quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ARTISTA PLÁSTICA RETRATA A CHEGADA DOS AÇORIANOS EM VIANA.


Com obras que transitam entre o virtual e o tempo real, a exposição "Viana, Uma Visagem Açoriana" da artista plástica Nina Medeiros, ficará em cartaz na Galeria de Arte Casarão, em Viana, até 12 de dezembro. A mostra conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Instituto Sincades. A entrada é franca.

A artista plástica açoriana Nina Medeiros desembarcou em Viana para uma imersão cultural e conclusão da exposição que comemora os 200 anos de imigração açoriana e os 150 anos de emancipação política do município. A exposição busca pensar na formação e no desenvolvimento da cidade, por meio de seu patrimônio cultural: edificado, material, simbólico e suas bordas, discutindo sua ocupação da arte e do público.

A exposição foi motivada poeticamente pela chegada dos açorianos em Viana, tendo a paisagem como território de natureza exploratória e da história do município, entrevendo no trajeto diário: os bairros fragmentados de Viana, a cidade e a arte. Algumas questões da exposição e do projeto como um todo, referem-se aos modos de construção do imaginário de Nina e como seus relatos visuais contribuirão para uma visagem açoriana sobre Viana.

As obras de Nina Medeiros transitam entre o virtual e o tempo real por meio da instalação que faz uso de desenho, pinturas, fotografias, gravuras, poesia, vídeo, som, livro-arte e web. As expectativas e sonhos, como também o que levaram de material e de vivências, incluindo aspectos culturais e religiosos, do pouco mais de 50 casais açorianos que teriam sido desviados pela coroa de Portugal para povoar o Espírito Santo, são abordados pela artista. Esse conjunto de imagem será apresentado em diferentes locais da cidade, nomeadamente aquelas com maiores cargas históricas e sociais.

O papel da artista, por fim, será o de orquestrar situações com a comunidade de redescobrimento dos vários espaços de vivência por meio da paisagem e das memórias trazidas pelo trajeto traçado pela artista, entre Viana e o habitat da artista nos Açores.

Serviço:

Exposição: Viana, uma Visagem Açoriana
Data: Até 12 de dezembro de 2012.
Horário: 9 às 18 horas, incluindo sábados, domingos e feriados
Local: Galeria de Arte Casarão - Avenida Florentino Ávidos - Centro, Viana.
Telefone de informações e agendamento de visita: 3255-1346
Email: gac@viana.es.gov.br
Acompanhe: http://arteepatrimonio.wordpress.com/
Entrada Franca

Informações: SECULT-ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário