segunda-feira, 2 de julho de 2012

VIANA: INSETOS GIGANTES INVADEM ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

De longe a imagem parece de um filme de ficção científica. Insetos gigantes em cima dos vagões de carga estacionados ao lado da Estação Ferroviária de Viana. Esse impacto visual faz parte da exposição “Escultura de Pescador” do artista plástico Flávio Pimentel, que foi inaugurada nesta sexta-feira, dia 29.

As obras seguem o estilo já consagrado pelo artista, sendo considerado seu melhor veículo de comunicação com os espectadores e/ou observadores. O artista propõe a possibilidade de expansão e aproveitamento desse espaço cultural vislumbrando o nascimento de mais um sítio Cultural no Estado.

Além das obras gigantes - produzidas em arame, garrafas pet e outros materiais recicláveis - instaladas sobre o teto dos vagões, outras esculturas estarão expostas no interior no interior de um dos vagões. Segundo o artista, a apropriação cultural de mais um espaço público sub-aproveitado abre a discussão com a comunidade escolar através do contato com os professores, que terão a oportunidade de debater o discurso da obra com o próprio artista. Com isso, tais professores, atuarão como multiplicadores de uma inquietude que só a arte provoca.

A Estação Ferroviária de Viana foi inaugurada em 12 de julho de 1895 pela Companhia Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo, sendo um marco para o trecho ferroviário, uma vez que foi a primeira a ser construída, ao longo da via que ligava Vitória a Cachoeiro de Itapemirim. Hoje é ponto de partida do passeio turístico “Trem das Montanhas Capixabas”, que acontece todos os finais de semanas e feriados, integrando os municípios de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano.

A estação está localizada na Rua Coronel Vieira Pimentel em Viana Sede e a exposição estará aberta para visitação diariamente das 9 às 17 horas. A entrada é franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário