sábado, 6 de abril de 2013

CRÍTICA DA SÉRIE 'O DENTISTA MASCARADO'

Estreiou ontem na TV Globo a aguardada série 'O Dentista Mascarado'. Toda espectativa, claro, se criou por ser o primeiro trabalho do ótimo Marcelo Adnet na emissora carioca. Confira, abaixo, a crítica do Outros acerca do programa
.

Padrão Globo de chatice
Sem uma identidade específica programa é monótono na maior parte do tempo

Há uma máxima telivisiva que aponta que todo bom (às vezes ótimo) artista, quando se transfere para a TV Globo perde todo o seu brilho, principalmente por ter de se adequar ao tal "padrão Globo de qualidade" que muitas vezes faz tudo, menos dar extamente qualidade ao programa do qual esse artista irá participar. E isso foi o que, infelizmente, aconteceu com Marcelo Adnet, pelo menos ontem. 

A série 'O Dentista Mascarado' criou uma grande espectativa no público, pois seria a primeira experiência de Adnet fora da MTV. Na emissora musical o ator e comediante pôde expor toda sua verve humoristíca, seja criando, dirigindo, interpretando, imitando ou cantando e, não demorou, foi considerado um dos melhores do Brasil na área.

Logo esperava-se que todo o êxito fosse alcançado agora na maior emissora do país, principalemente após uma apresentação de gala no programa do Faustão onde Marcelo deu um show imitando, cantando e se apresentando engraçado como nunca.

Contudo o próprio artista preferiu fugir dessa sua característica maior e apostar na sua porção ator. Já sabemos desde do terrível 'Os Penetras' que Adnet é ótimo imitando, cantando, criando esquetes, mas que é sofrível como ator, o que, por sua vez, já me deixou apreensivo.

Veja a crítica do filme 'Os Penetras'

A direção e roteirização do programa ficou a cabo da dupla Fernanda Young e Alexandre Machado que há muito tempo vem se valendo da fama de serem as cabeças pensates do inesquecível 'Os Normais'. Ou vocês acharam 'Minha nada mole vida', 'Os aspones', 'Separação?!', 'Macho Man', 'O sistema' e 'Como aproveitar o fim do mundo' engraçados? A julgar pelos três últimos da listinha daí podemos dizer sem medo até que a dupla está mais para decadente do que ascendente.


O elenco tem os experientes Diogo Villela, Otávio Augusto e Helena Fernandes. Dividem o protagonismo da série com Adnet, Taís Araújo e Leandro Hassun.

O primeiro programa

No primeiro programa Adnet e Hassun, dentista e protético respectivamente se vêm vítimas de uma golpista (Taís Araújo) que, viciada em analgésicos, os rouba para manter seu vício. Após uma série de discussões entre ambos, eles decidem ir a caça da arrisca e lisa malandra, até encontrá-la.

Daí algumas situações nada engraçadas eram jogadas uma a uma. Adnet tentou focar na aparência usando um esquisito aparelho bocal. Ficou mais para nojento/angustiante do que para engraçado. Leandro Hassun, mesmo mais comedido, é o mesmo Jorginho de 'Os Caras de Pau'e 'Zorra Total', com os mesmíssimos tiques, caras e bocas. E Taís Araújo é tudo menos atriz de humor (fazia mais caras e bocas do o Jim Carey).

Veja a crítica do filme 'Até Que a Sorte Nos Separe' de Leandro Hassun.

Havia um intuíto de trazer o humor mais na situação acontecida do que na piada em si, mas para isso era necessário que acontecesse alguma coisa engraçada primeiramente. 


Como cenas lastimáveis podemos apontar um diálogo recheado de risos bobos e sem sentido dos personagens de Adnet e Fernandes, as piadas sexistas extremamente batidas da dupla Adnet x Hassun, uma cena isolada de tudo de Adnet provanco uma sunga de praia (a suposta graça era porque ele estava muito peludo "lá em baixo"), uma risada histérrica causada por um gás do riso sem sentido e impacto nenhum na cena (ele estava num ambiente militar, mas ninguém ligou para o ataque de riso dele), no fim o personagem de Adnet decide, do nada, combater o crime organizado (porque???) e por aí vai...


Confira a matéria. 'Quem conto um conto...' humor na dose certa

Senti que algumas cenas (a da sunga e do gás do riso, por exemplo), únicas lacunas do roteiro foram lá jogadas para tentar trazer a graça não obtida. No mais o roteiro, pelo menos, foi coeso. Espero muito que melhore, pois se continuar neste ritmo a Globo vai colecionar mais um fracasso para sua coleção e nós, brasileiros, vamos perder um excelente comediante.

Confira a matéria. 'O que sobrou do 'Comédia MTV'






1 - (E ontem tivemos o segundo episódio e 'O Dentista Mascarado conseguiu uma façanha: Ser ainda pior do que no seu episódio de estréia! Alguém me diga o real motivo que fez Paladino começar a lutar contra o crime e, principalmente, porque seu assistente protético o ajuda?)

2 - (Agora, convenientemente, a Globo diz que este "não era o projeto original para o Adnet" e que o comediante ganhará um programa com o que sabe fazer de melhor: Esquetes e improvisações. Ah então tá bom...)

11 comentários:

  1. Ótima crítica! As chamadas e propagandas prometeram de mais, mas o programa que tinha tudo para dar certo ficou ao estilo Zorra Total: monótono e presunçoso, apresentando situações que em nada divertem o público.

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Foi uma decepção. É uma pena se a Globo o estragar e desperdiçar desse jeito.

    ResponderExcluir
  3. ATÉ CONCORDO COM A PARTE DO ADNET, MAS O PROGRAMA APESAR DO 1° EPISÓDIO TER SIDO MORNO, DEIXOU A IMPREENSÃO QUE VAI OS TRAZER MUITAS GARGALHADAS...AGORA DIZER QUE TAIS ARAUJO É TUDO, MENOS ATRIZ DE HUMOR FOI O CÚMULO (LEMBRA DE ELLEN DE COBRAS E LAGARTOS, NA QUAL ELA FOI CONSIDERADA E PREMIADA A MELHOR DO ANO DE 2006), ELA ESTAVA TOTALMENTE A VONTADE (ASSIM COMO OTAVIO AUGUSTO), LINDA E LEVE, E NOS MOMENTOS QUE RIMOS (SIM, TEVE ESSE MOMENTO) ERA ELA RESPOSÁVEL PELAS SITUAÇÕES. SENDO ASSIM, ELA FOI O PONTO ALTO DO EPISÓDIO E TALVEZ OFUSQUE ATÉ O ADNET, COMO JÁ ACONTEÇEU NO 1° EPISODIO!

    ResponderExcluir
  4. Otima critica.E penso o mesmo!Logo vi quando a globo chamou Adnet para o programa q iriam acabar com ele,pois na globo tem q ser tudo do jeito deles e ngm pode se expressar do jeito q quer!Achei o programa pessimo ,pior do q o Casseta e planeta!Vamos fazer a campanha #ADNETVOLTAPRAMTV!

    ResponderExcluir
  5. Bem... Tomara que não só a Tais Araújo, mas o elenco, o roteiro e a direção como um todo melhorem. Afinal todos estamos torcendo para que o o programa tenha a graça que prometia.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, achei o programa uma decepção não consegui esboçar nem um sorriso o que dirá uma gargalhada. A rede Globo mis uma vez estraga um bom comediante, assim como fez com outros apresentadores da MTV, Casé, Thunderbird, como fez com o Serginho Groisman e o Jô abandonados de madrugada, com o Faustão que virou um chato, e assim por diante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk' é mt bom isso não sei pq vcs tão reclamano é mt bom kkk mt engraçado mt mt bom mesmo kkk espero que tenha mt gargalahada pela frente rsrs' globo vcs arrasaram com esse programa rsrs' mt bom eu adorei pretendo assistir todas as sextas feiras pois eu do mts' gargalahadas com ele O DENTISTA MASCARADO mt bom mesmo tenho que agradecer e vcs anonimos parem de reclamar :P

      Excluir
  7. Adoro o Marcelo Adnet e acho que dentro dos padrões da globo ele vai chegar lá.
    Atualmente Tapas e Beijos e o Dentista Mascarado são os únicos programas que
    me fazem sorrir...Acredito que agora é ainda uma adaptação e que nós vamos ficar esperando as sextas pelo programa.Para mim a decepção foi Pé na Cova que está muito dramático, a Grande Família é sempre a mesma coisa, e Zorra Total nem se fala ´já cansou´´.FUI......

    ResponderExcluir
  8. hummmm.... Além das imitações, nunca vi graça no Adnet...

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente as pessoas que atuam no controle de qualidade da Globo parecem estar dentro de um aquário e desligados do mundo ou...já ganharam muita grana e não andam mais nas ruas para poder entender a dinâmica da verdadeira comédia.

    ResponderExcluir
  10. eu sei que muita gente não gostou mas eu adorei,e eu acho que a tais foi muito engraçada fiquei super fâ dele todo momento q eu ri foi por causa dela,alem de engraçada tambem é linda,e para aqueles que dizem que não gostaram,tentem assistir de novo e ver mesmo se não gostaram tá.

    ResponderExcluir