terça-feira, 16 de outubro de 2012

"CAMA" E OUTROS LANÇAMENTOS LITERÁRIOS. CONFIRA AGORA.

Semana cheia de lançamentos no mundo da literatura. Temos livros que vão desde documentários, até romance e aventuras. Tem de tudo um muito. Confira agora.


Livro de estreia de David Whitehouse lida com o absurdo e muito humor negro

''Cama'' conta a história de um homem que não faz nada há 20 anos



Após 7.483 dias sem sair de sua cama, Malcolm Ede, o Mal, pesa cerca de 600 quilos e mora com os pais e o irmão mais novo em uma pequena cidade no interior dos EUA. Cartas de fãs do mundo inteiro não param de chegar. Mal é uma celebridade, mas não buscou isso. Ninguém, na verdade, sabe exatamente as reais intenções de Mal. Em “Cama”, livro de estreia do jornalista britânico David Whitehouse, o leitor se vê instigado a especular o que transformou o jovem e popular Malcolm em um enorme e imóvel saco de gordura, após 20 anos sem sair da cama.

Narrada pelo irmão caçula de Mal, a história resgata lembranças da juventude dos dois, quando, de maneira diferente, todos orbitavam em função de Mal, um jovem carismático e bonito, que sempre foi cercado e paparicado por pessoas interessantes e belas mulheres. Sempre à margem das atenções, o narrador conta, com um misto de inveja e admiração, episódios da vida do irmão. É interessante notar detalhes nos comportamentos daqueles que cercam Mal. No momento em que decidiu não mais sair de sua cama, não foi só a sua vida que mudou. Enquanto seu irmão tenta se mostrar indiferente à situação, a mãe se sente culpada e não faz nada da vida além de cuidar do filho obeso, o que rende descrições sórdidas sobre a escatológica fisiologia daquele ser.

Humor

De leitura fácil, o texto possui capítulos curtíssimos e utiliza faz graça com situações que deveriam soar sérias. É justamente nesses momentos recheados de humor negro que Whitehouse consegue extrair o melhor de “Cama”. Quando se envereda a criticar o modo de vida da sociedade moderna (“Eu trabalho sentado em uma cadeira, voo em um jogo de computador; meu voto não muda nada e o que eu ganho não dá para comprar coisa alguma”, declara Mal), o livro parece deixar de lado o que poderia ser sua principal discussão: a necessidade humana. Apesar de tudo, Mal é feliz. É preciso se sentir necessário para ser feliz? É possível ser feliz somente por ser necessário? O fato é que existe muito mais por trás das atitudes de Mal do que o leitor explora, o que não é necessariamente ruim, visto que possibilita que cada leitor tire suas próprias conclusões e tenha uma experiência diferente ao terminar de ler a última linha do livro.

Outros lançamentos

filha secreta450 Romance explora maternidade e adoção

"A Filha Secreta" = Somer tem a vida que sempre sonhou. Ela é feliz com o marido, o indiano Krishnan, e se dedica inteiramente ao trabalho como pediatra em São Francisco. Mas sua felicidade não está completa. Ela não pode ter filhos. Já Kavita, uma camponesa de uma aldeia indiana, não vê outra alternativa para salvar sua recém-nascida da miséria a não ser deixá-la num orfanato. E é esse bebê de olhos amendoados que vai para os braços de Somer. Em meio à adoção e ao sentimento de perda, ao longo dos 25 anos em que a história transcorre, surgem vários sentimentos que abalam as duas famílias. A excritora Shilpi Somaya Gowda explora as mais nítidas e também as mais sutis diferenças entre duas culturas tão distantes.



invisivel4502 Best seller volta em livro e chega ao cinema dia 19

"As Vantagens de Ser Invisível" = O livro aborda os questionamentos dos jovens que chegam à idade adulta a partir das cartas enviadas por Charlie a um amigo anônimo. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

wanchai450 Livro de ação une artes marciais e sensualidade

"O Rato de Wanchai" = Ava Lee é acima de qualquer suspeita. Passou por bons colégios, trabalha como contadora , tem amigos... Nada indica que ela tem outra identidade. Mas a verdade é que sua vida é muito mais emocionante do que parece. Ela é especialista em recuperar grandes fortunas perdidas em transações comerciais, e de forma nada ortodoxa! Em O Rato de Wanchai, Ava é contratada para recuperar US$ 5 milhões que um empresário perdeu ao financiar uma empresa chinesa que simplesmente desaparece do mapa. O dono da empresa nasceu em Wanchai, na China, e este será o primeiro destino de Ava e é lá tudo começa, inclusive, com seu contato coma máfia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário