terça-feira, 23 de outubro de 2012

VITÓRIA COMEMORA O 'DIA DA ANIMAÇÃO'

Divulgação


Vitória celebra Dia da Animação com exibições gratuitas

Sessões acontecem nesta sexta-feira, dia 26, no Cine Jardins, em Jardim da Penha 

Celebrado no dia 28 de outubro em mais de 200 cidades brasileiras e em 30 países, o Dia Internacional da Animação será comemorado em Vitória com dois dias de antecedência. Na sexta-feira, dia 26, o Cine Jardins, em Jardim da Penha, exibirá 27 animações que reúnem a nova safra, local e mundial.

A programação traz 15 produções na Mostra Nacional e 12 na Mostra Internacional. Entre as brasileiras, três são capixabas, incluindo "As Curvas de Niemeyer" (2010) e "Aventuras e Movimentos" (2011), que também integram a Mostra Inclusiva, com versões que utilizam o recurso da audiodescrição. As obras foram descritas por deficientes visuais durante a oficina "Audiodescrição Por Nós Mesmos", realizada em agosto e ministrada pela professora e especialista Eliana Paes Franco.

A terceira animação capixaba que participa da programação é "Transpostal" (2011), que será exibida pela primeira vez. A obra tem roteiro e desenhos originais do artista plástico Hélio Coelho e ganhou vida após um projeto coordenado pela diretora do Instituto Marlin Azul, Beatriz Lindenberg. A produção coletiva ainda envolveu os animadores Benício Ramos, Ariane Piñeiro, Marinéia Anatório e Irson Pedro Júnior, do Núcleo Animazul, e tem trilha sonora original do músico Pedro de Alcântara.

"A ideia original do Hélio Coelho surgiu há cerca de quatro anos, quando ele começou a fazer pinturas e desenhos das pedras de Vitória, omo o Convento da Penha e o Penedo. A partir dos desenhos, nós elaboramos um projeto coletivo e formatamos em animação. Foram dois anos de trabalho e ficou pronto no fim de 2011", conta Beatriz ao Caderno 2.

A Mostra Nacional conta com animações vindas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará, enquanto a Internacional tem filmes de Portugal, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Austrália e Coreia do Sul.

Data
Comemorado desde 2002, o dia 28 de outubro foi escolhido como Dia Internacional da Animação pois foi nesta data que, em 1892, o francês Émile Reynaud realizou a primeira projeção de um desenho animado, no Museu Grevin, em Paris.
 
Mostra Nacional
Classificação indicativa: Não recomendada para menores de 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário