terça-feira, 16 de abril de 2013

POESIA. ESCOLAS DE VILA VELHA HOMENAGEIAM CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.



O universo do poeta Carlos Drummond de Andrade está sendo revisitado por alunos de 11 a 14 anos das escolas municipais de Vila Velha. Os professores do 6º ao 9º ano estão trabalhando gêneros literários utilizados pelo poeta mineiro em sala de aula e estimulando nas crianças o gosto pela leitura e cultura brasileira

A iniciativa faz parte do projeto “Drummond, testemunho da experiência humana”, uma parceria no Espírito Santo entre a Secretaria de Educação de Vila Velha e a Fundação Banco do Brasil, por intermédio do Projeto Memória, que em sua 13ª edição está homenageando o poeta, cronista e escritor, que se tornou um dos maiores expoentes da literatura brasileira.

A apresentação dos trabalhos dos alunos de 34 unidades de ensino fundamental da rede acontecerá na próxima quarta-feira, 17, no Boulevard Shopping Vila Velha, data do início da mostra itinerante. Exposição de produções artísticas, literárias, exposição de imagens, sarau de poesia e recital de poemas e crônicas de Drummond poderão ser apreciados durante a abertura da exposição itinerante, que contará com a presença do prefeito Rodney Miranda, do secretário de Educação, Wallace Millis, do superintendente regional do Banco do Brasil, Antônio Carlos Servo e do superintendente geral, Amarildo Casagrande.

Na abertura, o Coral de vozes femininas da UMEF Senador João Medeiros de Calmon, composto por 50 alunas, vai interpretar músicas do compositor Noel Rosa homenageando Drummond e a banda de congo da UMEF Dr. Tuffy Nader vai tocar o Hino Nacional brasileiro no ritmo do congo durante a abertura do evento. Durante a programação os escritores da Academia de Letras Humberto de Campos vão recitar poemas de Drummond e o MC Bocaum vai transportar a poesia de Drummond para o universo do hip hop.

A Secretaria de Cultura de Vila Velha, também parceira da iniciativa, oferecerá aos professores da rede uma mesa-redonda com os professores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Orlando Lopes e Danilo Barcelos, no próximo dia 30 de abril, para discutir a obra de Drummond. O evento acontecerá no auditório do Boulevard Shopping Vila Velha. A exposição itinerante acontece até o dia 5 de maio.

Projeto

O Projeto produzirá quatro diferentes peças sobre o escritor: um videodocumentário, um livro fotobiográfico, um conjunto pedagógico (Almanaque Histórico e Guia do Professor) e uma exposição. Ao todo, mais de cinco mil bibliotecas públicas do país recebem o livro fotobiográfico e o videodocumentário; aproximadamente 18 mil escolas públicas serão contempladas com o conjunto pedagógico e cerca de 800 municípios de norte a sul do Brasil vão ser percorridos pela exposição itinerante.

Idealizado em 1997 pela Fundação Banco do Brasil, o Projeto Memória já homenageou, em outras edições, personalidades como Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Juscelino Kubitschek, Oswaldo Cruz, Josué de Castro, Paulo Freire, Nísia Floresta, João Cândido Felisberto e Marechal Rondon.

Programação

17 DE ABRIL

19h – Hino Nacional interpretado pela banda de Congo da UMEF Dr. Tuffy Nader.
19h20 – Solenidade de Abertura
20h– Coral de vozes femininas da UMEF Senador João Medeiros de Calmon (50 alunas) cantando Noel Rosa homenageando Carlos Drummond de Andrade.
20h30 – Sarau poético com escritores da Academia de Letras Humberto de Campos
21h20 – Apresentação do MC Bocaum

17 A 24 DE ABRIL

10h às 22h – Exposição de Produções literárias e Artísticas das obras de Drummond pela UMEF Reverendo Waldomiro Martins Ferreira

25 E 26 DE ABRIL

10h às 22h – Exposição da Leitura e imagens a partir dos poemas de Drummond da UMEF Paulo Mares Guia
15h às 22h – Apresentação do grupo GETA

30 DE ABRIL

14h30 – Sarau de Prova e Verso da UMEF Reverendo Antônio da Silva Cosmo
18h30 - Coral da UMEF Senador João Medeiros de Calmon
19h00 – Mesa-redonda com os professores da Ufes Orlando Lopes e Danilo Barcelos e os professores da rede municipal de ensino sobre a obra literária de Drummond

03 A 05 DE MAIO

14hàs 15h– Recital dos Poemas de Drummond pela UMEF Saturnino Rangel Mauro.

05 DE MAIO


20h às 21h- Sarau dos alunos da EJA da UMEF João Medeiros de Calmon



Um comentário:

  1. Parabéns
    Estão todos convidados para a nossa Quinta Cult Dia 25 de Abril de 2013 no Shopping Mestre Álvado de 18 as 21 horas

    QUINTA CULT DE ABRIL VAI HOMENAGEAR CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, GABRIEL BITENCOURT, WILSON NUNES E XIRU DO SUL

    ResponderExcluir