quinta-feira, 4 de outubro de 2012

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL HOJE EM VILA VELHA

Divulgação


Artistas portuguesas mostram seus trabalhos em Vila Velha

Prego Espaço de Arte, em Jaburuna, recebe a artista plástica Ana Torrie e a cantora Rita Braga


Talentos da arte plástica e da música portuguesa ganham espaço esta noite, a partir das 19h, em Vila Velha. O Prego Espaço de Arte, em Jaburuna, idealizado pelo fundador da revista em quadrinhos, Alex Vieira, é palco para os criativos trabalhos de gravuras e ilustrações da artista Ana Torrie (foto acima), 30, e da musicista Rita Braga, que lançou o álbum solo "Cherries that Went to the Police".
No embalo do término da exposição, também de arte portuguesa, "Futuro Primitivo", que inaugurou o espaço, Alex aproveitou para convidar as europeias – Ana mora atualmente no Rio de Janeiro, e Rita está em turnê com seu novo disco pelo país – para também conhecer o Estado.
"Durante minha participação na 19ª Feira Laica em Porto, no mês de dezembro de 2011, conheci a Rita, que também participou da feira. Conversei com ela e a encorajei de vir fazer uma turnê no Brasil, pois ela tinha acabado de lançar o CD e tinha muita curiosidade de conhecer nossa cultura. Acabou que ela veio, e me deu a ideia de também convidar a Ana, que tem trabalhos que encaixam com a galeria", explica Alex.
Inspiração
Ana não esconde o quanto está encantada com a cultura e a energia do povo brasileiro. Formada em Artes Plásticas Escultura pela Universidade do Porto, ela decidiu vir em julho para o país para buscar inspiração para seus trabalhos artísticos. No caso específico, quer as influências do samba e do "caos" para continuar um projeto de história em gravuras que desenvolveu com o personagem Edgar.
No Prego Espaço de Arte, ela expõe o primeiro desses livros com gravuras em metal – a ideia é que faça sete – , que se chama "Exemplar Educação de Edgar". O projeto é inspirado em uma criança um pouco estranha que estava, ao lado de sua família, em uma fotografia antiga que Ana comprou em viagem a Polônia, em 2007.
"O que vou apresentar é primeiro livro da trajetória, que explica um pouco do Edgar. Ele é criado por sete tias, tem um gato, ainda sem nome, e é de uma família de aristocratas de 1920. Tinha feito a continuação da história na Europa, mas não me agradou o resultado. Por isso decidi vir morar aqui e estou adorando. Vou aproveitar minhas experiências no país para dar mais vida a Edgar", conta Ana, que também expõe pinturas em nanquim e o fanzine "A Maldição do Monte da Mina", criado em parceria com Nuno Souza.
A cantora Rita Braga toca ukulele e apresenta o disco de regravações no estilo folk "Cherries that Went to the Police". Ela faz a primeira turnê apresentando o trabalho solo no país - já passou por São Paulo e Rio de Janeiro.
Ao aterrisar na terra da garoa, Rita formou uma banda com Leonel Mancha, Diogo Valentino, Bernard Simon Barbosa  e Gustavo Cabela. Ela promete um show intimista, com influências de músicas dos anos 20 e 30 de vários países, em diferentes idiomas.
"São recortes musicais bem variados. Estou sendo muito bem recebida no Brasil, as pessoas são muito receptivas. E ainda gosto muito das músicas brasileiras, como Mutantes, Arnaldo Baptista e Alceu Valença", conta.

Exposição de Ana Torrie + Pocket Show da Rita Braga 

Quando: Hoje, a partir das 19h
Onde: Prego Espaço de Arte (Posto Castelinho, Rua Jeronimo Monteiro 840, Jaburuna, Vila Velha)
Informações: (27) 3208-8817
Entrada gratuita

* Fonte: Jornal A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário