terça-feira, 16 de outubro de 2012

PROGRAMAÇÃO DEDICADA A NELSON RODRIGUES HOJE NO PROJETO "VIAGEM PELA LITERATURA".



O jornalista e escritor Nelson Rodrigues é tema da atividade Círculo de Leitura

A literatura brasileira comemora este ano 100 anos do nascimento de Nelson Rodrigues, jornalista e escritor, considerado por muitos um Shakespeare tupiniquim. Observador e escritor da alma humana, deixou uma obra extensa, na qual abordou temas como: amor, política, futebol, (in)fidelidade, entre outros.
Nelson Rodrigues é tema da atividade Círculo de Leitura, desenvolvida dentro do Viagem pela Literatura, projeto da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) por meio da Biblioteca Adelpho Poli Monjardim.

Nesta terça-feira (16 de outubro), às 15 horas, no auditório da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, o Círculo de Leitura terá como leitora-guia Vanda Luiza de Souza Netto. A atividade objetiva uma qualificação melhor para a prática da leitura, por conta da troca, do intercâmbio de vivências e histórias de leitura.
Essa troca que se estabelece entre as pessoas enriquece, estimula, fortalece e amplia horizontes. Vanda Netto tem o papel de ocupar a linha que se estabelece entre os pontos, figura que mobiliza, provoca, costura as demais falas, sem fazer prevalecer a sua própria.

O conto a ser discutido será "A coroa de orquídeas" (1992), de Nelson Rodrigues. Haverá ainda a participação da contadora de histórias Tiana Magalhães, integrante do Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras, que narrará o conto do autor Nelson Rodrigues "O pastelzinho".
Na ocasião, haverá exposição dos livros do autor que fazem parte do acervo da Biblioteca Municipal. E as pessoas que participarem da atividade receberão, ao final, exemplares de publicações da biblioteca.

 

Projeto


Contemplado em 2007 com o selo do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura, o Viagem Pela Literatura é um dos principais mecanismos do fomento à literatura no país. Ao todo, são quase 90 mil participantes ao longo das 17 edições. Mais da metade, em torno de 52 mil, de 2005 a 2011.
O objetivo das ações desenvolvidas é o incentivo à prática da leitura junto ao público infantil, juvenil e adulto, buscando ampliar horizontes através de viagens ao mundo da imaginação. O projeto realizará dezenas de atividades gratuitas até dezembro, ocupando espaços como escolas, centros comunitários, parques, unidades do Projeto Caminhando Juntos (Cajun) e praças públicas.

 

SERVIÇO


Viagem pela Literatura – Círculo de Leitura
Atrações: leitora-guia Vanda Netto e contadora de histórias Tiana Magalhães
Quando: terça-feira (16), às 15 horas.
Onde: Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi. Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro.
Mais informações: (27) 3381-6926.
Entrada gratuita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário