domingo, 7 de outubro de 2012

BIBLIOTECA PÚB. ESTADUAL RECEBE EXPOSIÇÃO "QUADRINHOS: UMA MOSTRA PESSOAL".

Exposição privilegia parte da coleção particular de quadrinhos do atual escritor residente da BPES, Reinaldo Santos Neves

Destinados a um papel secundário durante muito tempo, hoje os livros em quadrinhos vêm alcançando um maior status na literatura, ganhando espaço reservado em grandes livrarias, com uma maior procura, dividindo espaço nas prateleiras juntamente com obras tradicionais.
Por isso, a Biblioteca Pública do Espírito Santo, localizada na Praia do Suá, em Vitória, realiza a exposição "Quadrinhos: Uma mostra Pessoal" durante todo o mês de outubro, com visitação de segunda a sexta, das 8 às 19 horas e conta com parte da coleção pessoal do escritor Reinaldo Santos Neves.

A exposição se concentra em quadrinhos produzidos nos anos 1950-70 pela chamada escola franco-belga, de que são expoentes as séries das Aventuras de Tintim e de Asterix o Gaulês.
Segundo o escritor, Reinaldo Santos neves, o tema da exposição do mês, foi escolhido devido a grande qualidade artística e gráfica, além da rica variedade de temas e quantidade de excelentes autores dos quadrinhos que fazem parte da escola franco-belga.
Para ele, a reprodução de um romance em formato de história em quadrinhos serve como isca para fisgar um futuro leitor do livro impresso.

"A diferença entre o texto original e sua reprodução em quadrinhos é a mesma que entre o texto e o filme nele inspirado: a história é uma só, mas os meios são diferentes, o que só vem duplicar e diversificar o nosso prazer", completa.
Dentre as séries expostas deu-se especial realce às histórias de faroeste "Forte Navajo", criadas por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud. Outro autor em destaque é Jacques Tardi, presente na exposição com as séries "Aventuras Extraordinárias" de Adèle Blanc-Sec e 

Nestor Burma, com quadrinhos preto e branco.
Numa vitrine à parte encontram-se alguns dos 40 números publicados da revista Gibi, da Rio Gráfica Editora, numa tentativa de trazer para o público, nos anos 70, uma boa seleção dos quadrinhos produzidos nas décadas áureas de 1930 a 1950.

Serviço:
Biblioteca Pública do Espírito Santo - BPES
Telefone: 3137-9351


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário