quinta-feira, 4 de outubro de 2012

REPORTAGEM ESPECIAL - LITERATURA JOVEM ESQUENTA VENDA DE EDITORAS

Atualmente as editoras tem seguido uma tendência que tem dado grande retorno financeiro: Estão investindo em literatura infanto-juvenil. É cada vez maior o número de livros lançados para este público, que tem se mostrado cada vez mais fiel e ávido por novas e novas aventuras.

Apesar de nenhum livro infanto-juvenil constar entre os dez mais vendidos das livrarias do país, proporcionalmente o número de vendas de livros destinados a esta faixa etária (11 a 19 anos) de leitores tem crescido substancialmente e, por consequência, aumentado o número de novas publicações.

As séries tem sido o grande trunfo das editoras. Harry Potter e O Senhos dos Anéis deram o start necessário para um sem número de novas séries, cada uma a seu estilo. As séries sobrenaturais românticas dominam o universo das adolescentes. 'Beijada por um anjo' e 'House of night' estão sempre entre as mais procuradas. Para os meninos séries de aventuras medievais são o que fazem suas cabeças. 'Crônica de Gelo e Fogo' e 'Dragões de Éter' são as mais lidas.

Novas séries

osso450 Série juvenil tem magia, atualidade e mitologia

Baseado nisso mais duas novas séries chegam esta semana ao mercado. Lançado pela Editora Intrínseca Feita de Fumaça e Osso é o primeiro livro de uma trilogia homônima de Laini Taylor, autora finalista do National Book Award em 2009.

Publicado em 2011 nos Estados Unidos e número 1 no ranking do ano da Amazon de livros para jovens, foi selecionado como título notável do The New York Times e listado entre os melhores da Publishers Weekly. A obra vai virar filme.

Passado nas ruas de Praga, “cidade de alquimistas e sonhadores”, Feita de Fumaça e Osso cria um universo mágico, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenhos são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas elas humanas. Seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem é ela de verdade? A resposta a essa pergunta virá dos olhos de um estranho e, é claro, nas duas seguintes continuações.

floresta450 Série desperta consciência ambiental em jovens

 Já em Floresta dos Corvos, outra trilogia, a estória acontece no fictício país de Arborium. País este que guarda uma riqueza de valor inestimável em um mundo de escassos recursos naturais: madeira. É lá que vive Ark, um aprendiz de encanador.

Seu trabalho o obriga a passar por lugares que pessoas comuns não visitariam. E é enquanto está ocupado em um vaso sanitário de um político poderoso que o garoto é testemunha de algo que vai mudar a sua vida. Acidentalmente, Ark escuta uma conversa de conspiradores que pretendem destruir seu país.

Agora, o futuro de Arborium e sua população estão nas mãos de Ark, que terá de ter habilidade não só para enfrentar inimigos como aprender sobre as lendas ancestrais de seu povo.

O livro Floresta dos Corvos, de Andrew Peters, tem curiosidade nesse gênero : além dos monstros, da magia e da imaginação, a luta leva a uma conquista real, a consciência ambiental, a salvação de uma floresta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário