segunda-feira, 6 de agosto de 2012

MÚSICA. OS LANÇAMENTOS DA SEMANA

Semana agitada no mundo da música! São vários os lançamentos que agitarão o Brasil e o mundo nesta semana. Destaques para o melhor da mpb, dance, pop e pop-rock. Confira:


A cantora Ana Cañas vai da MPB ao jazz

Após três anos sem gravar, cantora retorna com disco mais cru

Cedric Bixler-Zavala, músico e compositor, vocalista da banda The Mars Volta. Foto: Divulgação

O título "Volta", dado pela cantora Ana Cañas a este seu terceiro álbum, não tem apenas a ver com os três (longos) anos que se passaram desde que ela lançou o disco "Hein?" – um projeto pop que não resultou nem no que ela, nem no que a Sony, sua então gravadora, esperavam. Na sua "Volta", a cantora fez também uma reconexão com o jazz, gravando os standards "My Baby Just Cares for Me" e "Stormy Weather". E da forma mais crua possível: ao vivo, com um microfone só.

Remix com boas doses de imaginação

Duo Pnau faz sucesso com versões das canções de Elton John


Duo Pnau. Foto: Divulgação

Uma audição do CD "Pnau", lançado em 2007 pelo grupo australiano de mesmo nome, fez o cantor e compositor inglês Elton John apadrinhar a dupla e promover o quarto álbum de estúdio do vocalista Nick Littlemore e do guitarrista Peter Mayers, "Soft Universe", lançado no ano passado. Num gesto de generosidade, Elton John resolveu levar adiante a parceria e abriu o baú para que os garotos mexessem à vontade nas fitas masters de suas gravações. Nick e Peter, espertos, foram atrás dos primeiros registros, produzidos por Gus Dudgeon, canções que não se tornaram tão populares como "Skyline Pigeon" ou "Rocket Man", mas peças ambiciosas como "Sixty Years On" ou "Indian Sunset", para citar apenas dois títulos "conceituais". Como o negócio do duo é remix, o Pnau chegou a usar oito canções na faixa de abertura, a dançante "Good Morning to the Night", que trouxe Elton John de volta à parada inglesa.

Ivan Lins mostra seu lado campestre

Em "Amorágio", cantor mostra seu apreço pela música e a viola caipiras

Disco Amorágio, de Ivan Lins. Foto: Divulgação

Em “Amorágio”, que sai pelo seu selo OiLua, 2 das 11 faixas têm esse acabamento da música caipira: “Atrás Poeira”, gravada por ele em disco homônimo de 1986, e a valsa “Olhos Pra te Ver”, que assina com Gilson Peranzetta. As demais prezam pela multiplicidade de gêneros abarcados pelo cantor, samba, jazz, xote e até fado. Em “Fado Saramago”, musicou um poema do autor português e convidou para cantar o fadista do Alentejo Antônio Zambujo. Ele recrutou também Tatiana Parra e o carioca Pedro Luis, que deu tempero rap a “X no Calendário”, que critica a operação das UPPs no Rio.

Outros lançamentos:

Fortune
Chris Brown
Com apenas 23 anos, o cantor, compositor e dançarino Chris Brown lança seu quinto álbum de estúdio e inéditas, “Fortune”. O primeiro single, “Turn Up The Music”, já é sucesso nas rádios e televisões do país. Repleto de músicas contagiantes e animadas, “Fortune” tem tudo para ser mais um sucesso de Chris Brown, que mistura o rap com canções feitas para as pistas. Sony. 14 Faixas. R$ 24,90

Jorge Calil
Jorge Calil
O músico paulistano lança seu disco de estreia sem seguir regras pré-estabelecidas. O disco homônimo traz 10 faixas de um pop rock moderno, influenciado pelas bandas que fazem sucesso no mercado internacional. Destaque para a pegada soul de “Por Toda Vida” e para baladas como “Eu Jurava” e “Quase Você”. Um disco maduro, que apresenta um músico consciente de suas qualidades. JCA 10 Faixas. R$ 19,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário