,além do fato que não tiraram as partes que Ethan e Lena teriam que descobrir sobre a mãe de Lena.Eu primeiro vi o filme,me apaixonei,depois comprei o livro,hoje me tornei um fã e conjuradora -q.Importante mesmo é que eu gostei,mesmo não sido muito sucesso,ainda creio que vai virar fenômeno depois de um tempo,será conhecido e espero que um dia eu possa ver uma conferencia do cast do filme e da autora no brasil.Porque motivos sou totalmente apaixonada pela Alice Englert e o Alden Ehrenreich.

    ResponderExcluir
  5. A-do-rei o filmeee!!! Espero q tenha continuação.. gosto tbm da saga Crepusculo, mas a diferença é q Crepusculo só no Amanhecer parte 2 me prendeu legal... Ou melhor, só na última saga foi a q mais gostei, claro q poderia ter a quinta.. hehehehe..N q eu n tenha gostado da saga completa.. mas enfim Dezesseis Luas ja te empolga de primeira!
    E como disse, torço pra q tenha continuação.. Bom é o q eu acho né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha continuação,pois no final do filme o Ethan grita o nome da Lena, mas ninguem sabe se eles ficaram juntos ni final do filme, mas tirando isso eu A-D-O-R-E-I o filme, virou meu filme preferido, eu vou torcer para ter continuação DEZESSEIS LUAS 2 <3

      Excluir
    2. É Dezessete Luas ;) Eu acho
      Sei disso porquê ja li todos os livros

      Excluir
  6. Eu gostei muito dessa série,mas uma coisa é fato,ele sempre será criticado como imitação de Crepusculo,por serem temas parecidos e participarem da literatura fantástica,o filme Crepusculo marcou bastante os publicos deixando qualquer filme que segue esse tema seja comparado a Saga dos vampiros automaticamente.Já q antes msm de chegar as telonas já foi alvo dessa crítica.Mas acho q deveriam dar uma pausa nessas histórias romanticas sobrenaturais pois ta enjoando msm,seguem o msm padrão sempre,é melhor fazer deixar saudade pra depois estourar talvez até melhor q Crepúsculo.

    ResponderExcluir
  7. É uma adaptação bem ruim do livro, só acho que eles podem até fazer uma continuação salvando a série dos livros, para começar recuperando Reece,Ryan,boo radley e outros personagens, Andei olhando várias criticas e alguns fãs do livro vem reclamando sobre o fato da Ridley ser loira nos livros,acho que a cor dos cabelos não é lá mt coisa que tenha que reclamar,mas a Ridley tbm tem seu lado doce nos livros,é vc que escreveu esta crítica está errado, pois eu tbm reparei nos personagens na hora da neve ,e cai neve neles sim, e Ethan não é o garanhão no filme,preste mais atenção nas coisas quando vc for falar....

    ResponderExcluir
  8. não chega nem aos pés de crepúsculo .. a tal de lena imita a bela do começo ao fim .. a bruxinha tenta fazer até a cara da bela , oooooo dóóó...é um filme bom pra receber a vó em casa !

    ResponderExcluir
  9. e um filme mt bom eu adorei..espero que tenha a continuação
    ...dezesseis luas 2.mtttmtmtmtmtmtmtm booomm
    ben melhor do que crepusculo..

    ResponderExcluir