domingo, 21 de abril de 2013

IGGY POP 66 ANOS


Com seus gestos abusivos, catárticos e às vezes perigosos, e com seu rock'n'roll impecável, Iggy Pop conquistou tanto os punks dos anos 70 quanto os grunges dos anos 90. Com seu jeito desleixado e sabotador de todas as convenções, ele atraia vários comentários da sociedade, chamando a atenção com seu estilo de voz. Sua longa carreira é marcada pelo sucesso comercial insuficiente, pelas várias críticas e pelos admiradores fanáticos

História

Na infância, Iggy Pop era um garoto tímido e introvertido. Em meados dos anos 60, ele tocou bateria num grupo de garotos da sua escola, The Iguanas. O nome artístico, aliás, surgiu devido o nome da primeira música da banda colegial. Em 1968, eles incorporaram o estilo do Elektra e do The Doors. Os dois primeiros álbuns da banda foram mais tarde aclamados como antecessores do punk, mas quando foram lançados não foram muito bem vendidos. A banda passou por várias mudanças após o álbum Fun House, em 1970, e eventualmente acabou, quando Iggy internou-se por um ano para se livrar do vício da heroína. 

Neste período, Iggy encontrou-se por acaso com David Bowie, que conseguiu ressuscitar a carreira dele. Bowie reuniu alguns membros dos Stooges e produziu Raw Power, que teve um grande sucesso. Em 1969, surgia o The Stooges, com Ron Asheton na guitarra, Scott Asheton na bateria e Dave Alexander no baixo (que foi demitido após o segundo álbum, abrindo vaga para James Williamson, guitarrista, enquanto Ron assumia o baixo), banda que liderou durante cinco anos. Ao fim da banda, Iggy Pop decidiu partir para carreira solo.

Uma briga com Tony DeFries, o empresário de Bowie, forçou Iggy e o The Stooges re-formado a seguirem carreiras sozinhos. Em 1973, Iggy caiu novamente no vício das drogas, e a banda terminou no ano seguinte. Pop passou 1974-75, em Los Angeles, tentando resolver alguns problemas legais. Ele se internou em um hospital psiquiátrico de L.A., onde recebia a visita de Bowie (cuja canção "Jean Genie", de 1973, do disco Aladdin Sane,fala sobre Iggy). Em 1976, Bowie leva Iggy com ele, em uma turnê pela Europa, após eles estarem vivendo em Berlin há 3 anos. Concomitantemente, Bowie produziu os álbuns The Idiot e Lust for Life de Iggy, que eram meditações sobre o descontentamento moderno, as quais beneficiaram o profissionalismo de Bowie. Outros álbuns dessa época foram: Metallic K.O. e Kill City, que eram quase clones do material do velho The Stooges.

Em 1977, Iggy fez uma turnê, pelos EUA, com Bowie (escondido) tocando teclado; Blondie abria os shows. No final dos anos 70, Iggy Pop assinou contrato com a gravadora Arista e lançou New Values, um álbum de puro rock. Porém, seu próximo trabalho com a Arista, sugeria o início de suas auto paródias, por isso não teve sucesso nas vendas. Após publicar sua autobiografia, I Need More, e acertar com o guitarrista Chris Stein do Blondie, em 1982, ele lançou um outro trabalho chamado Zombie Birdhouse. Mas, somente quando a música "China Girl", escrita por Pop e Bowie, apareceu no final de 1983, com o álbum Let's Dance, e tornou-se um hit; Bowie conseguiu fazer com que Iggy alcançasse uma estabilidade financeira.
Com Bowie produzindo e o ex-Sex Pistols Steve Jones na guitarra, o álbum Blah, Blah, Blah trouxe a música mais acessível de Pop. No início dos anos 80, Pop começou a aceitar alguns papéis para atuar em filmes (Sid and Nancy, The Color of Money, Cry-Baby), ele era procurado por causa de sua fama de punk veterano, embora ele só tenha atuado como ator coadjuvante.

Carreira recente

Em 2000 participou das músicas "Rolodex Propaganda" e "Enfilade" da banda At the Drive-In.
Em 2001 gravou o álbum "Beat 'Em Up" com a banda de apoio The Trolls, a turnê deste álbum foi adiada devido o assassinato de um dos integrantes da banda, Lloyd "Mooseman" Roberts (ex-Body Count). Mesmo assim eles se apresentaram no The Late Show with David Letterman tocando a música Mask, essa aparição ficou famosa por Iggy fazer uma performance enérgica junto a platéia com um brócolis pendurado no pescoço, durante a música ele despedaçou o vegetal e atirou no público.

Em 2002, participou cantando a música "Fix Me" para o álbum "Rise Above: 24 Black Flag Songs to Benefit the West Memphis Three", que é um trabalho organizado por Henry Rollins contando com a participação de diversos artistas fazendo cover de músicas do Black Flag em benefício de três meninos acusados de assassinato e sentenciados à penas severas mesmo sem provas suficientes, os garotos ficaram conhecidos como "The West Memphis Three".
Em 2003, lançou o álbum "Skull Ring", com participações especiais dos convidados Sum 41, Green Day, The Trolls e Peaches. Para esse disco Iggy se reuniu com os membros sobreviventes do Stooges para a gravação de três músicas ("Little Eletric Chair", "Skull Ring" e "Dead Rock Star"), eles não tocavam juntos desde 1974.
No mesmo ano Iggy participou da gravação da música "Kick it" do Peaches. Foi lançada sua biografia completa "Gimme Danger - The Story of Iggy Pop" (por Joe Ambrose), Iggy não colaborou nem aprovou publicamente o livro.
Após ter feito as gravações com os irmãos Asheton, Iggy resolveu reunir o Stooges de vez, convidou Mike Watt (baixista fundador do Minutemen) para ocupar o lugar de Dave Alexander, e ainda trouxe o saxofonista Steve Mackay devolta para a banda. Desde 2004 fizeram turnês regularmente, até a morte de Ron Asheton em janeiro de 2009. No final do mesmo ano o guitarrista James Williamson tomou o lugar de guitarrista na banda para começar uma nova turnê, à qual teve o primeiro show no festival "Planeta Terra", em São Paulo. O repertório das turnês com Williamson incluem músicas da carreira solo de Iggy Pop e também do álbum Raw Power.
Em 2007, os Stooges gravaram um novo disco de estúdio, "The Weirdness", que teve a produção de Steve Albini. No mesmo ano outra biografia de Iggy foi lançada, "Open Up and Bleed" (por Paul Trynka).
Em 2008, tocaram versões das músicas "Burning Up" e "Ray of Light" na indução de Madonna no Rock and Roll Hall of Fame. De acordo com o guitarrista Ron Asheton, Madonna pediu para que os Stooges tocassem no seu lugar como forma de protesto ao Hall da Fama do Rock and Roll, por não ter induzido o "The Stooges" mesmo tendo eles aparecido seis vezes na cédula de nomeações.

Em junho de 2009, Iggy lançou um disco solo, "Préliminaires", inspirado na novela em francês do autor Michel Houellebecq chamada "La Possibilité d'une île" (traduzido para o inglês como "The possibility of an island), Iggy tinha sido convidado a fazer a trilha sonora para um documentário que Michel iria fazer para a novela. Este disco tem influências de jazz clássico lembrando Louis Armstrong e Jelly Roll Morton, o material deste álbum é bem diferente de tudo que Iggy já fez em sua carreira, contém inclusive uma versão para a música "Insensatez" ("How Insensitive") de Tom Jobim.

Em janeiro de 2009, Iggy Pop estrelou em uma campanha com orçamento de 25 milhões de libras para a seguradora britânica Swiftcover, pouco tempo depois o anúncio foi banido e a empresa processada por propaganda enganosa, conforme reportado na imprensa européia, a Swiftcover não faz seguros para artistas. O órgão Advertising Standards Authority que é uma agência reguladora de seguros no Reino Unido concluiu que como o anúncio foi feito por um músico famoso o público poderia entender que a empresa trabalha no mundo do entretenimento, e tal ideia não confere com a realidade.
Em março de 2010 Iggy and The Stooges foi induzido ao Rock and Roll Hall of Fame.

Após um acidente em março de 2010 no qual Iggy se atirou do palco e a platéia não o segurou deixando-o cair no chão, ele anunciou que não faria mais stage-dive, que de qualquer forma estava velho demais para tal proeza,16 no entanto já o fez em várias ocasiões desde então, citando apresentações em Madrid, Zottegem e Londres.

Assim Iggy Pop mantém o vigor criativo e prova que é um dos artistas mais influentes da nossa Era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário