quinta-feira, 4 de abril de 2013

'MAMA' - TERROR DE PRIMEIRA QUALIDADE ESTREIA NOS NOSSOS CINEMAS

Produzido por Guillermo Del Toro e dirigido pelo estreante Andrés Muschieti 'Mama' estreia neste fim de semana nos cinemas capixabas com status de filme que vem para reconquistar o público que gosta do gênero terror.  Saiba mais sobre o filme lendo abaixo.



'Mama' aposta na sugestão para assustar os espectadores

Com produção de Guilhermo Del Toro e estrelado por Jessica Chastain, longa estreia nesta sexta-feira

Mesmo com uma filmografia relativamente curta (sete longas em 20 anos), o cineasta Guillermo Del Toro se tornou uma grife. O sucesso de filmes como os dois “Hellboy” e “O Labirinto do Fauno” (2006), todos feitos com orçamento apenas mediano, deram moral ao diretor mexicano, que se tornou um dos mais requisitados de Hollywood (“Círculo de Fogo”, sua produção recente, é um dos filmes mais esperados do ano e estreia em julho) e passou a imprimir sua “assinatura” em diversos outros trabalhos.

Como produtor, Del Toro assina obras diversas, que vão das animações “Gato de Botas” (2011) e Kung Fu Panda 2” (2011) aos suspenses “O Orfanato” (2007) e “Os Olhos de Júlia” (2010).

Assim como nos dois últimos, “Mama”, que estreia amanhã, traz o nome do cineasta em destaque em todo seu material de divulgação, que não deixa visível o nome do diretor e roteirista estreante Andrés Muschietti.

Baseado em um curta-metragem que o diretor realizou na Argentina, seu país natal, “Mama” traz a talentosa Jessica Chastain (“A Hora Mais Escura”) e Nikolaj Coster-Waldau (o Jaime Lannister da série “Game of Thrones”) como Annabel e Lucas, um casal que, de repente, assume a responsabilidade de cuidar de duas sobrinhas do marido.

Durante a crise econômica de 2008, Jeffrey, o pai das crianças, acabou arruinado e assassinou sua esposa em um ato de desespero. Ele faria o mesmo com as filhas Victoria, de 3 anos, e Lilly, de apenas um ano. Mas, após um acidente de carro, as duas acabam abandonadas em uma floresta, onde vivem por cinco anos antes de serem encontradas por Lucas.

Divulgação

Após meia década afastada da sociedade, as crianças desenvolveram hábitos estranhos e quase selvagens. Os costumes, porém, não foram a única coisa que elas levaram para a nova vida. A “Mama” do título logo dá as caras e passa a atormentar todos os que se aproximam de Victoria e Lilly.

Imaginação

A primeira metade de “Mama” é de uma tensão incrível. O roteiro logo deixa claro que as aparições do fantasma não estão apenas na imaginação das crianças e passa a brincar, com extrema competência, com as sombras e com a sugestão da presença da personagem-título.

Esse é, sem dúvida, o grande mérito do longa de Muschietti. Com poucos recursos, o cineasta consegue criar um terror em que o medo está justamente na possibilidade de que alguma coisa aconteça a qualquer momento. As atuações, principalmente de Chastain e das crianças, também colaboram na transmissão do clima assustador do filme.

Apesar de temática um tanto similar aos filmes de terror orientais, “Mama” se aproxima muito mais dos filmes do gênero produzido nos países de língua espanhola. É nesse sentido que a presença de Del Toro se faz sentir. O clima da projeção – e até alguns recursos utilizados – tornam o filme bem similar a “A Espinha do Diabo” (2001), um dos melhores filmes do cineasta.

Em contrapartida, todo o bom trabalho da produção quase sai do trilho no terceiro arco, quando, após mais de uma hora de suspense inteligente, “Mama” decide apostar no modo convencional de se fazer terror. Surgem, então, os sustos fáceis e uma visão clara da ameaça, registrada em computação gráfica no limite do brega.

Além disso, a falta de inteligência de alguns personagens e o excesso de coincidências na proximidade do clímax incomoda. Parece apenas uma solução encontrada às pressas para que tudo, inclusive a deslocada subtrama da tia das crianças, encaixe-se na história. Pelo menos a conclusão, mesmo que um tanto brega, não opta pela saída mais fácil.

No fim, apesar de seus defeitos, “Mama” é uma excelente estreia para Andrés Muschietti. Assustador, tenso e, de certa forma, capaz de surpreender.

Mama
Terror. (Idem, Canadá/Espanha, 2013). Direção: Andrés Muschietti. Elenco: Jessica Chastain, Nikolaj Coster-Waldau, Megan Charpentier, Isabelle Nélisse.
Estreia sexta-feira
Cotação: ***

Confira o trailer do filme


Nenhum comentário:

Postar um comentário