terça-feira, 11 de setembro de 2012

'A SOMBRA DO HOLOCAUSTO' HOJE NO CENTRO CULTURAL MAJESTIC

Vitor Jubini/A Gazeta


Neida Lúcia Moraes apresenta 'À Sombra do Holocausto' no Café Literário Sesc

Bate-papo será realizado nesta terça-feira, em Vitória


Escrito pela historiadora e escritora Neida Lúcia Moraes, o romance histórico "À Sombra do Holocausto" é tema do Café Literário Sesc que acontece hoje, às 19h, no Centro Cultural Majestic, em Vitória, com mediação do escritor e professor Anaximandro Amorim.

Lançado em 2010, é resultado da união de dois romances publicados pela autora nos anos 90: "O Mofo no Pão" e "O Sentido de Distância". Como já estavam esgotados, em 2009, o editor Leonídio Balbino da Silva – da Lisa Livros, de São Paulo –, sugeriu reuni-los num único volume.

"Aceitei e, quando fui juntá-los, refiz toda a obra. Um autor, quando vai reescrever, nunca faz igual, sempre acha que há passagens que precisam melhorar", afirma Neida.

Vale lembrar que os dois livros nasceram de uma viagem da autora a Portugal, em 1992, quando passou uma temporada entre Lisboa e Coimbra como professora visitante. Convidada para apresentar uma palestra sobre a Inquisição, mergulhou nos arquivos da Torre do Tombo, onde há mais de 40 mil processos referentes ao julgamento de judeus e simpatizantes pelo Tribunal do Santo Ofício.

Na ocasião, descobriu o processo de Nuno Alves de Miranda, preso pela Inquisição. Natural de Vitória, ele viveu na região onde hoje está Viana e, embora fosse agricultor de origem humilde, sabia ler, escrever e defendia ideias que estavam à frente de seu tempo.

"Nunca tinha ouvido falar, até então, de Inquisição no Espírito Santo. Infelizmente, não encontrei mais nenhum documento sobre o Nuno. Então preenchi as lacunas com ficção", diz.

Neida orgulha-se ao falar do sucesso da obra, que já teve três mil exemplares vendidos, está na segunda impressão (com a mesma tiragem) e acaba de ser traduzido para romeno, inglês e espanhol e foi posta à venda nos sites da Amazon e Apple, em formatode  e-book.

Serviço:
Café Literário Sesc
Com: Neida Lúcia Moraes e Anaximandro Amorim (mediador)
Quando: terça-feira (11), às 19h
Onde: Centro Cultural Majestic, Rua Dionísio Rosendo, 91, Cidade Alta, Vitória.
Entrada franca
Informações: (27) 3222-5984

* Fonte: Portal Gazetaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário