terça-feira, 9 de outubro de 2012

JOHN LENNON 72 ANOS - AS CANÇÕES QUE VOCÊ FEZ PRA MIM*



Difícil medir a influência de John Lennon. Ao fundar os Beatles, o músico mudou os rumos da indústria fonográfica e inspirou artistas de todo o mundo, contribuindo tanto para a popularização do rock como para uma mudança de percepção do estilo, direcionando seu talento para composições de engajamento social e político.
Como parte da celebração dos 72 anos de seu nascimento, comemorado no dia 9 de outubro, vários  artistas brasileiros foram perguntados sobre qual a sua música preferida de John Lennon e por quê. Veja abaixo as respostas.
Roy Cicala, engenheiro de som de Lennon
É natural, tão bonita. No meio da canção, John tinha pensando em cantar "pussy" no fundo. Você sabe o que isso significa nos EUA, certo? Minha mulher na época, Laurie Burton, fazia os backing vocals e sugeriu que mudássemos, se não nunca ia tocar na rádio - só naquela época, hoje tocam qualquer coisa. Então mudamos para que soasse francês, algo como 'poussé', e funcionou, ninguém notou nada.

Adriana Calcanhoto, cantora
Sou fã de John, nos Beatles e fora da banda, gosto de muitas canções, mas acho "Imagine" uma obra perfeita, incrível.

Fernando Meirelles, cineasta
Pode soar estranho com tanta música boa, mas a que me toca mais é "(Just Like) Starting Over", do disco "Double Fantasy". O disco saiu aqui quase junto com a notícia da sua morte. Ganhei um de natal. No reveillon daquele ano eu estava acabando um namoro com uma menina que eu gostava, tinha tido um rápido caso com outra garota no meio desta confusão emocional e na festa de fim de ano, além delas duas, apareceu uma outra menina que já havia me impressionado. A música não parava de tocar e eu não sabia o que fazer. Acabei ficando com a terceira com quem estou casado há 26 anos.

Marina Person, VJ e cineasta
"God"
Acho ela inspirada, angustiada, filosófica...

Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura
A música mais genial dele é "Imagine". A letra é forte e a melodia é simples, mas intensa. O mais legal é que é uma música que parece ter sido feita em cinco minutos.

Lucas Silveira, da banda Fresno
A minha música preferida é “Give Peace a Chance”, pois ela foi lançada em um momento muito parecido com o de hoje, onde tragédias acontecem dia após dia, enquanto a geração Twitter prefere fazer piada a respeito dos "eco-chatos", chamando pejorativamente de "hippie" qualquer pessoa que pregue um ideal de paz. É um pós-modernismo tão cafona, onde confunde-se realismo com pessimismo e uma postura pseudo-cool não permite que se pense que o amor é o realmente está fazendo falta no mundo. Na ocasião do lançamento dessa música, os bed-ins, protestos que John e Yoko faziam em favor da paz mundial eram vistos com maus olhos pela mídia, que ridicularizava tais atitudes. Incrível como a mesma mídia hoje ovaciona esses mesmos acontecimentos.

Ana Cañas
"Julia"
A minha canção favorita do John está no "White Album" dos Beatles, se chama "Julia". John Lennon fez essa música pra mãe dele, que morreu num trágico acidente de carro quando ele tinha apenas 18 anos. Adoro essa música porque me parece que toda tristeza que pode haver no mundo foi transformada naquela melodia. A canção sempre me emociona. É muito sincera e de uma simplicidade... Melancolia e beleza de braços dados. Genial!

Mike Einziger, do grupo Incubus
John Lennon é obviamente a personificação da música. Minha música favorita dele também é a favorita da maioria das pessoas, “Imagine”. Mas existe uma razão para todos gostarem dela: a letra diz as coisas mais importantes que uma música jamais disse. São ideias tão simples, mas ao mesmo tempo tão profundas... É uma música que continua tão importante hoje quanto na época que foi escrita.

Edgard Scandurra, músico
Minha música preferida do John Lennon é "Mother". É uma canção muito sentida, triste, e mesmo assim foi um sucesso. Quando você se aprofunda na vida do Lennon e descobre como era a relação dele com a mãe, vê a razão de ele ter feito essa música.

Lobão, músico e apresentador
Gosto do trabalho do Lennon integralmente. No livro mesmo [a autobiografia de Lobão, com lançamento previsto até o fim do ano], falo que tem cinco pessoas que fazem parte da minha alma: Carlos Lacerda, Nelson Rodrigues, Salvador Dali, Nietsche e John Lennon. Então o Lennon é uma pessoa importantíssima na minha vida. Dos discos, pode colocar o "Imagine", "Rock 'n' Roll", "Double Fantasy"... Cada álbum tem uma coisa. "Instant Karma" é uma canção fodaça. Enfim, é um cara que mudou tudo.

Mônica Iozzi, repórter do CQC
Pode parecer meio obvia, mas acho que é "Imagine". Ouvi a primeira vez quando tinha uns 10 anos, na aula de inglês. Aí a gente foi traduzindo e mexeu muito comigo, lembro de ficar muito emocionada e pensar "gente, esse moço é um gênio!". Eu acho que por causa dessa relação, é a que mais gosto de ouvir.


Mariana Weickert, modelo e apresentadora
Sei que é um clássico, mas gosto de "Imagine" por representar bem o que ele fez, sua história de amor e vida.

Fernanda Takai, cantora
Escolhi uma da época dos Beatles que tem assinatura Lennon/McCartney, mas é reconhecida como uma canção do John. É uma das que mais gosto de cantar, meio mantra, meio misteriosa. A melodia é linda. E olha que meu Beatle preferido é o Paul... Essa música também tem versões muito boas por aí, como a da Fiona Apple e Rufus Wainright.

Pitty, cantora
Não tem uma só! Mas a música "Imagine" tem uma memória afetiva, minha mãe colocava para eu escutar.

Supla, músico
Não dá para falar em uma música, gosto de quase todas! Mas acho que a minha preferida é "Sunday Bloody Sunday". Precisa falar por quê?

Roger, músico do Ultraje a Rigor
"Love"
Essa é uma missão impossível! A quantidade de músicas e letras ótimas, em diversas etapas de sua carreira, tantos insights e direções diferentes, de "In my Life" a "Mother", de "Lucy in the Sky with Diamonds" a "Across the Universe". De forma que não sei qual é minha favorita, mas vou escolher "Love" ("love is real..."), que sempre foi um assunto importante em sua carreira, sempre tratado da forma como deve ser, mais universal, e não da forma piegas e babaca como é tratado hoje em dia.

Zeca Baleiro, músico
Gravei "Mother" certa vez num disco-tributo ao Lennon, é uma bela canção, gosto muito. Mas a minha predileta ainda é "Steel and Glass", do disco "Menlove Ave". Ouvi muito essa canção numa determinada época de minha vida, adoro a melodia e a letra.

Leon Cakoff, diretor da Mostra de Cinema de SP
A minha canção favorita do John Lennon é "Mother", que é um verdadeiro hino dilacerado à infância abandonada. Coisa de gênio. Adoro o Lennon. Tenho aqui na Mostra duas fotos que fiz com ele posando especialmente para mim. É muito emocionante ver meus dois filhos pequenos, de 12 e 8 anos, descobrindo as músicas dos Beatles e adorando. A Mostra teve o orgulho de abrir a sua 30ª edição com o filme "EUA x John Lennon", de David Leaf e John Scheinfeld. Nossa pequena contribuição para divulgar a obra deste grande gênio imortal.

Ricardo Salvalaio, escritor, professor e vosso blogueiro
"Mind Games"
De bate pronto fico com esta música, pela mensagem que ela passa, uma vez que ela teoriza sobre o amor como um todo.

Sandro Bahiense, escritor, professor e vosso blogueiro
A escolha é por um caráter ultra sentimental. Meu finado pai ouvia essa música absolutamente todos os dias, como se fosse uma reza, um mantra, sei lá. Eu, fã absoluto de rock, não tinha como não me apegar. No mais, além da letra linda, os vocais, aos gritos, é fantástico.

* De rei para rei "As canções que você fez pra mim" é o título de uma das melhores músicas de Roberto Carlos. Sugestivo para esta postagem né?

** Fonte: Portal Ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário