quinta-feira, 11 de abril de 2013

UFES. I SEMINÁRIO DOS POVOS INDÍGENAS: SABERES, EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE.



Um momento para aproximar os saberes e fazeres indígenas com as práticas educacionais. Essa é um dos objetivos do I Seminário dos Povos Indígenas - saberes, educação e interculturalidade, que será realizado nesta quinta-feira (11) das 8 às 18 horas, no Cine Metrópolis na Universidade Federal do Espírito Santo. Além das mesas de debate e trocas de experiências, uma mostra audiovisual com temática indígena encerará a programação a partir das 19 horas.

O Seminário se dividirá em dois momentos. Pela manhã, professores e lideranças indígenas (guarani e tupinikim) apresentarão experiências de transmissão de saberes nos programas das escolas indígenas de Aracruz. O educador Werá Djekupé (Marcelo Guarani) fará um relato da experiência de educação bilíngue a partir do Glossário da Língua Guarani Nhãdewa, que foi construído por professores indígenas guaranis do Espírito Santo.

Pela tarde, a palestra de José Manuel Ballivian pautará temas pertinentes à questão da educação indígena em outras partes do Brasil, com ênfase na aplicabilidade da Lei 11.645/08, que tornou obrigatório, nos conteúdos programáticos escolares, o ensino da cultura e história dos diferentes povos indígenas brasileiros. 

Após a palestra, uma mesa redonda composta por representantes de diferentes instituições educativas e culturais buscará estabelecer diálogos entre as diversas  experiências interculturais e  lançar propostas para uma  educação que  aproxime os saberes do campo e da floresta  e a população das cidades.

Segundo Gerda Foerste, uma das organizadoras do Seminário, "este encontro objetiva basicamente estimular debates que contribuam na construção de alternativas para dar visibilidade a práticas educativas das comunidades indígenas capixabas. Na prática isso significa o exercício dialógico que venha fortalecer o trabalho em parceria com o povo tupinikim e guarani".

O I Seminário dos Povos Indígenas - saberes, educação e interculturalidade é uma realização do Movimento da Causa Indígena Capixaba e do Programa de Extensão Educação do Campo da Proex/Ufes e também conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult).

 Programação Cultural

A abertura do Seminário contará com a apresentação do Coral Guarani Boa Esperança, formado por crianças e adolescentes. Na hora do almoço, haverá uma apresentação da Banda de Tambores Tupinikim.  A partir das 19 horas, o Cine Metrópolis receberá uma mostra de documentários sobre a questão indígena. Contemplado pelo Edital de Finalização de Obras Cinematográficas da Secult (012/2102) e um dos filmes que serão exibidos na noite é o documentário Reikwaapa, de Werá Djekupé (Marcelo Guarani) e Ricardo Sá. Essa produção reconstitui ritos de passagem e sua ressignificação pela população das aldeias guarani do Espírito Santo.

Filmes da mostra de cinema indígena:

ARARA - vídeo-clipe resultado de oficina de realização do projeto Linguagens da Terra;
TATATIN WOÁ RETÉE - de Rogério Medeiros;
NOSSA TERRA, NOSSA LIBERDADE- de Lígia Sancio;
A FLAUTA MÁGICA - resultado de oficina realizada pelo Instituto Parceiros do Bem  nas aldeias guarani do Espírito Santo;
O HOMEM QUE NÃO PODIA RESPONDER POR SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA - de Gui Castor;
REIKWAAPA - de Werá Djekupé (Marcelo Guarani) e Ricardo Sá;
                                              
Inscrições e mais informações sobre o Seminário pelo site:  www.ce.ufes.br/educacaodocampo



Nenhum comentário:

Postar um comentário