terça-feira, 16 de abril de 2013

HISTORIADOR LANÇA LIVRO COM CARTÕES-POSTAIS DE VITÓRIA



Uma boa dica para conhecer mais a cidade através de imagens pode ser conferida em Vitória nesta quarta-feira (17). O historiador Carlos Benevides Lima Junior lança, às 19 horas, no Memorial da Paz, na Praça do Papa, na Enseada do Suá, o livro "O Álbum de Vitória – A memória da Cidade nos Cartões-Postais"


O lançamento acontece no mesmo espaço cultural onde os artistas Benevides e César Viola expõem "Paisagens Permanentes", uma coletânea de imagens do Convento da Penha. 
O livro resulta de uma pesquisa de 10 anos desenvolvida por Carlos Benevides e reúne mais de 200 imagens de Vitória impressas em cartões-postais, entre os anos de 1900 e 1970. "O álbum de Vitória – A memória da Cidade nos Cartões-Postais" é uma obra contemplada com o incentivo cultural da lei Rubem Braga, da Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Com projeto gráfico de César Viola, a edição de luxo tem tiragem reduzida, para colecionadores, e poderá ser adquirida no local. Além das imagens reproduzidas no tamanho original dos cartões e outras que foram ampliadas, o autor identifica e descreve essas imagens e ainda conta a história do cartão-postal.
"Sou um apaixonado por Vitória, por cartões-postais, e pela história do Espírito Santo e vejo que este trabalho, que começou bem pequeno e foi evoluindo, ao ponto de reunir mais de 200 imagens, é um resgate das paisagens de Vitória e da própria história do cartão-postal", avalia Benevides.

Segundo o coordenador da Casa Porto das Artes, Celso Adolfo, o livro mostra "um panorama das transformações da cidade de Vitória, através dos postais, adquiridos pelo colecionador inclusive no exterior". Ele ainda considera "muito propício" o lançamento do autor junto à sua própria exposição de imagens do Convento da Penha.
Serviço
Lançamento do livro “O álbum de Vitória – A memória da Cidade nos Cartões-Postais”, de Carlos Benevides Lima Junior
Onde: Espaço Cultural Memorial da Paz, na Praça do Papa – Enseada do Suá.
Quando: dia 17 (quarta-feira), às 19 horas
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário