quarta-feira, 24 de abril de 2013

SHOW HOMENAGEM A NOEL ROSA E ANTÔNIO MARIA AMANHÃ EM VITÓRIA

Com suas canções, Noel Rosa (1910-1937) foi considerado excepcional cronista do cotidiano. Já Antônio Maria (1921-1964), um dos maiores nomes da crônica, também deixou um legado de composições que marcaram a história da música popular brasileira, a exemplo de “Manhã de Carnaval” (com Luiz Bonfá), “Canção da Volta” (com Ismael Neto) e “Ninguém me Ama” (com Fernando Lobo). Agora os dois se “reúnem” no palco do Teatro do Sesi, no show “O Encontro de Noel Rosa & Antônio Maria”, com as cantoras Vera da Matta e Clara Redig, do Rio de Janeiro. 

Divulgação


Tributo a dois gigantes da música popular

Vera da Matta e Clara Redig homenageiam Noel Rosa e Antônio Maria em show nesta quinta

O espetáculo, que tem direção musical do contrabaixista, compositor e arranjador Paulo Sodré, conta ainda com participação do cronista Jace Theodoro, que fará as vezes de mestre de cerimônias, contando uma breve história dos dois homenageados e traçando um paralelo entre suas obras. Ele cantará ainda com Vera a canção “Onde Está a Honestidade?”.

As duas cantoras, a propósito, lançaram os discos “Vera da Matta Canta Noel Rosa” e “Menino Grande”, no qual Clara presta um tributo a Antônio Maria. O projeto de Vera, inicialmente, era para marcar o centenário de nascimento do compositor carioca, em 2010. Uma série de contratempos, contudo, impossibilitou a realização da obra a tempo. “Gravei no ano passado e terminei em setembro. Só consegui ter o disco pronto há mais ou menos um mês”, conta. 

Resgate

Para Clara, gravar o tributo a Antonio Maria é uma forma de resgatar sua obra como compositor, que já não era mais conhecida pelas novas gerações. “A ideia surgiu após uma pergunta de um jornalista, quando lancei meu disco inteiro com o repertório de Francis Hime (em 2005). Ele me perguntou qual seria meu próximo projeto. Na hora me deu um branco, mas falei que gostaria de gravar Antônio Maria.”

Ela iniciou, então, uma pesquisa em torno do cancioneiro dele, para conhecer as diferentes interpretações – o autor foi gravado por cantoras como Elizeth Cardoso e Maria Bethânia. “Todas deram uma conotação que ele queria, de dramalhão. Eu quis dar mais leveza, pois uma canção triste não precisa ser pesada.”

Nas palavras do poeta Geraldo Carneiro, em texto do encarte do disco, Antônio “pairou sobre a cidade com seu lirismo, sua dramaticidade e sua boemia, entre os anos 50 e 60, e se tornou um dos maiores intérpretes da sensibilidade do Brasil daqueles anos”.

Amiga de Clara Redig, Vera convidou-a para apresentar seu novo trabalho por estas bandas. “Os dois tinham muito em comum. Antonio sonhava com Noel, cuja obra é atemporal, eterna. Infelizmente, ele morreu muito jovem. Se tivesse vivido mais tempo, teria feito canções ainda mais maravilhosas”, afirma Vera.

O disco de Vera, com direção musical e arranjos de Paulo Sodré, traz releituras do cancioneiro de Noel em ritmos diversos: tango, salsa, samba funk, balada pop e samba. O álbum traz ainda uma canção de Elias Borges, “Oração a Noel” – que não entrará no show.

Confira
Show “O Encontro de Noel Rosa & Antonio Maria”
Com: Vera da Matta e Clara Redig; participação de Jace Theodoro
Quando: quinta-feira (25), às 20h30
Onde: Teatro do Sesi, Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha, Vitória
Ingressos: R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira)
Informações: (27) 3334-7323 

Nenhum comentário:

Postar um comentário