quarta-feira, 10 de outubro de 2012

TUDO EM CULTURA - ESPECIAL ESPIRITO SANTO

Quem acompanha o Outros 300 sabe que o blog tem por hábito colocar no post "tudo em cultura" o que acontece de bom não só no estado, mas também no Brasil e mundo. Contudo como o estado (felizmente) tem uma agenda cultural muito agitada nesta semana faremos um tudo em cultura somente com eventos que ocorrerão aqui. Alguns acontecem hoje inclusive. Confira aqui e aproveite. 

Música no Museu
O grupo de jazz da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), o Fames Jazz Trio, se apresenta nesta quarta-feira (10), às 18 horas, no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes). A apresentação faz parte do projeto "Música no Museu". O evento é gratuito, sempre às quartas-feiras. O "Música no Museu" visa proporcionar um momento de reflexão e contato com as artes, além de ser uma ótima oportunidade para os frequentadores do projeto "Quartas do Theatro Carlos Gomes" curtirem, antes, outros estilos musicais.

Quarta Clássica
Os cinéfilos e amantes da música não podem perder o próximo concerto da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. No repertório, temas de filmes clássicos como "Jurassic Park", "O Patriota", "O senhor dos Anéis", "E.T", "Pearl Harbor", "Guerra nas Estrelas", "Superman", que farão parte da apresentação da série "Quarta Clássica" desta semana. Com regência do maestro adjunto Leonardo David, a apresentação será na quarta-feira (10), no Theatro Carlos Gomes, às 20 horas. Os ingressos, a preços populares, custam R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia) e podem ser adquiridos a partir das 14 horas, no dia da apresentação, na bilheteria do Teatro. 

Divulgação
Intuição Naif
Para comemorar os 10 anos da Galeria Empório das Artes, no Praia Shopping, Praia do Canto, a artista capixaba Ângela Gomes foi convidada para apresentar 62 telas de pinturas naïf – sinônimo de arte ingênua e instintiva, produzida por autodidatas que não têm formação profissional. A vernissage da exposição inédita "Intuição Naif", feita especialmente para a ocasião, será hoje, às 19h30. A mostra traz pinturas em cores vibrantes de monumentos do Estado, como o Convento da Penha, a montanha Pedra Azul e também registro do folclore local, assim como imagens que destacam as andanças de Ângela mundo afora, com recortes de Portugal, Itália e França.

9ª Semana Estadual da Ciência e Tecnologia
Acontece em Vitória do dia 15 à 19 de Outubro. Do dia 17 ao dia 19 de Outubro teremos uma tenda nossa na feira que acontece na Praça do Papa. O encontro visa dar visibilidade a iniciativas que desenvolvem trabalhos ou produtos culturais ligados à tecnologias. A feira é um momento de apresentação de produtos e projetos para os parcipantes e empresários do ramo que irão circular no evento. Será uma oportunidade de dialogar e apresentar seus trabalhos ao público.

Quadrinhos: Uma mostra Pessoal
Destinados a um papel secundário durante muito tempo, hoje os livros em quadrinhos vêm alcançando um maior status na literatura, ganhando espaço reservado em grandes livrarias, com uma maior procura, dividindo espaço nas prateleiras juntamente com obras tradicionais. Por isso, a Biblioteca Pública do Espírito Santo, localizada na Praia do Suá, em Vitória, realiza a exposição "Quadrinhos: Uma mostra Pessoal" durante todo o mês de outubro, com visitação de segunda a sexta, das 8 às 19 horas e conta com parte da coleção pessoal do escritor Reinaldo Santos Neves.

Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória 8ª edição
Programação. Dia 13 (sábado) teremos Peça: A Caravana da Ilusão – Povo da Rua – teatrodegrupo / RS na  Quadra da Atlântica Ville, Jardim Camburi; Peça: Antígona / ES na Escola Técnica de Teatro Dança e Música Fafi e a peça: A Peça do Casamento / RJ no Theatro Carlos Gomes. Já no dia 14 (Domingo) a peça: Musicircus – Cia Navegante – Teatro de Marionetes / MG no Teatro do Sesi,; a peça: Mefisto – Cia de Teatro Urgente / ES no Teatro José Carlos Oliveira (Centro Cultural Carmélia); e a peça: O Filho Eterno – Cia dos Atores de Laura / SP no Theatro Carlos Gome

O Mito Modernista
Qual o tratamento dado pelos artistas modernistas brasileiros tematizam os sujeitos marginalizados? É em torno dessa questão que a crítica de arte e pesquisadora Veronica Stigger vai falar, na próxima quinta-feira (18), no Ciclo de Palestras do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES). Com início às 19 horas, a palestra "O Mito Modernista" é uma atividade da Curadoria Educativa das exposições "A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do Corte" e "Gravura/ES". A entrada é franca.

Cultura Presente
Desta quinta-feira (11) até janeiro de 2013, 11 bairros da Grande Vitória integrarão um grande circuito artístico-cultural. Serão cerca de 200 atividades entre shows musicais, apresentações de teatro e dança, exibição de filmes, encontros de Hip Hop e oficinas culturais diversas. Inteiramente com entrada franca, essa extensa programação faz parte do Projeto Cultura Presente. O cantor Emerson Xumbrega abre esse calendário cultural às 19 horas no bairro de Nova Rosa da Penha I, em Cariacica. Logo em seguida, às 20 horas, é a vez do bairro de Santo Antônio, em Vitória, assistir ao Leandro Solosanto, com seu show DiverCIDADES. Os bairros de Nova Esperança, em Cariacica; Novo Horizonte, Planalto Serrano e Feu Rosa, em Serra; Terra Vermelha e Santa Rita, em Vila Velha; Bairro da Penha, em Vitória; Nova Betânia e Vila Betânia, em Viana, também sediarão as atividades do Cultura Presente.

1º Festival de TV e Cinema Independente de Muqui
As noites do 1º Festival de TV e Cinema Independente de Muqui – FECIM - prometem muita animação, poesia e movimento com as bandas “Moxuara”, “Regional da Nair” e “Vitrola de 3”. Os grupos se apresentarão na praça central da cidade de Muqui durante a programação do evento, que conta, também, com apresentações de músicos e bandas locais. A intenção do festival é construir uma programação variada, movimentando a noite na cidade histórica de Muqui com música , poesia e cinema. O FECIM tem apoio do Projeto Circulação Cultural da Secretaria de Cultura do Espírito Santo e acontecerá entre os dias 1 e 4 de novembro.

Divulgação
Espírito Elétrico
O maior evento de trio elétrico do Estado está chegando! Quem ainda não garantiu o ingresso para o Espírito Elétrico deve correr. Os passaportes para a festa que acontece nos dias 19 e 20 de outubro, no Pavilhão de Carapina, já estão no quarto e último lote. E para quem ainda quer curtir a festa com a mordomia de pagar no cartão e garantir um preço especial deve ficar atento. Os valores dos ingressos só poderão ser pagos com cartão até o dia 10 e os combos promocionais acabam no próximo dia 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário