quarta-feira, 4 de julho de 2012

AMANHÃ "MUSEU DO NEGRO" SERÁ REABERTO


Bloco Afro Ilê Aiyê no palco
As riquezas culturais da miscigenação étnica, em especial do negro, têm indiscutível influência nos costumes, nas tradições e na cultura capixaba.
Visando contribuir com o fortalecimento da identidade do povo negro do Espírito Santo, em especial dos munícipes da capital, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reinaugura nesta quinta-feira (5), às 19 horas, o Museu Capixaba do Negro (Mucane).
O novo espaço está equipado com auditório, biblioteca, área para eventos, museu e mezaninos. A Secretaria de Cultura administra o órgão junto do Conselho Gestor do Mucane, eleito em assembleia com a responsabilidade de discutir e propor uma política cultural para o museu.
"Estamos entregando à cidade um espaço público com estrutura para resgatar, preservar e difundir a cultura negra capixaba e destacar sua importância no processo político, social e cultural do nosso Estado", destaca o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro.
A reabertura do Museu do Negro será marcada por cerimônia solene, com a presença de autoridades, como a ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, e da chefe de Gabinete, Terezinha Abigail Gonçalves da Silva, e por shows musicais com o grupo Feijão Balanço e o bloco afro Ilê Aiyê, da Bahia.

Feijão Balanço

Atrações

O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro da Bahia, nasceu no Curuzu, em 1º de novembro de 1974, com o objetivo de preservar, valorizar e expandir a cultura afrobrasileira. Além de ser uma das mais tradicionais atrações do Carnaval de Salvador, o bloco ainda se apresenta pelo mundo com a Banda Aiyê.
Formada apenas por artistas afrodescendentes e comandada pelos cantores Guiguio, Graça Onasilê, Reizinho, Altair, Adelson e Cristiano, a banda é composta ainda por nove percussionistas, que obedecem o ritmo dos maestros e arranjadores Marivaldo Paim e Mario Pam.
O show de abertura fica por conta do grupo Feijão Balanço. No repertório, além de releituras de sucessos da música brasileira, estão composições próprias. O grupo é composto pelo percussionista e compositor Pururu Mão no Couro, Edson Papo Furado, Jair do Trombone, Fran Germana, Andrea Nery, Lula D’Vitória, Marcelo Kju e Carlos Papel.

SERVIÇO

Reinauguração do Museu Capixaba do Negro (Mucane)
Atrações: cerimônia solene de abertura, shows com Feijão Balanço e bloco afro Ilê Aiyê.
Quando: quinta-feira (5), às 19 horas.
Onde: Museu Capixaba do Negro. Avenida República, 121, Centro.
Mais informações: 3132-8372.
Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário