quarta-feira, 3 de abril de 2013

CASA DA MEMÓRIA REABRE COM EXPOSIÇÃO SOBRE O CONVENTO

Pintura Casa da Memória - Imagem: Semcom

Depois de passar por melhoria das instalações físicas, a Casa da Memória de Vila Velha será reaberta nesta sexta-feira (5), às 18 horas. O imóvel é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura e abriga o Museu Etnográfico de Vila Velha. Seu acervo reúne a memória do cidadão canela-verde, resgatando parte da história do município e do Estado.

Entre as melhorias realizadas na Casa da Memória estão a restauração da pintura antiga, instalação de material impermeabilizado, eliminação de acumulo de água de chuva, rachaduras sanadas, limpeza geral, entre outras.

Nova exposição - Além de reabertura da Casa da Memória, uma nova exposição fotográfica, intitulada "As Alegrias da História", será aberta na noite desta sexta-feira (05). O público poderá conferir várias pinturas de artistas capixabas que retratam o Convento da Penha.

A exposição incluirá, ainda, 14 banners que serão instalados para contar a história da Festa da Penha, desde o ano de 1570, quando foi realizada a primeira festa religiosa em homenagem à padroeira do Espírito Santo.

“Nossa meta à frente da Secretaria de Cultura e Turismo é atuar com profissionalismo na gestão pública, evitando a falta de planejamento e de cuidado técnico”, afirma a secretária Simone Modolo. “Assim como a Casa da Memória, os demais equipamentos culturais e históricos do município também estão sendo objetos de estudos para revitalização, dada à importância dessas unidades para o município”.

História – A Casa da Memória é um imóvel construído no final do século XIX (datada em 1893). A edificação é situada em frente à Praça Tamandaré. Em 1989, o Museu Etnográfico de Vila Velha foi instalado na Casa da Memória. Seu acervo reúne a memória etnográfica do cidadão canela-verde, resgatando a história e memória do município e do Estado.

Serviço
Casa da Memória
Endereço: Rua Luciano das Neves com Beira Mar, área urbana, Prainha, Vila Velha (ao lado do Museu Homero Massena)
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8 às 17h.
Informações: (27) 3389-7059

Exposição "As Alegrias da História"
Abertura: Sexta-feira (05)
Horário: 18 horas
Horário especial durante a Festa da Penha: das 9h às 20h.
Até o dia 30 de abril: das 9h às 17h (horário regular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário