quarta-feira, 24 de outubro de 2012

VIAGEM PELA LITERATURA REALIZA ENCONTRO COM ESCRITORES NESTA QUINTA. CONFIRA!


Ocupante da cadeira de número 15 da Academia Espírito-Santense de Letras (AEL), o "poemador" Marcos Tavares é um dos escritores do evento.



O Viagem pela Literatura realiza nesta quinta-feira (25), às 19 horas, mais uma edição do Encontro com Escritor. A atividade será no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), em Jucutuquara.
Os escritores convidados são: Francisco Aurélio Ribeiro, Marcos Tavares e Paulo Sodré. O objetivo de promover esse bate-papo dos autores com o público é proporcionar aos participantes conhecer os processos de produção literária e de criação. Na abertura da noite, haverá participação do Grupo Biblionecos de Contadores de Histórias e Teatro.

Ocupante da cadeira de número 15 da Academia Espírito-Santense de Letras (AEL), o "poemador" Marcos Tavares é também contista, cronista. O escritor tem obras publicadas em jornais e revistas de Vitória e de São Paulo. Seu trabalho integrou a Antologia de Poetas do Espírito Santo, obra que reúne os vencedores de concurso realizado em 1981. Em 1987, lançou "No Escuro, Armados" (contos), pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida e Editora Anima (Rio de Janeiro), e em 2005, "Gemagem" (poesia), pela Lei Rubem Braga.
Paulo Roberto Sodré é escritor, poeta, professor de literatura da Ufes desde 1989, com vários livros publicados, entre eles: "Senhor branco ou o Indesejado das gentes" (2006). Este ano, publicou "Poemas desconcertantes", pela editora Cousa, que reúne ao todo cinco livros, três deles inéditos: Poemas de desconcerto (1993), Poemas Ridículos (2003) e Anotações de Viagem (2010).

Francisco Aurélio Ribeiro é professor universitário, mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura Comparada, e foi um dos criadores do Mestrado em Estudos Literários da Ufes. Possui mais de 40 livros publicados, entre literatura infanto-juvenil (16), crônicas (04), poesia (1), e os demais de crítica e historiografia literária, além de dezenas de artigos em revistas especializadas do Brasil e do exterior.

 

Projeto

Contemplado em 2007 com o selo do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura, o Viagem Pela Literatura é um dos principais mecanismos do fomento à literatura no País. Ao todo, são quase 90 mil participantes ao longo das 17 edições. Mais da metade, em torno de 52 mil, de 2005 a 2011.
O objetivo das ações desenvolvidas é o incentivo à prática da leitura junto ao público infantil, juvenil e adulto, buscando ampliar horizontes através de viagens ao mundo da imaginação. O projeto realizará dezenas de atividades gratuitas até dezembro, ocupando espaços como escolas, centros comunitários, parques, unidades do Projeto Caminhando Juntos (Cajun) e praças públicas.

 

SERVIÇO

Viagem pela Literatura – Encontro com o Escritor
Atrações: escritores Marcos Tavares, Paulo Sodré e Francisco Aurélio Ribeiro. Participação do Grupo Biblionecos de Contadores de Histórias e Teatro.
Quando: quinta-feira (25), às 19 horas.
Onde: auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Avenida Vitória, 1729, Jucutuquara.
Mais informações: (27) 3381-6926.
Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário