segunda-feira, 29 de abril de 2013

CRÍTICA DO FILME 'HOMEM DE FERRO 3'

Aposta para uma das maiores bilheterias do ano 'Homem de Ferro 3' estreou neste fim de semana em nossos cinemas. Confira abaixo a crítica do Outros 300 acerca do filme, terceiro da saga do herói engraçadinho Tony Stark.

Homem de Ferro 3

A melhor de todas as séries
Terceiro filme da saga não deixa a peteca cair e é a melhor trilogia de heróis do cinema

Não, não é exagero, e nem empolgação. De fato a saga de 'Homem de Ferro' mostrou-se empolgante, divertida e bem construída desde seu nascedouro. Passou sem grandes sustos pela segunda parte e vinha para a terceira com a missão de não deixar a peteca cair. E não deixou. E melhor: Mudou e conseguiu ser ainda assim tão bom quanto o primeiro filme.

Apesar de haver algumas controvérsia (há quem diga que o terceiro filme não chegue aos pés do primeiro) o que vi no cinema foi um final (será?) de uma saga que beirou a perfeição, repito, tanto em sua concepção quanto em seu possível final. Não há para Batman's, X Men's, nem ninguém. A saga de 'Homem de Ferro' foi a melhor de todas adaptadas de HQ's

Foto - FILM - Iron Man 3 : 139589

A trama

A história começa com um flashback explicando como era o comportamento de Tony Stark anos atrás. Em narração off, ele volta para os dias de hoje, quando vê seu mundo pessoal destruído pelas mãos de um inimigo oculto. Ainda afetado pelos eventos de ‘Os Vingadores’, Stark tem que combater crises de ansiedade enquanto embarca em uma jornada para encontrar os responsáveis pela destruição de sua casa e de um atendado à vida de seu amigo Happy Hogan. 

Pressionado, Stark tem que sobreviver lançando mão de seus próprios dispositivos, contando com sua engenhosidade e instintos para proteger aqueles que lhe são mais próximos, enfrentando o terrível inimigo chamado Mandarim que atormenta o mundo com explosões nos mais diversos pontos do globo e ameaças feitas a partir de um sinal que invade todas as televisões ligadas.

Foto - FILM - Iron Man 3 : 139589

Roteiro nota dez

Shane Black assume a direção e o roteiro deste terceiro filme da série e nos traz uma estória praticamente impecável em seu roteiro principalmente pela variedade de sensações e situações ocorridas na trama o que promete agradar àqueles que gostam de filmes de ação com um pouco de diálogo, motivação e suspense, além de só explosões e coisas do tipo.

A primeira perceptível mudança ocorre na relação homem X máquina. Percebe-se uma preocupação de Stark quanto a dependência da armadura e o quanto ela diminui a sua atuação (humana) nos atos heroicos. Talvez por isso Tony lança mão de seu uso em alguns momentos apelando para sua próprias habilidades em algumas situações.

Além de termos o Tony Stark (e não a armadura) como herói em alguns momentos, o roteiro também nos entrega um protagonista menos arrogante e senhor de si. Em 'Homem de Ferro 3' Tony Stark está mais humano, mais preocupado, mais com medo de uma possível derrota do que nos dois filmes anteriores. Particularmente gostei muito desse viés, uma vez que trouxe o personagem mais próximo de nossas realidades, digamos, de relés mortais.


Ah! Ele continua engraçado e sarcástico pra caramba, fiquem tranquilos quanto a isso.

Política de verdade

Outro ponto nota dez do roteiro foi a inserção de um vilão com uma real motivação política para cometer atentados. Os vários (e excelentes e verídicos) discursos de Mandarim convencem de tal forma que poderíamos dizer que terroristas como Bin Laden ou Saddam, por exemplo, usariam de mesma retórica.

Um dos poucos senãos  do filme é, até pela pressa da edição, a trama não adentrar mais nos motivos iniciais da ira de Mandarim e de seus Extremis deixando tudo de forma muito rasa e superficial. No mais, vilões que cospem fogo foi uma licença poética que quase arruinou o filme (achei desnecessário).

Elenco

Robert Downey Jr. foi feito para o Homem de Ferro e o Homem de Ferro foi feito para Robert Downey Jr. É impressionante como o ator encarna o personagem de tal forma que deixa tudo tão natural, mas tão natural, que chegaremos a ponto de achar que ele irá a cerimônia do Oscar vestido de armadura e tudo qualquer dia.


Gwyneth Paltrow ganhou mais espaço na trama e pôde (tentar) mostrar mais seu valor. Pra mim ela continua com a mesma cara de tonta de todos os filmes, mas, pelo menos, não compromete com sua Pepper Potts. O James Rhodes de Don Cheadle aparece menos, mas o ator interpreta com correção e dignidade, mantendo sempre sua atuação em alto nível.   

Quem rouba a cena é Ben Kingsley. Sua interpretação é maravilhosa, e saliento mais uma vez, passa uma veracidade assustadora e, acreditem, até engraçada em alguns momentos. Há muito tempo que não via um antagonista em tamanho pé de igualdade com o protagonista.

Cenas de ação continuam firmes e fortes

Os fãs de ação, de explosões e batalhas com muito tiros devem estar preocupados ao lerem a crítica até agora, afinal estamos salientando falas, aspectos psicológicos e roteiros. Mas podem ficar tranquilos: A armadura (aliás as armaduras) e as indefectíveis batalhas aéreas estão lá, o tempo todo.


Aliás galera... A cena da explosão da mansão do Stark é de arrepiar. Showzaço de bola. As armaduras estão mais bonitas e recheadas de algumas novidades tecnológicas, e as cenas filmadas em zoom dão uma sensação toda especial.

Surpresa

Não bastando tudo isso ainda temos uma surpresa no final de filme que promete mudar toda a saga de Tony Stark e Homem de Ferro a partir de então. Vale a pena saber o que é.

Crítica

O filme é excelente e para filmes de ação está perfeito. Ainda mais porque não se ateve só a explosões, perseguições, tiros e afins. O filme força (pelo menos um pouco) o cérebro de seus espectadores a funcionar e isso vale muito nos dias de hoje.

No mais a direção, roteiro e atuações estão muito bem, e as cenas de ação são de primeira qualidade. Vale a pena ir ao cinema ver 'Homem de Ferro 3'. Lhes garanto: Será uma ótima diversão!

Homem de Ferro 3

Só uma última coisa: Pra quê o 3D do filme? Que bobagem! Não perca tempo com isso!

2 comentários:

  1. Cara, respeito sua opinião, mas afirmar que a trilogia d'O Homem de Ferro é a melhor trilogia de heróis no cinema, soa como uma piada, isso faz com que desmerecemos a trilogia do Homem Aranha de Sam Raimi, com dois primeiros filmes ótimos, e mesmo o terceiro não sendo tudo isso, é um ótimo blockbuster! E desmerecemos também a trilogia dos X-Men mesmo não sendo tão boa assim, o segundo filme deixa todos da trilogia do Homem de Ferro no chinelo (ao menos para mim), e por fim... Desmerecemos uma das maiores trilogias de todos os tempos (não sou fanboy do Nolan, mas reconheço seu trabalho), a trilogia do Cavaleiro das Trevas, acredito que Batman Begins foi um dos filmes que melhor contou a origem de um herói no cinema, indo fundo em seus conflitos internos, e deixando tudo mais real. Agora em O Cavaleiro das Trevas, Nolan nos mostrou um ótimo estudo da sociedade e seus demônios, e a interpretação espetacular de Heath Ledger, e mesmo que o último capitulo da trilogia não foi ótimo (com furos no roteiro, e algumas interpretações ruins), o filme merece reconhecimento!

    ResponderExcluir