terça-feira, 18 de setembro de 2012

GLAUBER ROCHA: CONFIRA 2 CLÁSSICOS DO GRANDE DIRETOR

Glauber Rocha (1939-1981) foi cineasta brasileiro, um dos responsáveis pelo movimento de vanguarda intitulado do cinema novo.

Glauber de Andrade Rocha nasceu em Vitória da Conquista, Bahia. Tentou fazer curso de Direito em Salvador, mas abandonou para trabalhar como crítico de cinema.

Seu primeiro contato com o cinema foi produzindo os documentários “O Pátio” (1959) e “Cruz na Praça” (1960). O longa-metragem ”Barravento” (1961) foi o primeiro que produziu. Além disso, filme foi premiado na antiga Tchecoslováquia. Depois de 1964, foi valorizado internacionalmente pelo filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, quando recebeu prêmio do festival de cinema Livre de Porreta, na Itália. O filme mostrava, numa estética inovadora, as visões e alucinações provocadas pela situação vivida pelo povo no sertão brasileiro.

Glauber produziu outros filmes importantes: “Terra em Transe” (1967) e “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”. O primeiro lhe rendeu o troféu Luís Buñuel no Festival de Cannes e o enredo tratava de um jornalista que se alia a um político num lugar imaginário para tentar mudar a ordem político-social.

Nos anos 70, Glauber Rocha produziu obras interessantes, embora em menor proporção que nos filmes anteriores. O “Leão de Sete Cabeças” foi produzido no Quênia, e “Cabeças Cortadas”, na Espanha. O seu último filme foi “Idade da Terra”, em 1980, ano que morreu no Rio de Janeiro vítima de câncer.

Confira, abaixo, na íntegra, os filmes “Terra em Transe” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”:



Um comentário: