terça-feira, 16 de outubro de 2012

TUDO EM CULTURA

A cultura não pára no estado, Brasil e mundo! Ainda bem! Confira um apanhado de tudo que tem rolado agora aqui no "tudo em cultura" (Destaque para os eventos que acontecerão hoje na Grande Vitória, para a agenda do Loolapalooza e para o trailer do novo filme de Tarantino):

Quatro companhias teatrais organizam mostra independente em Vitória

Luara Monteiro/Divulgação

Quatro companhias de teatro do Estado iniciam nesta terça-feira (16) a "Off – Mostra de Teatro de Grupo", organizada de forma independente, levando ao público três espetáculos e um bate-papo sobre o fazer teatral. O evento acontece paralelamente ao VIII Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fentev), seguindo a tradição no Brasil e no mundo das mostras paralelas aos festivais oficiais, com a proposta de apresentar diferentes perspectivas quanto ao que vem sendo realizado nesse meio artístico.
Quarta, 17 de outubro
18h. Espetáculo "Entre Memórias e Esquecimentos", da Repertório Artes Cênicas e Cia, na Praça do Epa, em Jardim da Penha, Vitória.
Quinta, 18 de outubro
20h. Espetáculo "Insone", do Grupo Z de Teatro, na Sede da Repertório Artes Cênicas e Cia. Rua Professor Baltazar, 152, Centro de Vitória.
Domingo, 21 de outubro
19h. Espetáculo "Benjamim", do Projeto Benjamim, na Sede da Repertório Artes Cênicas e Cia. Rua Professor Baltazar, 152, Centro de Vitória.

Nova exposição individual de Regina Chulam apresenta o olhar da artista sobre o mar

Tom Boechat/Divulgação

Há cerca de um ano, a artista plástica Regina Chulam visitou a praia de Curuípe, na Bahia, e ficou encantada pela beleza do lugar, sobretudo as luzes e as cores. "É uma praia muito particular, que me lembrou o que foi a Praia do Canto no passado", afirma a artista, que se inspirou naquela paisagem para pintar as nove telas reunidas na exposição "Nosso Mar", a ser inaugurada nesta terça-feira (16), na OÁ Galeria de Arte Contemporânea, em Vitória na Rua Aprígio de Freitas, 50, Consolação, Vitória. Visitação: até 17 de novembro, visitas monitoradas mediante agendamento pelo (27) 3227-5443.

Vitória Cine Vídeo anuncia selecionados e programação


O Festival Vitória Cine Vídeo, tradicional espaço do cinema brasileiro no Espírito Santo, chega a sua 19ª edição – de 5 a 10 de novembro – trazendo um total de 94 filmes. São 87 curtas-metragens e 7 longas-metragens entre os selecionados para as Mostras Competitivas e não competitivas, Festivalzinho e Itinerante, numa maratona cinematográfica que celebrará o novo cinema autoral brasileiro. Este ano, os curtas selecionados serão apresentados dentro de quatro programas competitivos diferentes. As exibições e debates acontecerão no Cine Metrópolis (na Universidade Federal do Espírito Santo) e na Estação Porto, centro de Vitória, nova casa do festival. Lá também acontece, no dia 8 de novembro, a homenagem à atriz Laura Cardoso, que será agraciada com o Troféu Marlin Azul. 

Selecionados no site: 

Remake de ''Carrie, a Estranha'' ganha primeiro trailer


Protagonizado por Chloë Moretz, remake do clássico ''Carrie - A Estranha'' ganha novo trailer (acima) que mostra a destruição causada pelos poderes da jovem Carrie. Ao contrário do que acontece no romance de Stephen King e no filme de Brian De Palma, em 1976, o terror não deverá ficar restrito à escola. ''Carrie'' conta a história de uma menina com poderes telecinéticos, com uma mãe religiosa e opressora, que passa a sofrer ''bullying'' após menstruar pela primeira vez. No remake, Além de Chloë Moretz, Julianne Moore vive a mãe da jovem, e Judy Greer a professora de ginástica. Garbriella Wilde e Portia Doubleday também estão no elenco. O filme estreia por aqui no dia 15 de março de 2013. 

Chiclete com Banana anima Espírito Elétrico

Banda Chiclete com Banana

Com mais de 30 anos de estrada, o Chiclete com Banana se tornou uma das mais importantes bandas da música brasileira. Independente de rótulos, conquistou fãs fiéis em todo o país: os chicleteiros. Na certeza da presença desses fãs, a banda é uma das principais atrações do Espírito Elétrico, que acontece nos dias 19 e 20, no Carapina Centro de Eventos, em um evento realizado pela Rede Gazeta. Bell Marques e sua trupe se apresentam às 23h30 de sexta-feira, mesmo dia de Banda Eva, Parangolé e Grupo Bom Gosto. No sábado será a vez de MC Catra, Tomate, Asa de Águia e Psirico.

Forfun libera novo clipe


Os cariocas do Forfun liberaram no final de semana o clipe da música ''Morada'', presente no excelente disco ''Alegria Compartilhada'', que pode ser baixado gratuitamente no site da banda - www.forfun.art.br. Dirigido por Caco Santana, o vídeo reúne imagens que transmitem a calmaria descrita na música. Vale lembrar que a banda estará em Vitória no próximo dia 1º de novembro para apresentação no IlhaShows ao lado dos regueiros do Macucos.

Daniel Lopes busca refinamento em novo disco

Músico Daniel Lopes

Em 2009, quando lançou ''Mais e Mais Refrões'', seu primeiro disco, o carioca Daniel Lopes o fez por conta própria; escreveu, produziu e gravou todas as canções em casa, de maneira quase artesanal, mas que cumpria bem a proposta de um trabalho singelo e sincero. Agora, três anos depois, ele lança ''Bonito'', trabalho que co-produziu com Maycon Ananias. ''Eu estava numa onda bem egoísta quando lancei o primeiro disco'', explica o músico em entrevista. Entre um disco e outro, Lopes participou da banda Les Pops. ''Aprendi que queria colaborar com as pessoas; trocar experiências; somar personalidades... Nunca tinha tido isso na minha carreira''.

João Cavalcanti brilha em estreia solo

Música João Cavalcanti

Em sua estreia solo, o filho do músico Lenine passeia, sim, pelo samba, mas também brinca de rock, pop, sons ambientes e até frevo. ''Apesar de as músicas serem bem diferentes entre si, o discurso é único. Percebemos (João e Plínio Profeta, produtor do disco) isso durante a gravação do disco, mas não nos preocupamos. As músicas refletem que eu sou neste momento'', explica João em entrevista. ''Nunca terei uma preocupação com uma identidade estética. Acho que se eu começar a me preocupar com isso, o disco perde sinceridade, a autenticidade'', completa o músico.

Natiruts volta à cena musical e lança CD e DVD acústico

Divulgação

O Natiruts, uma das bandas de reggae de maior sucesso do país, já estava há três anos sem lançar um novo álbum. O último, "Raçaman" (2009), rendeu quatro singles, incluindo "Você Me Encantou Demais". Em se tratando de DVD, o primeiro e único trabalho lançado foi "Natiruts Reggae Power Ao Vivo", em 2006. Agora, em 2012, os fãs ganharam um verdadeiro presente. Em fevereiro, o Natiruts realizou um show acústico no Rio de Janeiro, resultando no nono CD e segundo DVD da carreira da banda. Após fazer shows por todo o Brasil e ao redor do mundo, a escolha do cenário não poderia ser melhor e mais brasileira: o Mirante Dona Marta, dentro da Reserva da Tijuca.

''Caça aos Gângsteres'' ganha novo e empolgante trailer



Dirigido por Ruben Fleischer, de ''Zumbilândia'', ''Caça aos Gangsteres'' ganha mais um estiloso trailer que mostra que o estilo do diretor estará presente. O filme estreia por aqui em 1º de fevereiro do ano que vem. A trama se passa na década de 1940, em Los Angeles, cidade comandada pelo mafioso Mickey Cohen (Sean Penn), chefe dos mercados de drogas, armas, prostitutas e jogos ilegais feitos a Oeste de Chicago. A história tem início quando um grupo liderado pelo Sargento John O'Mara (Josh Brolin) e Jerry Wooters (Ryan Gosling) se junta para dar fim ao império do gângster.

Johnny Depp vai lançar nova série inspirada nas peças de William Shakespeare


O ator norte-americano Johnny Depp, em parceria com Tom Fontana, vai criar uma nova série inspirada nas clássicas peças do inglês William Shakespeare (1564-1616). A trama é descrita como uma abordagem moderna, construída a partir de situações e personagens já existentes na obra do poeta. O roteirista estreante Randall Fontana vai escrever o episódio piloto. A produtora que Depp é dono ao lado de sua irmã Cristi Dembrowski, Infinitum Nihil, Tom Fontana e a produtora escandinava Yellow Bird Productions (dona da franquia Millennium original) serão os produtores-executivos.

Novo filme de Quentin Tarantino finalmente ganha trailer



''Django Livre'', faroeste dirigido por Quentin Tarantino, vai, aos poucos, dando as caras. Ambientado no sul dos EUA, às vésperas da Guerra Civil, o roteiro traz Jamie Foxx como Django, um escravo comprado por um alemão e treinado para se tornar um caçador de recompensas. Ao lado de seu mestre, Django parte em busca de sua esposa, vítima do tráfico de escravos. Estrelado por Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio, Samuel L. Jackson e grande elenco, o longa estreia nos EUA em 25 de dezembro, mas desembarca por aqui apenas em 18 de janeiro de 2013.



Lollapalooza Brasil 2013 | Saem as escalações dos três dias de festival

lollapalooza

A organização do Lollapalooza Brasil 2013 já anunciousua escalação e iniciou a pré-venda de pacotes, mas só agora solta a programação dia a dia. O evento, que acontecerá entre os dias 29 e 31 de março, no Jockey Club de São Paulo, terá as seguintes atrações (headliners no topo das listas):
Dia 29
The Killers
Dia 30
The Black Keys
Queens of the Stone Age
Dia 31
Pearl Jam
Planet Hemp
A venda comum de ingressos terá início às 0h desta terça, dia 16.

Jota Quest: "Tudo Está Parado" ganha versão em clipe



Os mineiros do Jota Quest já haviam divulgado um vídeo com o registro de um dos shows da banda e de uma apresentação realizada no Rio de Janeiro da canção "Tudo Está Parado". Agora, a mesma faixa ganhou sua versão em clipe nesta segunda-feira, dia 15.O segundo single do disco "Folia&Caos", lançado em abril deste ano, traz em seu vídeo como plano de fundo, uma balada bem agitada, filmada em uma casa noturna e um visual bem colorido evitando que tudo ficasse parado.

O mito modernista a partir da obra de Lasar Segall



Qual o tratamento dado pelos artistas modernistas brasileiros tematizam os sujeitos marginalizados? É em torno dessa questão que a crítica de arte e pesquisadora Veronica Stigger vai falar, na próxima quinta-feira (18), no Ciclo de Palestras do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES). Com início às 19 horas, a palestra "O Mito Modernista" é uma atividade da Curadoria Educativa das exposições "A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do Corte" e "Gravura/ES". A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário