terça-feira, 16 de outubro de 2012

"CARTA RESPOSTA"

Brasil: Um país de anormais?



O cantor Michel Teló foi vítima de uma crítica ferrenha à sua atuação nos palcos do mundo por um especialista em música do jornal britânico "The Guardian", um dos mais respeitados do planeta. Em cerca de 10 linhas, Joe Bishop descreveu os porquês de não valer a pena alguém perder tempo ouvindo ao músico brasileiro, que faz muito sucesso na Europa. O foco da crítica foi a canção "Ai Se Eu Te Pego", maior hit do cantor.
Leia o texto na íntegra abaixo:
"Essa música é basicamente por que não podemos confiar em europeus e sul-americanos com nada relacionado à música pop. Tem mais de 500 milhões visualizações no YouTube, o que é o mesmo número de retweets que o Justin Bieber ganha por dizer 'Bom dia', e é uma cortesia de Michel Teló, um músico brasileiro que acha que está tudo bem em colocar sanfonas em suas músicas. Deixa eu te dizer algo, Michel: sanfonas não têm espaço na música pop. É um instrumento antiquado que faz com que todas as músicas pareçam um jingle de comercial de rádios da Romênia, e é exatamente isso que 'Ai, se eu te pego' parece. A música é número um em praticamente todos os lugares, menos aqui (Reino Unido) e nos Estados Unidos, onde as pessoas são normais, pensam direito e não falam português. Deus abençoe a rainha e tudo mais."
Acho que Bishop merece uma resposta. Lá vai ela
Resposta do Outros 300
Bem caro Joe, sim 'Ai Se Eu Te Pego' não é uma grande música e Michel Teló não é um grande cantor, isso é fato. Justin Bieber pode ter 500 milhões de visualizações dando um 'bom dia' como você disse, afinal comparemos a diferença entre o sucesso de um norte americano e um latino não é?
De fato o Brasil passa longe de ser um país 'normal', longe disso até, e é isso que nos dá o charme e admiração mundial pela nossa ALEGRIA que vocês ingleses nunca terão. 'Anormal', no sentido pejorativo que o senhor quis colocar, claro, deve ser um jornalista de um veiculo tão grande quanto o The Guardian não buscar ter o mínimo de informação acerca do que versará.
A música de Teló não teve, tem ou terá intuitos informativos ou didáticos. O objetivo dela sempre foi o mero entretenimento e diversão, que é exatamente, caro Joe, o que seus ouvintes buscam ao consumi-lá. Diversão. Lembra-se de como é se divertir Sr. Bishop? Acho que não.
O engraçado são estas palavras saírem de um cidadão conterrâneo do One Direction, Spice Girls, Take That, Prodigy, e mais algumas outras tosqueiras  igualmente sem conteúdo e que também existem (ou existiram) meramente para entreter. Entreter manja Joe?
Acho que o povo do resto da Europa (ou Europa anormal? Me diga Joe) pegou o sentido da coisa. Existe o momento de ser sério, existe o momento de refletir, e existe o momento de diversão e é aí que entre o Michel e sua sanfona, sacou?
E porque não sanfona Lord Bishop? "Na música pop não tem espaço". Porque não? Quem disse? Está escrito aonde isso? Não mano Bishop o que não tem espaço na música pop é a chatura, a  pedancia e a antiques. 
O legal é que os seus leitores, Joe, não necessariamente concordaram com você, eles lembram que os países que ele você chama de normais - Inglaterra e Estados Unidos - também produziram artistas de que os críticos não gostam muito, como One Direction e Madonna. Há também outros leitores que apontam a opinião como mera arrogância do pensamento britânico. Ora imagina...
Vá tomar o chá das cinco com Adele, fofocar a vida da família real nos tabloides sensacionalistas, e torcer pra sua seleçãozinha uma só vez campeã mundial  e nos deixe em paz camarada. Toca essa sua sanfona aí Teló...

Sandro Bahiense
Blogueiro do Outros 300 
Não gosto do Teló, mas desgosto mais ainda de quem fala mal do Brasil ou de brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário