terça-feira, 23 de outubro de 2012

FIM DE SEMANA DE 'A FLOR DO AMADO' NO TEATRO CARLOS GOMES


oi

Espetáculo de dança homenageia escritor Jorge Amado

"A Flor do Amado", da Companhia Balé da Ilha, acontece no fim de semana, em Vitória, para celebrar centenário do autor 

No ano em que se comemora o centenário do escritor Jorge Amado, mais uma programação cultural homenageia o escritor. O espetáculo de dança “A Flor do Amado”, da Companhia Balé da Ilha, é inspirado na obra do baiano e será apresentado na Capital no sábado e domingo, no Teatro Carlos Gomes.

A diretora da peça, Karla Ferreira, explica que a montagem não fará uma referência às obras de Amado, mas sim uma releitura de sua carreira. “Não é uma leitura das obras dele ao pé na letra. A ideia do espetáculo é trazer elementos do mundo do baiano, como o mar, os personagens, a Bahia, tentando revelar o olhar dele”, esclarece Karla. A coreografia é da cubana Mercedes Beltrão, contribuindo com o olhar estrangeiro sobre a obra do autor de “Gabriela”.

O projeto, realizado com recursos da Lei Rouanet – mecanismo de incentivo fiscal do Ministério da Cultura –, nasceu antes mesmo do centenário de Jorge. “Em 2011, já queríamos montar esse espetáculo, mas não sabíamos que conseguiríamos montá-lo ainda neste ano. Foi uma feliz coincidência”.

Karla conta que a companhia Balé da Ilha sempre traz um pouco da cultura do Brasil nos seus espetáculos. “Já trabalhamos com o congo, que é africano, mas está na cultura capixaba, por exemplo, e agora trazemos Jorge Amado. Temos essa marca registrada de apostar na brasilidade, de resgatar nossa cultura. Queremos circular com este balé pelo Estado, levar a dança como um instrumento didático, de aprendizado. Mas não há nada concreto, é só um projeto”, destaca.
Atualmente, a companhia, criada há 25 anos, é formada por oito bailarinos prestigiados, com uma média de 20 anos, com exceção do cubano Ernesto Ulacia, 30. “Estamos com uma equipe renovada e muito premiada. Ensaiamos há 10 meses para este espetáculo. A expectativa é a melhor possível”.

CONFIRA
Espetáculo "A Flor do Amado"
Quando: Sábado (27), às 20h30, e domingo (28), às 19h30
Onde: Teatro Carlos Gomes (Praça Costa Pereira, Centro, Vitória)
Ingressos: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia), à venda na bilheteria do teatro e também no site ingresso.com
Informações: (27) 3132-8398

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário