quinta-feira, 18 de outubro de 2012

TUDO SOBRE "ATIVIDADE PARANORMAL 4" QUE ESTREIA AMANHÃ


Poster do filme "Atividade Paranormal 4"

A galera que gosta de filme de terror pode começar a esfregar as mãos: Três anos após o lançamento mundial de um dos filmes de terror mais bem sucedidos da história, Atividade Paranormal 4 chega aos cinemas capixabas amanhã com a missão de manter o público fiel que foi conquistado em 2009, com uma produção que custou apenas US$ 11 mil.

Recapitulando: no fim do segundo filme da série, descobrimos que Katie (interpretada por Katie Featherston), após ser tomada por um demônio e matar o namorado (Atividade Paranormal), vai atrás da família da irmã, assina a todos e sequestra o sobrinho Hunter (Atividade Paranormal 2). Desde então, não se tem mais notícias dos dois, e é daí que parte a nova história.

Cena do filme "Atividade Paranormal 4"

"Atividade Paranormal 4" repete fórmula, mas assusta

A sequência se passa cinco anos depois dos acontecimentos dos dois primeiros longas e traz uma adolescente como protagonista. Alice (Kathryn Newton) vive em uma tranquila vizinhança com seus pais e um irmão mais novo, mas tudo começa a mudar quando precisam tomar conta do filho da vizinha, que é internada por alguns dias.

Sons assustadores, vultos repentinos e móveis se movendo sozinhos começam a perturbar Alice, que resolve, com ajuda do namorado, registrar em vídeo o cotidiano da casa e provar que algo errado está acontecendo. É a mesma fórmula dos filmes anteriores, mas está longe de decepcionar fãs da série.

As reviravoltas na história, os sustos previsíveis (mas não menos assustadores por isso) e a insubstituível Katie Featherston estão lá, todos muito bem colocados. O que talvez ainda irrite um pouco por permanecer na fórmula é a lentidão dos acontecimentos no começo do longa, que é compensado pela rapidez e quantidade de informações do final. Como no terceiro filme da série, crianças têm grande destaque e importância para a história. O assustador Robbie (Brady Allen) é o extremo oposto de Wyatt (Aiden Lovekamp), que aparentemente é uma criança tranquila e agradável.

Franquia agrada a fãs do gênero

E como toda boa franquia do gênero, uma continuação é provável, não só pelo lucro que a produtora teria com isso, mas pela própria história. São deixados ganchos tanto para um filme sobre o que acontece depois, quanto para um explicando um fato bem específico que ocorreu nos cinco anos de intervalo entre as duas histórias principais da série.

Ao que se propõe, Atividade Paranormal 4 é um ótimo filme de terror. Ele tem seu charme e anima o público, diferente da maioria das franquias com grande quantidade de sequências, que não costumam agradar a todos (Jogos Mortais é um ótimo exemplo de divisor de opiniões, contando com sete filmes). Uma discussão sobre a validade de certas sequências e o limite das produtoras para obter lucro é extremamente válida, mas isso já é um outro assunto. O que vale a pena agora é assistir Atividade Paranormal 4, mesmo que sem compromisso, só pela diversão. Ah, e fiquem até o fim da sessão. Existe uma cena pós-créditos.

Parapsicólogo explica fenômenos

O californiano Christopher Chacon é parapsicólogo e investigador de fenômenos paranormais. De certa forma, ele é uma mistura de Fox Mulder de Arquivo X com Peter Venkman de Os Caça-Fantasmas e com Padre Merrin de O Exorcista. Seu trabalho há 20 anos é viajar o mundo registrando o inexplicável, seja ele encontros com alienígenas, monstros, fantasmas e outros fenômenos. Formado em psicologia e artes dramáticas - sua especialização em ilusionismo ajuda a desmentir fraudes, na melhor tradição de Harry Houdini. Ele disse quais os filmes mais realistas já criados quando o assunto é o inexplicável e, claro, citou a saga de 'Atividade Paranormal'. Veja o que ele disse:

"A série é baseada diretamente no tipo de caso mais comum que eu recebo, quase que diariamente. O que você vê no filme é o que encontramos nas vidas de famílias diversas que nos procuram em busca de ajuda. É muito parecido em todos os níveis. Mas, obviamente, é uma colagem de fenômenos diversos. O que temos no cinema é uma reunião de acontecimentos, todos jogados juntos na tela a fim de criar uma história, de maximizar o entretenimento, para ampliar a emoção. De qualquer maneira, é um retrato realista do que pessoais normais estão passando no mundo inteiro nesse exato momento".

Veja o trailer:



* Fontes: Cinepipoca, Cineweb, Omelete, Adoro Cinema e Cinema na Rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário