quarta-feira, 4 de julho de 2012

COLEÇÃO DE LIVROS PARA SABERMOS MAIS SOBRE O ESPIRITO SANTO


Há uma certa carência de livros sobre o Espírito Santo para alunos dos ensinos fundamental e médio. Alguns títulos foram publicados aqui e ali, por meio de leis de incentivo, editais públicos, pequenas editoras ou iniciativas isoladas de autores. Agora uma editora de São Paulo tenta ampliar esse horizonte com uma coleção reunindo 12 títulos de autores locais. 

Coordenada pelo escritor e professor Francisco Aurelio Ribeiro, a "Coleção Espírito Santo" será lançada hoje na Biblioteca Pública do Espírito Santo, em Vitória. "Há três anos, fui procurado pelo Paulo Roberto Zuccherato, da editora Nova Alexandria, para coordenar o projeto. Eles já tinham os temas, e convidei os autores, pois conhecia o estilo e a área de interesse de cada um", explica Francisco.



Vila Velha - ES - Francisco Aurelio Ribeiro, escritor. Foto: Gildo Loyola
Francisco Aurelio é coordenador e autor da coleção

O projeto foi idealizado levando em consideração a quase ausência de livros sobre o Estado nas escolas. O objetivo, a princípio, era oferecer as obras a instituições municipais e estaduais "Na época, oferecemos para as secretarias de educação, mas não houve concretização de compra. Os títulos ficaram prontos, mas não foram impressos. Depois de três anos, conseguimos convencer os editores de que os livros deveriam ser publicados e lançados." 

Paulo Zuccherato, que é paulistano e morou no Estado durante 30 anos, nunca havia encontrado Francisco pessoalmente. No entanto, por seu envolvimento com o meio literário, conhecia o trabalho dele, bem como o de alguns dos autores da coleção. "Quem me recomendou convidá-lo para coordenar a coleção foi o Silvio Folli, da Logos Livraria. Nós nos encontramos, apresentei os temas que queríamos abordar, com um espectro bem amplo, e ele trouxe os nomes dos autores."
Vila Velha - ES - Francisco Aurelio Ribeiro, escritor. Foto: Gildo Loyola 
Luiz Guilherme escreveu dois títulos para a coleção 

Os livros que fazem parte da coleção são "Os Povos que Formaram a Minha Terra 1" e "Nos Passos de Anchieta", de Francisco Aurelio Ribeiro; "Os Povos que Formaram a Minha Terra 2", de Vanda Luiza Souza Netto; "Que Panela Esquisita, Vovó Rita", de Ercília Simões Braga; "Canaã em Cordel", de Geraldo Amâncio; "História de uma Escadaria", de Neuza Jordem Possatti; "Meu Querido Diário", de Fabiano Moraes e Yedda de Oliveira; "Luta Armada no Brasil", de Vitor Amorim de Angelo; "Lendas do Foclore Capixaba", de Marco Aurélio; "Duas Histórias Fascinantes" e "De História em História se fez Vitória", de Luiz Guilherme Santos Neves; "Amigos da Terra", de Silvava Pinheiro Taets.


Lançamento
Quando: Hoje, às 19h
Onde: Biblioteca Pública do Espírito Santo, Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória. 
Entrada franca. Os livros custam R$ 10, cada exemplar, ou R$ 120, 
o pacote com os 12 títulos. 
Informações: (27) 3137-9349

Nenhum comentário:

Postar um comentário