quarta-feira, 24 de abril de 2013

HOJE TEM 'PEQUENA RÚSSIA' NO CARLOS GOMES. SAIBA MAIS

A Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo (Ofes) dá sequência aos concertos mensais das séries Pré-estreia e Concertos Sinfônicos com o tema “Pequena Rússia”. As apresentações, desta vez sob a regência do maestro adjunto, Leonardo David, acontecem hoje e amanhã no Teatro Carlos Gomes, em Vitória, às 20h. 

Divulgação


Ofes apresenta concerto 'Pequena Rússia' com pianista taiwanesa

Séries Pré-Estreia e Concertos Sinfônicos têm sequência sob a batuta de Leonardo David

Em sua terceira edição, a Série Pré-estreia terá como solista da noite, a pianista taiwanesa Ching-Yun Hu. O concerto apresentará a Sinfonia n.º 2 e o Concerto para piano n.º 1, ambos do compositor russo Tchaikovsky. 

A pianista, que fez sua estreia com a Orquestra de Filadélfia aos 17 anos, atualmente tem se apresentado nos mais importantes centros de música mundiais, incluindo Carnegie Hall, Lincoln Center, Kennedy Center e Concertgebouw. 

Apresentou recitais no Wigmore Hall em Londres, Festival Klavier-Ruhr, Festival Chopin em Duszniki -Dzroj, Polônia, Tel Aviv Opera House, Auditório Filarmônico Rubinstein em Lodz, entre outros concertos importantes. 

Tema

O tema “Pequena Rússia” refere-se ao título da Sinfonia n.º 2, de Tchaikovsky’. De acordo com o maestro Helder Trefzger, “Tchaikovsky começou a compor essa sinfonia em 1872, quando passou uns dias na casa de seus primos, na aldeia de Kamenka, na Ucrânia”. Ainda segundo ele, “trata-se de uma importante obra sinfônica do repertório orquestral”.

Outra peça a ser apresentada neste programa é um dos mais célebres concertos para piano: o Concerto para piano n.º 1, também de Tchaikovsky. Escrito entre 1874-1875 e estreado em 25 de outubro de 1875 em Boston, o concerto foi considerado muito difícil de ser tocado na época. 

Após negar-se a tocá-lo, em princípio, o pianista e compositor russo Nikolai Rubinstein mudou de ideia e tornou-se um dos seus mais importantes intérpretes. A obra mescla sinfonismo e virtuosidade a elementos do folclore e da dança, com grande dinamismo e fluência lírica.

Série Pré-estreia e Concertos Sinfônicos
Quando: Quarta (24) e quinta (25), às 20h
Regência: Leonardo David
Solista: Ching-Yun Hu, piano
Local: Theatro Carlos Gomes
Ingressos: R$10 (inteira) e R$ 5 (meia). Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.
Telefone: 3132-8399

Nenhum comentário:

Postar um comentário