quinta-feira, 4 de abril de 2013

CAZUZA 55 ANOS


Se vivo, o cantor e compositor brasileiro Cazuza, um dos maiores ídolos da geração do pop-rock dos anos 80 no Brasil, completaria 55 anos


Agenor de Miranda Araújo Neto nasceu no Rio de Janeiro e foi criado em Ipanema. Filho de João Araújo, um dos gerentes da gravadora Som Livre. O nome Cazuza é um apelido que significava “moleque” no nordeste, já que o seu pai tinha origem pernambucana.
 
Cazuza estudou em colégio tradicional, o Santo Inácio de Loyola. Atuou como cantor pela primeira vez na peça teatral “Pára-quedas do Coração”, conclusão do curso de teatro.
No começo dos anos 80, tornou-se vocalista da banda Barão Vermelho, formada pelo guitarrista Frejat. Em 1983, gravaram a música Beth Balanço, que se tornou sucesso imediatamente. A canção foi trilha do filme de mesmo nome dirigido por Lael Rodrigues e estrelado por Débora Bloch.

Em 1984, lançou seu último sucesso com a banda, a canção “Maior Abandonado”. Em 1985, foi para a carreira-solo. Nesse mesmo ano, descobre que era portador do HIV e apresenta os sintomas decorrentes da AIDS. Em 1987, faz tratamento nos EUA para combater a doença.
Cazuza gravou a canção “Ideologia” em 1988 e ganhou o prêmio Sharp de música. Em 1989, admitiu publicamente a doença e lançou seu último álbum, “Burguesia”. Cazuza morreu em 1990, no Rio de Janeiro, aos 32 anos.

Abaixo, confira, na íntegra, o DVD “Pra Sempre Cazuza” (2008):

Nenhum comentário:

Postar um comentário