segunda-feira, 9 de julho de 2012

CRÍTICA - SEM CRIATIVIDADE, HOLLYWOOD INVESTE EM MAIS DO MESMO

"O Espetacular Homem-Aranha" lançado no último fim de semana aponta uma preocupante tendência de Hollywood nos últimos dez anos: O polo cinematográfico mais famoso do mundo tem apostado cada vez mais em continuações ou adaptações que darão retorno financeiro certo em vez de arriscar com novidades.

Homem-aranha
Homem-Aranha quatro filmes em dez anos.

Em surto de falta de criatividade os grandes estúdios tem apostado cada vez mais em continuações que, a rigor, beiram o absurdo. Homem-Aranha mesmo, por exemplo, tinha acabado de terminar uma trilogia e pouquíssimo tempo depois já se vê de volta aos holofotes. Nos anos 2000 tivemos filmes e Hulk, Capitão América, Thor e Homem de Ferro e, meses depois eles já estão de volta, juntos, em Os Vingadores. X-Men também teve trilogia, e depois filmes-solo do Wolverine e, dois anos depois, o Origens. Qualquer espectador um pouco mais atento percebe o sem número de continuações e adaptações que tem inundado as telas de cinema nos últimos dez anos.

Esse não é um mal somente dos filmes de ação. O Oscar tem sido um termômetro dessa involução também. Qualquer novidade, por mais banal que seja, é vista como a salvação da lavoura, vide os nem tão revolucionários assim "O artista" e "Guerra ao Terror" que, levaram a estatueta por terem simplesmente algo de diferente.

A mudança de foco dos grandes estúdios só deverá acontecer quando o público cansar das continuações o que não parece que acontecerá muito em breve vide a grande bilheteria de "Os Vingadores". Nesse meio tempo sugiro que o público que esteja cansado da mesmice comece a correr atrás de outras escolas de cinema (principalmente a européia). Ao contrário do que se pensa esses filmes tem cada vez mais encontrado espaço em nossas salas de cinema, ou seja, é só você ser um pouco mais atento. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário