quinta-feira, 18 de abril de 2013

DIA DO ÍNDIO. CONFIRA A EXPOSIÇÃO "DJADJO KWAA AWÃ".



O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) sediará, a partir desta quarta-feira (17), a ExposiçãoFotográfica "Djadjo Kwaa Awã" em comemoração ao Dia do Índio, celebrado na próxima sexta-feira (19). A Mostra contempla os trabalhos fotográficos de Apoena Medeiros, Caio Perim, Filipe Campos, Gabriel Lordêllo, Lígia Sancio, Matheus Costa, Zanete Dadalto, Syã Fonseca e Ana Paula Gonçalves e os grafites e telas de Karen Valentim . A Exposição é uma realização do APEES em parceria com o projeto "Linguagens da Terra" e segue até o dia 17 de maio.

O produtor cultural Caio Perim destaca que o evento propõe a interação com os Tupinikim e Guarani para despertar o interesse pela vivência, cultura e cotidiano dessas comunidades. "As culturas indígenas sempre produziram, falaram e existiram. Nós não precisamos dar a eles a voz, porque eles a tem. Temos é que oferecer nossos ouvidos, olhos, olfato, tato e senti-los. Eles não são invisíveis e se você se permite ver, muito irá gostar" diz Caio.

Para o diretor-geral do Arquivo Público, Agostino Lazzaro, a Mostra também tem por objetivo divulgar as atividades da instituição, incentivar estudos nos documentos guardados pelo órgão, onde estão registradas informações diversas sobre os índios, principalmente nos acervos do século XIX. "É importante que os estudantes se interessem pela pesquisa nas fontes primárias, além da bibliografia de apoio" ressalta.

Além da exposição fotográfica haverá uma mesa redonda com alguns dos trabalhos existentes no Espírito Santo sobre os indígenas e as suas manifestações culturais. Participarão do debate índios Tupinikim e Guarani que comentarão a educação, a vida e a cultura nas aldeias. Também serão discutidos temas como "O Tupinikim pela academia", a "Fotografia antropológica" e o "Projeto colaborativo Linguagens da Terra".

Serviço

Exposição de fotografias, artesanato e mesa redonda "Djadjo Kwaa Awã"
Local: sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Rua 07 de Setembro, nº 414, Centro, Vitória (anexo ao Palácio da Fonte Grande)
Data: Até 17/04

Nenhum comentário:

Postar um comentário