sexta-feira, 19 de outubro de 2012

LICENÇA CRÔNICA: CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ROCHA



Carlos Alexandre da Silva Rocha nasceu em Vitória-ES em 1988. Escreve desde os treze anos de idade e tem como influências Drummond e os escritores simbolistas. Em 2008, lançou, pela Lei Rubem Braga, o livro de poemas “Um homem na sombra”, que aparentemente se coloca aos olhos do leitor como algo simples. Entretanto, como o livro versa sobre as angústias humanas, ele torna-se não tão fácil de ser encarado. Carlos Alexandre é formado em Letras-Português pela UFES e escreve no Blog Pierrô crônico (www.pierrocronico.blogspot.com). Confira, abaixo, a crônica “O representante”:

 

O representante


– Abaixo aquela coisa... Como é mesmo o nome? Ah! Lembrei... A obressão!
– Não! Meu filho, é opressão! Retruca a professora com a sua cara de choro.
– É... É essa parada mesmo! Chega... Chega de sopa de canjiquinha, queremos sorvete ou coca-cola com bolo!
Somente a professora levantou e aplaudiu, pois estava cansada de tomar sopa. Entretanto, acalmou seus aplausos, ela não podia ter partido. Ela não poderia traumatizar os pequenos.

– Muito bem, Carlos, pode sentar. Agora peço que o candidato da chapa dois venha aqui na frente discursar.
Era o Wesley, vinha com o dedo no nariz, limpando o salão, como dizem. Ao chegar na frente da turma, retira o dedo e limpa a meleca na camisa do uniforme e começa a gritar.
– Vou acabar com todos deveres de casa. Queremos um basta a essa tortura, queremos brincar! A gente não quer só dever, a gente quer diversão e fazer arte... Por isso vote chapa dois e eu paro de roubar seus lanches no recreio!
Toda turma aplaudia efusivamente, não pelo seu discurso, mas por poderem, finalmente, comerem sossegados. Depois que tudo se acalmou, a professora chamou o próximo candidato, o Afonsinho.
– Faço minhas as palavras dos candidatos anteriores...

– Não, querido, você tem que explicar o porquê de seus colegas votarem em você como o representante de turma, advertiu a professora.
– Mas, por quê? Na televisão eles repetem as mesmas coisas, pensei que podia mudar!
– É, mas... Bem, faça as suas propostas e diga o que você tem que os outros candidatos não têm.
–Ah! bem, vote consciente, vote chapa três, pois eu sou... Sou ficha limpa!
– Ficha limpa?! Grita toda a turma em um som uníssono como se acabassem de acordar.
– É, oras... Vocês não veem televisão não? Sou um candidato limpo e cheirosinho. É só olhar no livro de advertências! Está em branco! Ao contrário da oposição que é corrida... Sou ficha limpa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário