terça-feira, 9 de abril de 2013

CRÍTICA DO FILME 'MAMA'

Aclamado como um dos mais promissores filmes de terror de 2013 o thriller 'Mama' estreou neste último fim de semana no estado. Confira abaixo a crítica acerca do filme. Será que 'Mama' atingiu os objetivos desejados? Dá medo mesmo?


Fugindo de clichês
'Mama' dá medo por só nos induzir ao sobrenatural

Esqueçam possas de sangue, cabeças arrancadas e monstros gigantes e vermelhos. Em 'Mama' o medo está na tensão de cada cena, no comportamento de seus personagens, na fotografia escura de cada cena, na trilha sonora de arrepiar os cabelos e principalmente apenas nas nossas deduções do que acontecerá.

Baseado num curta metragem de 2008, 'Mama' foi dirigido pelo surpreendente diretor argentino Andréa Muschieti (diretor do curta original) e produzido por Guillermo Del Toro, fera de filmes de terror como 'Hellboy', 'O Labirinto do Fauno' e 'O Orfanato'.

Muschieti surpreende por 'Mama' ser apenas seu primeiro longa. O grande mérito do argentino foi ter sido humilde o suficiente para aceitar os preciosos conselhos de Del Toro e por dividido o roteiro com mais dois parceiros. O resultado disso é o melhor filme de terror de 2013.   

'Mama' não é daqueles filmes que te faz tomar sustos a cada instantes e, por mais paradoxal que seja, isso é o motivo que nos dá mais medo. O que ocorre é que nos assustamos à medida que a trama se desenrola, principalmente porque já deduzimos que o ápice da história não será nada agradável a seus personagens.

A trama

A trama é simples. Ela começa após o pai das meninas surtar e matar suas mãe. Ele foge para o interior, onde sofre um acidente. Ao encontrar uma cabana abandonada, ele logo é morto por algo sobrenatural. Nos cinco anos seguintes as meninas passam a viver com a entidade, a qual chamam de Mama. Quando são encontradas, passam por terapia e vão viver com seu tio Lucas e a namorada dele, Annabel. Com a ajuda do psiquiatra das garotas, Lucas, Annabel e as meninas começam uma nova vida.

Foto - FILM - Mamá : 196148

O bicho (literalmente) começa a pegar quando 'Mama' decide ir ao encontro de suas garotinhas. Ao encontrá-las a entidade passa a infernizar a vida de Lucas e Annabel, enquanto tenta reconquistar a confiança de "suas filhas". Tudo é claro com muita tensão no ar.

O elenco

O elenco é um aparte.  A começar pelas duas garotinhas, as pequeninas Victoria (Megan Charpentier) e Lilly (Isabelle Nelisse) que muito nos assustam com seu comportamento, digamos, antissocial, adquirido na cabana, mas que também possuem certa graciosidade, que encanta não só Annabel, mas também o público.

Lucas, o tio das garotas, é interpretado com garra por Nikolaj Coster-Waldau, uma figura desconhecida do nosso público, mas que parece que está com toda vontade de não ser mais um rostinho desconhecido. A rigor, o ator que tem um papel onde pouco pode mostrar sua versatilidade, se desdobra tentando, ao máximo, "desclichêsizar" seu Lucas que, a princípio, priva exatamente por ser a intacta rocha dessa trama.

Mas o destaque absoluto do elenco vai para Jessica Chastain, a gata que ficou conhecida por grandes atuações em 'A Árvore da Vida' e principalmente em 'A Hora Mais Escura'. A bela parece estar no auge da forma. Em 'Mama' seu personagem - uma mãe por "circunstância" (ela é somente namorada de Lucas) - é o destaque.

A construção de seu improvável personagem é um mérito tanto dos roteiristas quanto da própria Jessica, figura que demonstra uma versatilidade incomum em tempos de baixos talentos em Hollywood. Afinal ninguém percebe a rabuda desnecessária que Annabel se mete ao cuidar de duas monstrinhas que tem uma "Mãe monstrona".  

A crítica

Como já dito acima a virtude maior de 'Mama' é não entregar o monstrão malvadão logo de cara (apesar do "segredo" sim). Se o filme não é aquele terrorzão clássico, pelo menos mostra-se ser um thriller de suspense de primeira qualidade.

A fotografia, a trilha sonora e o roteiro são ótimos, a direção é qualificada e o elenco um achado. A dica é que você pode levar sua namorada meio medrosa, seu irmãozinho mais novo (a censura é 14 anos) e sua avó preocupada sem medo, pois o filme assusta mais por ser bom do que por ser de terror.

Foto - FILM - Mamá : 196148

Acreditem: Vale cada centavo de seu ingresso!

P.S. Vão por mim, este é filme para ver no cinema.


11 comentários:

  1. concordo plenamente vi e recomendo o filme

    ResponderExcluir
  2. Não gostei do filme. O trailer mostra claramente que existe um espírito que assombra as meninas, e por ele se chamar mama, deve ser algo que ao mesmo tempo cuide delas. Daí o telespectador fica ansioso pra saber sobre esse espírito e a história dele.

    Ao assistir o filme, achei que esse espírito tivesse uma história mais apurada. Essa coisas que uma mulher (o espírito) não encontrou o seu filho e por isso aterrorizou as crianças é muito sem graça. Acho que aquele Doutor poderia ter tido um espaço maior envolvendo uma investigação pra estudar mais o caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce viu outro filme! Ela não aterroriza, pelo contrário, ela cuida e defende do pai a princípio e depois do doutor, um oportunista (que por sinal tentou sim essa investigação que você menciona), que queria apenas usar as crianças para estudo.

      Excluir
  3. O filme é bom!!! Só que o final é meio assim digamos: Vai acabar assim? Porém tem cenas mto boas!!! Nota 7,5

    ResponderExcluir
  4. não achei essas coisas todas não, achei muito foi sem graça ¬¬

    ResponderExcluir
  5. o filme é muito bom pena que o final ficou assim, mas adorei o filme



    Sanlly

    ResponderExcluir
  6. O que paga o ingresso é a atuação das meninas e a trilha sonora...existem somente três bons sustos no filme inteiro.O terror é fantasiado ao ponto de perder qualquer contato com a realidade. Um filme completamente esquecível!

    Demetrius

    ResponderExcluir
  7. O filme e muito,mas so deixou falhas na morte do medico porque ele tirou varias fotos da mama e na hora annabel e nem lucas vê a câmera a participaçao dele acabou q ficou vaga a mulher disse pra ele q os ossos do bebe era o erro porem na hora que a annabel foi entregar o bebe ela olhou ele por um tempo e ouviu a voz da lili e desistiu do bebe,e se o bebe ficou empendurado ele morreu porque sera que ningueç que estava la teve vontade de pegar ele não,e outra coisa tem uma parte que passa uma imagem depois q ela cai apareca um homem com o bebe no colo,nao entendi!

    ResponderExcluir
  8. tem certas coisas no filme que não devemos especificar,se não o filme ficaria muito longo.o bebe no colo do homem,seria acriança espendurada,que deu pra entender que eles pegarão a criança,ja estava morta,e levariam da li.por isso que ela fica a procura da criança,ate encontrar as meninas,e ter um vinculo com elas,de tal maneira em querer as meninas pra ela.espero ter respondido.

    ResponderExcluir
  9. empendurado e espendurada foi o melhor! kkk volta pra escola!!! kkkk

    ResponderExcluir
  10. Gostei do filme, só não gostei da morte de Lilly.

    ResponderExcluir