quinta-feira, 18 de outubro de 2012

LITERATURA. CONFIRA 4 GRANDES LANÇAMENTOS DA SEMANA

Quatro excelentes lançamentos chegam às livrarias capixabas nesta semana. Temos uma controversa biografia de Gandhi, um livro que combina romance e história em quadrinhos, o terceiro livro da saga 'Os Legados de Lorien' e livro que narra a saga de militares americanos no Irã. Confira a sinopse de cada um aqui agora:


'Gandhi - Ambição Nua' = Em seu livro, Joe Adams explora todos os âmbitos da vida de Gandhi, focando na vida política, social, espiritual, familiar e sexual do líder indiano. Em seu livro, Adams afi rma que a busca pela santidade não está imune a falhas. Tudo isso utilizando material inédito, tornado disponível apenas recentemente, incluindo o relato mais explícito já feito dos experimentos sexuais do Mahatma com as esposas dos seus seguidores e com as suas sobrinhas-netas adolescentes. Uma narração primorosa, elegante e concisa sobre um dos principais personagens do século XX.

Grande líder políti co e espiritual do movimento de independência da Índia, pioneiro da resistência não violenta conseguida através do estímulo da desobediência civil em massa, reverenciadona Índia como “pai da nação”, Mohandas K. Gandhi inspirou movimentos de direitos civis e de liberdade política ao redor do mundo. Sua figura ficou conhecida como um líder político e espiritual, com ações que marcaram a humanidade e se tornaram exemplos para gerações.

Sua mensagem de paz e amor, seus atos revolucionários pacifistas e sua ideologia são propagados no mundo até os dias atuais. Mas, por trás dos holofotes, quem de fato foi o grande líder indiano? No ponto de vista público ele era um santo, mas quando analisado no âmbito privado pode ser classificado com verdadeiro tirano.

Esta nova e controversa biografia revela o homem por trás do Mahatma e expõe a ambição ardente de Gandhi, sem incorrer na apologia das demais obras sobre o libertador da Índia, mas também sem questionar a santidade pessoal do grande apóstolo da não violência. Jad Adams nos mostra as múltiplas facetas de Gandhi: sua surpreendente autodeterminação; o empenho incansável com que recriou sua própria imagem, de um dândi londrino a um sábio seminu; o modo impiedoso e até cruel com que sacrificou a sua família em nome dos seus princípios; e o seu papel na tragédia sangrenta da partição da Índia.

Ao delinear a carreira de Gandhi, o autor explora as muitas contradições deste homem extremamente complexo: um pacifista obstinado, mas cujo tratamento dispensado à sua esposa e filhos chegava aos limiares da crueldade; um abnegado asceta que pregava as virtudes da castidade no casamento e, no entanto, vivenciava um alto grau de contato íntimo feminino; um político radical cuja resistência ao racismo e apreciação dos valores de todas as religiões demonstram uma tendência moderna, mas cuja visão da Índia era a de uma pequena nação quase medieval, sustentada pela agricultura, fiação e tecelagem.

Gandhi – Ambição nua apresenta as realizações, a filosofia e o legado — tanto político quanto espiritual — de um homem cuja vida realmente mudou o mundo.


'Malícia' = Segundo uma lenda urbana existe uma revista secreta, Malícia, sobre um mundo macabro repleto de armadilhas e horrores, supervisionado por Jake Gigante, um sinistro mestre-de-cerimônias. Após fazer um ritual e evocar Jake por seis vezes, os jovens que desafiarem essa lenda são levados para dentro de Malícia, uma história ilustrada por uma fi gura sinistra conhecida por Grendel.

Dizem ainda os boatos que os adolescentes que aparecem na revista são pessoas reais, desaparecidas do nosso mundo e aprisionadas nos quadrinhos, vítimas das provações mortais de Jake Gigante, após o macabro ritual.

Alguns jovens o fazem por desafio. Outros porque estão sentido falta de uma aventura. E outros, para provar que nada disso existe. E é o que acontece com os amigos Seth e Kady: eles não acreditam nessas histórias. Um dia, porém, Luke, um dos amigos da dupla, lhes diz que encontrou um exemplar de Malícia... e desaparece no dia seguinte, sem deixar rastro. O rapaz e a garota resolvem investi gar o paradeiro do amigo e acabam descobrindo a terrível verdade: os boatos eram mais que simples boatos...

E a aventura começa. Seth decide investigar o desaparecimento do amigo e mergulha na história, se envolvendo em muitas confusões e perigos a cada página. E Kady não fica de fora. A garota descobre quem são os responsáveis pela criação desse assombroso enredo e também entra em muitas enrascadas para tentar salvar os amigos que estão presos dentro da revista.

Nesta originalíssima combinação de romance e história em quadrinhos, o leitor é apresentado a um mundo imaginário digno de Tolkien e Neil Gaiman, ao mesmo tempo fascinante e mortal. O ritmo da ação é acelerado, repleto de suspense e fantasia, tanto na parte escrita quanto na gráfica, criada com maestria pelo ilustrador Dan Chernett . Diferente de tudo o que você já viu antes, Malícia é entretenimento garanti do para jovens e adultos que apreciam uma história bem contada e cheia de sustos. O título inaugura o selo Geração Jovem, voltado para o público juvenil.

ascensao dos nove450 Chega novo volume da série Os Legados de Lorien

'A Ascensão dos Nove' = Após o sucesso de Eu Sou o Número Quatro e O Poder dos Seis, que na semana de lançamento entraram para a lista dos mais vendidos do New York Times, chega agora A Ascensão dos Nove, o terceiro volume da série Os Legados de Lorien.

O novo livro traz cenas de ação ainda mais intensas, além de personagens que contribuem muito para o sucesso de suas ações. Antes de encontrar John Smith, o Numero Quatro, Número Seis estava sozinha, lutando e se escondendo para continuar viva. Juntos, eles eram bastante poderosos. Mas precisaram se separar para localizar os demais lorienos sobreviventes.

Seis foi até a Espanha em busca da Número Sete e encontrou mais do que esperava: um décimo membro da Garde, que conseguiu escapar de Lorien. Ella é mais jovem que os outros, mas igualmente corajosa. Juntas, elas partem em uma jornada pela Índia, movidas por boatos que talvez as levem a outro Garde.

Ao mesmo tempo, Quatro e Nove ainda se recuperam da fuga da caverna dos mogadorianos, em West Virginia, e travam uma briga particular: John se culpa por ter abandonado seu melhor amigo, o humano Sam Goode, e Nove menospreza a lealdade de John e o acusa de não se dedicar ao que deveria ser o principal propósito deles: destruir Setrákus Ra e vencer a guerra contra os mogs. Parece confuso? Sim, mas para quem leu os livros anteriores esse volume é precioso para sequência da história. Então, vale a pena também recuperar os outros.

argo450 Ação de resgate real une CIA e Hollywood no Irã

'Argo' = Enquanto militantes mantêm em cativeiro dezenas de reféns na Embaixada dos EUA, outro drama acontece em uma parte diferente de Teerã, capital do Irã, em 1979. Um grupo de seis americanos conseguiu fugir e se esconder, ajudados por autoridades do Canadá.

Só que isso não os garante em nada. Caso não consigam deixar o país imediatamente, o preço a pagar pela fuga pode ser muito maior que ser feito refém. Para retirar o grupo que escapara do Irã, um funcionário da CIA (inteligência americana), pensa num plano sensacional e inusitado: disfarça-los de integrantes de uma equipe de cinema que iria filmar no Oriente Médio um longa de ficção científica chamado Argo – mesmo nome dado à operação de resgate do americanos.

A história, verídica, uniu especialistas da inteligência americana e de efeitos especiais de Hollywood. Vale a pena ler já. O filme Argo, baseado no livro, chega às telas brasileiras no dia 9 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário