quarta-feira, 17 de outubro de 2012

QUANDO PESSOAS COMUNS SÃO INTERESSANTES

Mônica Zorzanelli/Arquivo AG


Documentário reconstrói a história de Vitória a partir da memória de seus personagens

'Uma Pessoa Comum - Uma História Rara', de Sandra Medeiros, será lançado nesta quarta-feira (17), na Biblioteca Pública Estadual


Acontece hoje o lançamento do documentário "Uma Pessoa Comum – Uma História Rara", que será lançado nesta quarta-feira (17), na Biblioteca Pública Estadual, em Vitória. A narrativa, dividida em diversos temas, como carnaval, costumes, clubes e porto, é construída a partir das lembranças de dez personagens com idade superior a 85 anos – que rememoram fatos conhecidos e outros que, embora relevantes, já caíram no esquecimento.
Sem suporte financeiro para tocar a empreitada de próprio bolso, Sandra inscreveu o projeto na Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC). A iniciativa foi aprovada em 2009, mas com orçamento em cerca da metade do que fora apresentado. O que tornou o projeto viável foi um contrato de parceria com a TVE, que forneceu profissionais e equipamentos para a realização do documentário, em contrapartida, Sandra vai ceder a produção para a emissora.
A partir de 2010, os trabalhos tiveram início de fato, a começar pelas entrevistas com os personagens. Foram ouvidos Antônio Granja (foto de capa), um dos fundadores do Partido Comunista no Estado; Arabelo do Rosário, que ocupou diversos cargos públicos; Firmiana Santos Neves, que foi casada com o renomado médico e pesquisador Jayme Santos Neves; José Higino de Oliveira, o Taneco, um dos mais conhecidos alfaiates da Capital e co-fundador do PTB no Espírito Santo; José Tristão Fernandes, professor que exerceu diversos cargos de confiança em diferentes governos; os médicos Luiz Buaiz e Saulo Ribeiro do Val; Magid Saade, co-fundador do Foto Clube do Espírito Santo; Maria Antonieta Lindenberg, viúva do ex-governador Carlos Lindenberg e acionista da Rede Gazeta; Maria de Lurdes Saboya de Mello, ex-funcionária do Instituto Brasileiro do Café.
Além das entrevistas, o documentário conta com inúmeras fotografias antigas, provenientes de acervos diversos, como o do Arquivo Público Estadual.

Serviço:
Lançamento do documentário "Uma Pessoa Comum"
Quando: nesta quarta-feira (17), às 19h
Onde: Biblioteca Pública Estadual, Rua João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória
Aberto ao público
Informações: (27) 3137-9351 

* Fonte: Jornal A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário