terça-feira, 9 de outubro de 2012

DIA JOHN LENNON


Dia John Lennon

Maior astro da música pop do século 20, John Lennon completeria, se estivesse vivo, 72 anos neste dia 9 de outubro. Cantor, compositor, músico, ativista social e principal nome dos Beatles, Lennon foi assassinado em 8 de dezembro de 1980 em frente ao prédio onde morava, em Nova York. Confira hoje no Outros 300 o "Dia John Lennon".

Lennon continua no imaginário pop. No cinema, temos uma cinebiografia sobre sua adolescência, "O Garoto de Liverpool"; já o documentário "LennoNYC" pode ser assistido na TV por assinatura. A discografia completa do beatle voltou às lojas em versão remasterizada, acompanhada por duas coletâneas e um box especial. Na internet, as músicas dos Beatles finalmente chegaram ao iTunes – um sucesso: 450 mil álbuns e dois milhões de faixas individuais vendidas só na primeira semana.

Elvis e John

Alheio a isso, o legado de Lennon e dos Beatles permanece vivo. Perólas da banda, como “I Wanna Hold Your Hand”, “A Day in the Life”, “In My Life”, “Lucy in the Sky with Diamonds” e tantas outras, ajudaram a moldar o pop como o conhecemos hoje e continuam na ponta da língua dos fãs – a passagem de Paul McCartney pelo Brasil serviu como confirmação.

Em carreira solo, Lennon não foi menos relevante. Continuou a unir com maestria melodias perfeitas e letras marcantes, como provam faixas como “Give Peace a Chance”, “Mother”, “Working Class Hero”, entre outros hits.

John e Jagger

Livro chega hoje as lojas

Os vários Johns - o gênio, o beberrão, o misantropo, o romântico inveterado, o mártir, o marido submisso - ganham vida em "As Cartas de John Lennon", coleção completa de sua correspondência que chega às lojas nesta terça-feira, no dia em que John completaria 72 anos. A coleção, concebida por Hunter Davies, o único biógrafo autorizado dos Beatles, é em parte um agrado aos beatlemaníacos, em parte o retrato de uma das personalidades mais cativantes da história do rock. Entre suas pérolas estão as cartas que um apaixonado e carente John trocava com futura esposa, Cynthia, enquanto os Beatles aperfeiçoavam suas canções na zona de baixo-meretrício de Hamburgo; uma perversa troca de farpas com Paul McCartney depois do fim do grupo; e veementes cala-bocas em críticos, ativistas e músicos.


Grande amor cogita volta do ídolo

Além de músico, John Lennon era também um ativista. Existem hoje músicos e artistas suficientes tentando exercer um impacto nas mudanças sociais?
Ono: Claro que sim, todos eles estão tentando fazer isso, o que é ótimo! Sabe, quando John e eu começamos a fazer isso, a gente olhava ao nosso redor e se perguntava: “Será que somos os únicos?”. Foi mais ou menos assim. Mas hoje em dia eu acho que tem tantos músicos e eles são ativistas muito fortes mesmo. Todos eles. É maravilhoso!

Em sua opinião, qual seria a posição de Lennon na confusão do mundo atual?
Ono: Ele estaria com muita raiva... Ele teria vontade de sair correndo até bater em algo ou esganar alguém, sabe? Mas daí eu também penso que ele teria relaxado e decidido que ainda devia ser um ativista. A gente realmente precisa fazer alguma coisa pelo mundo. Senão, vamos acabar explodindo, todos juntos.

O que você quer que as pessoas saibam sobre John Lennon daqui a 20 anos?
Ono: Primeiramente, não tenho certeza se não estarei ainda por aqui. As coisas estão mudando tanto nesse mundo que pode ser que a gente viva por quanto tempo quiser. E também pode ser que o John volte. Não sabemos de nada. Então não vou responder a essa pergunta.

John e Che

Dois Johns. Um só mito

Feitas as devidas contas, o John Lennon que foi à história da música pop como um dos artistas mais importantes do século passado é um homem dividido em dois. Primeiro aconteceu o Lennon dos Beatles, jovem contente e inconsequente, amado por todo um planeta, quase mais popular que Jesus Cristo. Em 1970, quando sua banda se desfez definitivamente, o caminho já estava pavimentado para o surgimento de um segundo Lennon, mais adulto, atormentado, politizado, participante, até mesmo ocasionalmente impopular.

Palavras de Motta - (John ainda inspirador)*



* Vídeo feito quando dos 70 anos de nascimento de Lennon

Nenhum comentário:

Postar um comentário