terça-feira, 16 de abril de 2013

CRÍTICA DO FILME 'OBLIVION'

Filmes de ficção científica sempre são uma boa pedida, ainda mais quando Tom Cruise, conhecido por sempre pegar bons roteiros, está na parada. 'Oblivion' reúne os dois. Será que deu samba? Confira abaixo a crítica do Outros 300 acerca do filme.

Oblivion

Uma ficção além da ficção
'Oblivion' brinca com outros elementos cinematográficos como citações a clássicos, humor e romance

Fãs de filmes de ficção científica sempre ficam apreensivos quando filmes deste gênero são lançados. O motivo? Verossimilidade, plausividade e criatividade. Nem sempre os três estão presentes (às vezes dois, um ou nenhum), mas definitivamente este não é o caso de 'Oblivion'. O filme, atrevo-me a dizer, no gênero, é um dos melhores dos últimos cinco anos pelo menos.

Tom Cruise, notoriamente um ator mediano, tem um grande mérito: Dificilmente pega algum trabalho que não seja, no mínimo, bem roteirizado, e 'Oblivion' não fugiu a regra. O filme não tem só um bom roteiro, mas também uma boa direção, direção de arte e fotografia. A pergunta de cima: Deu samba? Ah sim, deu muito samba!

oblivion20121210911705 Filme Oblivion (Tom Cruise)   Crítica, Analise e Trailer

A trama

No Filme Tom Cruise é de Jack Harper, um veterano atribuído a extrair recursos remanescentes e fazer a manutenção do sistema de segurança da Terra, mas tem sua vida alterada, quando começa a questionar o que ele sabe sobre sua missão e ele próprio. A trama se passa no futurístico ano de 2077, quando a Terra tem a sua superfície devastada após décadas de guerras contra os alienígenas.

Após a devastação do planeta Terra, a população sobrevivente mora em uma colônia na Lua. Nesse irreconhecível planeta Harper, tem a função de reparar os sistemas de proteção do planeta, conhecidas como drones, um tipo de esfera mortífera programada para detectar e exterminar extraterrestres e terráqueos perigosos.

Foto - FILM - Oblivion : 27405

Em mais uma de suas missões, o protagonista, tem sua vida desestabilizada, pois toda a sua existência é colocada em questionamento, quando ele resgata um estranho de uma nave espacial abatida. Sua chegada desencadeia diversos eventos que o obriga a questionar tudo o que sabe, pois ele precisará descobrir o que realmente aconteceu no passado, colocando o destino da humanidade em suas mãos.

Inter gêneros é "um mimo"

Se teve uma coisa que me chamou atenção em 'Oblivion' foi seu inter gênero. Feito para ser um ficção científica, o filme bebeu em outras fontes como o humor, o drama, o romance e a aventura. Mas o mais legal mesmo foram as citações à filmes de ficção científica do passado. Que eu percebi: 'O Pedrador', 'Guerra nas Estrelas', 'Planeta dos Macacos', '2001 Uma Odisséia no Espaço' e até 'Top Gun - Ases Indomáveis' (na cena dos óculos empoeirados). Faltou alguma? Se sim, citem nos comentários.

Pô cara, e a trilha?!? Led Zeppelin e seu indefectível 'Ramble On' tocava na vitrola que foi capturada por Jack foi demais. Outras "bandinhas" como certos Blue Oyter, Cult, Duran Duran, Asia... Fazem parte do set list de Harper. 

Foto - FILM - Oblivion : 27405

Para os fãs de literatura temos até romances romanos e gregos e Charles Dickens. Não sei se vocês, caros leitores, terão esse fetiche que eu tive, mas procurar as citações do cinema, música e literatura pra mim foi uma diversão!

Ficção "normal"

Indo para os finalmentes. 'Oblivion' é um ficção científica convencional, com cenas de batalhas aéreas e as imagens da Terra destruída bem colocadas. Até porque o diretor de 'Oblivion' Joseph Kosinsk também é arquiteto, logo a direção de arte contou com um luxuoso auxílio. A fotografia também foi belíssima e o som limpinho.  Uma ficção científica, nestes termos, bem parecida com as outras.

O elenco foi regular. Cruise, como dito acima, não é um grande ator, daí não espere grandes atuações. Sua esposa no filme Vika (Andrea Riseborough), até pelo personagem lhe entregue, também não emocionou. Julia, figura constantemente presente na memória de Harper, foi interpretado por uma Olga Kurylenko que manteve o nível mediano dos outros dois. Morgan Freeman e Nikolaj Coster-Waldau, por ter a trama muito focada no trio amoroso citado acima, foram meros (e de luxo) coadjuvantes.

Foto - FILM - Oblivion : 27405

Prestando atenção

Bem... 'Oblivion' necessita que você preste um pouquinho mais de atenção do que o habitual em filmes de ficção, pois vive do combustível que é a atrapalhada memória de Harper (teoricamente dizimada por questões de segurança), o que requer um "liga ponto" dos espectadores. Muita gente sentou o pau no roteiro por causa disso, mas não acho o caso.

Mas esses são detalhes que não fazem 'Oblivion' não ser considerado como bom filme que é. Um dos melhores do gênero nos últimos anos, o filme ainda é um diversão, uma viagem ao passado (por mais paradoxal que seja) e uma aventura de primeira. Vale a pena você ir conferir no cinema. Será que a Terra terminará assim?

17 comentários:

  1. Vi o filme e gostei bastante .tambem amei a montagem do filme e achei o jogo entre meorias e o presente e os detalhes,uma criatividade onde o telespectador não desvia a atenção do filme. Amei

    ResponderExcluir
  2. Apenas registrando: ¨Após a devastação do planeta Terra, a população sobrevivente mora em uma colônia na Lua.¨

    Na verdade é em uma lua do planeta Saturno. A nossa Lua foi destruída durante a invasão. Mesmo assim se podem ver restos dela no céu.

    ResponderExcluir
  3. Tá bom, mas quem explica os "clones" e se ele morre ou não na explosão no final e reaparece 3 anos depois acho que nao fechou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O clone foi criado segundo pelo o que o Morgan falou, pq o Jack era um dos melhores soldados, sabendo disso ela o clonou, e no caso do aparecimento quem supostamente "morreu" foi o clone 49 com a exploção, quem apareceu 3 anos depois foi o 52, clone que ele deixou incossiente, quando a Julia levou o tiro, tanto que quando ele volta para ajuda-la o clone 52 não está mais la

      Excluir
  4. Olha só.. no que eu entendi do filme, eles estão na Terra (pós guerra), e não em Titã (lua de saturno). Tanto é que a personagem Vika está muito ansiosa para voltar para "casa" (Titã).
    Viajei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertou.... estão na Terra consertando dos drones...

      Excluir
    2. A Sally ou tet que face acredita para os clones que a população estava em Titã, para manterlos trabalhamdo pra ela e continuassem consertando os drones, pois o filme passou que eles tinham sentimentos, os unicos humanos que se salvaram da Sally foi a galera do Morgan, já que os drones da Sally ou tet, só matavam os drones, deixando a salvo somente os clones manipulados por ela, enquanto ela roubava e esgotava os recursos da Terra.

      Excluir
  5. Hilário, foi eu revendo Missão Impossível 3. Logo no primeiro drone que ele vai consertar, na biblioteca de nova iorque, onde há aquele imenso buraco. Ele joga a arma pro outro lado depois pula, escorregando quase caindo, consegue subir e mete bala.

    ResponderExcluir
  6. Só queria saber pq motivo o Jack e Julia existem. Não consigo ver nenhuma razão aceitável pros aliens fazerem esses clones, muito menos se preocupar com porra de memória... Alguém me explique se eu perdi alguma coisa ou o roteiro é ruim mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porque os drones não se consertavam sozinhos. sally precisava de cérebos humanos para lutar contra os humanos que resistiam na terra.

      Excluir
    2. Ela clonou o Jacl por ser considerado o melhor astronauta da Terra. Só que ela não conseguindo tirar toda a mrmoria desses clones, ficamdo sempre relampagos de memoria do Jack "original"

      Excluir
  7. Na verdade não existe Aliens no filme né? É todo mundo a raça humana. Os "aliens" (os que se vestem de preto lá, o morgan freeman, me fugiu o nome deles agora) na verdade são seres humanos comuns.
    Eu gosto dos filmes que Tom Cruise pega para fazer desde Vanilla Sky. Deixa você pensando um bocado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O alien é Sally, ou a própria Tet. Foi ela que interceptou a nave de Jack e Vika e fez os clones deles, para que usassem seu cérebro para consertar as máquinas dela. Pelo que o filme passa, não existe uma raça alienígena, mas apena Sally/Tet, que controla máquinas. os clones de jack e vika são úteis para o trabalho não programável.

      Excluir
  8. Bem ao estilo Blade Runner, Terminator e Matrix, parece que a raça humana tem uma forte tendência ao dobrar-se diante das máquinas: lavagem cerebral. O filme retrata em uma linguagem muito figurada o que ainda tem sido o futuro/presente pré/pós-apocalíptico da humanidade. O mundo vai acabar, alienígenas dominarão a terra, seremos exterminados??? Estes são apenas alguns dos nossos questionamentos, mas o que vale mesmo é sabermos o que estamos fazendo hoje, onde estamos realmente investindo o nosso tempo aqui nesta vida. Se continuarmos a nos encher das futilidades terrenas, talvez não estejamos muito distantes das cenas exibidas neste belo filme . Pense nisso.

    ResponderExcluir
  9. Tiveram aliens mesmo por que eu não os vi.

    ResponderExcluir
  10. Filme muito bom, com várias referencias inclusive a filosofia. Acho que um detalhe do filme é que os clones permaneciam em serviço apenas 5 anos porque com o acúmulo de experiencias vividas suas memórias começavam a despertar e causar problemas a Tet(objeto ligado a mitologia egipcia). Outra coisa seria que os clones representariam um fragmento do original por isso tendo a capacidades e sentimentos dos originais.

    ResponderExcluir