quinta-feira, 25 de abril de 2013

BIBLIOTECA PÚB. EST.: HOJE TEM DEBATE PAPO COM O ESCRITOR JOSÉ CALDAS.


A primeira guerrilha contra a última ditadura militar no Brasil (1964-1985) aconteceu na Serra do Caparaó, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, quando em 1966 um grupo de ex-militares, apoiados por Leonel Brizola, então exilado no Uruguai, tentou estabelecer um embrião de guerrilha no Caparaó, nos moldes do que fizeram os revolucionários cubanos na Sierra Maestra.

Essa história, contada pelo jornalista José Caldas no livro Caparaó: A primeira guerrilha contra a ditadura (Editora Boitempo, 2006, prefácio de Carlos Heitor Cony), conquistou o Prêmio Vladimir Herzog e foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti de 2008 na categoria livro-reportagem. E será o tema do Debate-papo no dia 25 de abril, às 19 horas, no auditório da Biblioteca Pública do Espírito Santo. A entrada é franca.

O movimento de guerrilha do Caparaó teve curta duração devido à falta de experiência dos guerrilheiros para se adaptarem às condições rigorosas da região. Passou à história recente do Brasil, no entanto, como pioneiro entre os movimentos revolucionários que se formaram para combater a revolução militar no Brasil.

O autor
José Caldas da Costa nasceu em 1960 em Alegre, no sopé da serra de Caparaó. Atuou como repórter, redator e chefe de sucursal de A Gazeta, redator de O Globo e editor de A Tribuna, onde respondeu durante cinco anos (1996-2001) pela coluna política Plenário.

O debate-papo será realizado no dia 25 de abril, a partir das 19 horas, no auditório da Biblioteca Pública do Espírito Santo, no endereço Av. João Batista Parra 165, na Praia do Suá. A entrada é franca.

Serviço

Debate-papo com o escritor e jornalista José Caldas autor do livro "Caparaó: A primeira guerrilha contra a ditadura"

Dia: 25 de abril (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Auditório da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo (Av. João Batista Parra, 165 - Praia do Suá - Vitória-ES)
Entrada franca



Nenhum comentário:

Postar um comentário