sexta-feira, 22 de março de 2013

CRÍTICA DA SÉRIE 'PÉ NA COVA'

Momento mais inusitado da programação de TV Globo, a série 'Pé na Cova' tem reservado, no mínimo, momentos, digamos, diferentes para nós espectadores. Será que o Brasil já está pronto para ter uma série de humor negro, ainda mais na TV mais convencional e assistida do país? Confira na crítica do Outros 300.


Atenção morna para uma série tão boa
Público ainda vê séries com temáticas diferentes com desconfiança

Analisar 'Pé na Cova' requer algumas pré explicações antes. Primeiro: O povo brasileiro demonstrou, apesar de razoáveis mudanças, que ainda não está acostumado a série com temáticas tão diferentes ao nosso dia a dia, logo não nos atenhamos a índices de audiência e afins como parâmetro.

Segundo: Me enche os olhos a coragem de Miguel Falabella de entregar um texto de uma série tão politicamente incorreta à tão polida, casta, imaculada e convencional TV Globo que, de tão surpresa com a ousadia, foi obrigada a pô-la no ar. Afinal aonde mais vemos uma série com uma stripper, uma relação homossexual entre duas mulheres, uma alcoólatra, dois monstros e um travesti de nome Marcão? Pois é, 'Pé na Cova' tem isso. E muito mais.


Alguém pode estar se (me) perguntando do porquê de só agora tecermos uma crítica acerca da série. Pois bem, seu inicio foi tão assustador quando seu elenco. Ao derramar uma série com tipos tão diferentes, foi necessário a Falabella nos apresentá-los primeiro. Com isso os primeiros episódios não foram tão afiados e a trama só esquentou mesmo depois que todo mundo já estava acostumado à turma do Irajá.


Confira a matéria. 'Quem conto um conto...' humor na dose certa

Como vários episódios já foram ao ar nem vou me ater a lhes explicar a trama. Vamos logo para o que logo interessa, a crítica. Porque 'Pé na Cova' é boa? Porque ela é politicamente incorreta sem ser agressiva, porque ela é engraçada sem precisar nos fazer gargalhar o tempo todo, porque ela é diferente de tudo que a gente já viu aqui no Brasil. 


Antes que alguém venha apontar que 'A Família Adams' e a série 'A Sete Palmos' já nos apresentaram temática semelhante os rechaço logo, pois não tem nada a ver. 'Pé na Cova' é outra coisa, e coisa boa, feita por gente experiente e competente.

Elenco forte, feio, esquisito e excelente.


Falabella é o protagonista Ruço (com ç mesmo) um pobre dono de funerária. O detalhe é que o (antes eterno) rico Caco Antibes se tornou o pobre Ruço com a mesma capacidade de convencimento. Ele largou a velhoca e bêbada mulher Darlene (Marília Pêra) para se ajuntar à gostosinha Abigail (Bianca Comparatto) que sempre faz questão de deixar os fartos seios sempre bem a mostra. Falando em gostosas Ruço e  Darlene tem dois filhos. Uma delas é Odete Roittman (Luma Costa) que trabalha fazendo strippers pela web com, acreditem, total consentimento e apoio dos pais. Os strippers de Luma, ou melhor, Odete, são mais um bom motivo a mais para assistir a série. Além de Odete, Alessanderson (Daniel Torres) "estuda" para ser vereador do município e não tem nenhuma vergonha de admitir que faz isso em busca de ascensão social.


Não bastasse a família louca, os vizinhos também são um a parte. Odete namora com Tamanco (Mart'nália) que mostrou-se muito corajosa a fazer uma lésbica assumida na TV. Tamanco é irmã de Marcão (um travesti que trabalha de mecânico durante o dia). Negros, a dupla o tempo todo cita o preconceito sofrido por eles (pela opção sexual e cor da pele) da forma mais natural (e infelizmente corriqueira em nosso país) possível. Outro casal louco é Floriano (Rubens de Araújo) e Luz Divina (Eliana Rocha) dois monstros de tão feios. Alguém dúvida que a turma do Irajá joga isso na cara deles o tempo todo?

Confira a matéria. O que sobrou do 'Comédia MTV'

É essa despreocupação com o politicamente correto que transforma 'Pé na Cova' num programa tão interessante. Mesmo não sendo tão engraçada, a série merece ser vista pela coragem de quem a escreveu e pelo incentivo ao novo. Assistam-a, mesmo sendo da Globo...

2 comentários:

  1. Amo Pé na Cova. Acho Miguel brilhante.. Sempre tive um certo pré conceito em relação a ele, mas agora mostrou-se despudorado. Texto brilhante e na minha opinião inteligentíssimo Parabéns elenco. O blogueiro aqui esqueceu de mencionar a irmãs gêmeas , uma preta outra branca... hhahah.. muito bom!.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro assistir pé na cova, falam em "humor negro", eu vejo em pé na cova, belezas que não se vê mais na vida real. Percebam como a família de ruço conversa, Ruço é um homem que escuta o outro, escuta sua família, até a empregada fala e é ouvida. Hoje em dia as pessoas não conversam mais como em pé na cova. Existe um carinho entre os membros da família, um respeito, isso é o que me cativou no seriado, a "humanidade" está sempre acima de outras questões. PARABENS!! É o melhor seriado que já vi na vida!!! Abraço Isabel

    ResponderExcluir