As riquezas culturais da miscigenação étnica, em especial do negro, têm indiscutível influência nos costumes, nas tradições e na cultura capixaba.
Visando contribuir com o fortalecimento da identidade do povo negro do Espírito Santo, em especial dos munícipes da capital, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reinaugura nesta quinta-feira (5), às 19 horas, o Museu Capixaba do Negro (Mucane).
O novo espaço está equipado com auditório, biblioteca, área para eventos, museu e mezaninos. A Secretaria de Cultura administra o órgão junto do Conselho Gestor do Mucane, eleito em assembleia com a responsabilidade de discutir e propor uma política cultural para o museu.
"Estamos entregando à cidade um espaço público com estrutura para resgatar, preservar e difundir a cultura negra capixaba e destacar sua importância no processo político, social e cultural do nosso Estado", destaca o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro.
A reabertura do Museu do Negro será marcada por cerimônia solene, com a presença de autoridades, como a ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, e da chefe de Gabinete, Terezinha Abigail Gonçalves da Silva, e por shows musicais com o grupo Feijão Balanço e o bloco afro Ilê Aiyê, da Bahia.
Atrações
O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro da Bahia, nasceu no Curuzu, em 1º de novembro de 1974, com o objetivo de preservar, valorizar e expandir a cultura afrobrasileira. Além de ser uma das mais tradicionais atrações do Carnaval de Salvador, o bloco ainda se apresenta pelo mundo com a Banda Aiyê.
Formada apenas por artistas afrodescendentes e comandada pelos cantores Guiguio, Graça Onasilê, Reizinho, Altair, Adelson e Cristiano, a banda é composta ainda por nove percussionistas, que obedecem o ritmo dos maestros e arranjadores Marivaldo Paim e Mario Pam.
O show de abertura fica por conta do grupo Feijão Balanço. No repertório, além de releituras de sucessos da música brasileira, estão composições próprias. O grupo é composto pelo percussionista e compositor Pururu Mão no Couro, Edson Papo Furado, Jair do Trombone, Fran Germana, Andrea Nery, Lula D’Vitória, Marcelo Kju e Carlos Papel.
SERVIÇO
Reinauguração do Museu Capixaba do Negro (Mucane)
Atrações: cerimônia solene de abertura, shows com Feijão Balanço e bloco afro Ilê Aiyê.
Quando: quinta-feira (5), às 19 horas.
Onde: Museu Capixaba do Negro. Avenida República, 121, Centro.
Mais informações: 3132-8372.
Entrada gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário