quarta-feira, 24 de abril de 2013

SEXTA SERÁ DIA DE HOMENAGEM A VINICIUS DE MORAES EM VITÓRIA

Após o sucesso em março no palco do Teatro Universitário (Ufes), é a vez do centro de Vitória receber o espetáculo “Maria Maria”. O show teatralizado, idealizado por Simône Devens e com direção musical e arranjos do maestro Paulo Sodré, é apresentado nesta sexta-feira, no Teatro Carlos Gomes, às 20h30.  Saiba mais.

Amanda Brommanchekel/Divulgação


Show teatral "Maria, Maria" volta aos palcos no Centro de Vitória

Homenagem às mulheres por meio da obra de Vinicius de Morais será sexta-feira

As canções do poeta Vinicius de Moraes, que completaria 100 anos em 19 de outubro deste ano, são trilha sonora do evento, que homenageia as mulheres. Sete cantoras, um casal de atores, uma escritora e dois bailarinos interpretam vários sucessos do carioca em “Maria, Maria”. 

Nesta edição, as cantoras convidadas são Aline Hrasko, Dorkas Nunes, Fran Germana, Gardênia Marques, Juana Zanchetta, a própria Simône e Vera da Matta. A escritora Lílian Menegutti, os dançarinos Denise Marchette e Roberto Cigano e os atores Margareth Maia e Altamir Furlane completam o elenco.

“A proposta do projeto, apresentado no Dia Internacional da Mulher este ano, tem sempre como foco a mulher. Como o Vinicius, que casou nove vezes, tem no público feminino fonte de inspiração, pensamos nele como tema. O centenário do nascimento do poeta acabou por ser uma feliz coincidência”, afirma Simône. 

Admiração

Ela conta que sempre ouviu muito Vinicius e ficou atraída pela multiplicidade de linguagens e por seu lirismo. “Acho que se eu tivesse contato com ele na época, cairia na lábia muito bem (risos). Ele escreveu divinamente bem”, opina a radialista, que canta a parceria do poeta com Baden Powell, “Samba de Benção”, no show. “Essa é uma das minhas preferidas e fala diretamente comigo. Sinto uma energia muito grande por conta da brasilidade do ritmo, da cultura afro-brasileira”.

Simône explica que não gosta de chamar o show de musical, e esclarece para o público que é um espetáculo teatralizado. “Não há roteiro, uma história ali, apesar de termos conteúdo para isso. Mas temos diretor, cenários, marcação, projeção de luz, música, dança.” 

Identidade

Um dos destaques do projeto é a valorização da identidade cultural de todos os integrantes. As músicas criadas por Vinicius não são meramente reproduzidas no palco. As características de cada artista são levadas em consideração. “Cada cantora tem sua identidade, e a partir o maestro Paulo Sodré dá umas pitadas no arranjo, faz essas releituras musicais. Gosto de valorizar a individualidade, de apresentar a arte de cada uma”, conta.

Para a idealizadora, um dos pontos mais bacanas do espetáculo é a identificação do público. “No palco, o talento de todos está em evidência. Não há padrão de beleza ou idade certa para aprender a dançar. A nossa bailarina, por exemplo, não tem 15 anos e muito menos manequim 36. O público consegue se enxergar nessa realidade”, comenta.

“Maria, Maria”
Quando: Sexta-feira (26), às 20h30
Onde: Teatro Carlos Gomes (Praça Costa Pereira, Centro, Vitória)
Ingressos: R$20 (inteira), R$10 (meia)
Informações: (27) 3132-8399

Nenhum comentário:

Postar um comentário