terça-feira, 26 de março de 2013

SAIBA ONDE COMPRAR VINIL NA GRANDE VITÓRIA

O disco de Vinil ou o Lp (Long Play) foi lançado na década de 40 para reprodução musical. Com o passar dos anos e com o lançamento e ascensão do CD na década de 1990, o Vinil acabou se tornando uma coisa obsoleta. Em 2008 houve um crescimento na venda e procura pelos “bolachões” (como também são conhecidos). Algumas gravadoras passaram a relançar antigos LPs e até mesmo novos sucessos no formato de vinil. Mas você, fã, sabe onde comprá-los? Não? Então veja aqui na matéria do Outros 300.

Folha Vitória

É fã de Vinil? Saiba onde comprar Lps antigos na Grande Vitória

Não é comum que fãs fiquem sem saber onde adquirir os bolachões, principalmente agora em que a moda dos uso dos LP's tem voltado (tanto para colecionadores quanto para novos fãs). Um "fonte certa" para encontrar aquele vinil antigo é com um certo senhor, de barba branca e fala mansa...

Valter Viera da Silva, mais conhecido como Golias, com seus quase 50 anos dedicados à venda de discos em Vitória, pode ser considerado um grande ícone quando o assunto é Lps. Golias passou por altos e baixos com a transição do Vinil para o cd. “Em 1998 fechei as portas porque o cd veio com uma velocidade muito grande e eu não estava preparado para isso. Um ano depois recomecei com a ajuda de amigos e hoje continuo vendendo lps e sobrevivendo”, conta.

Hoje o Vinil agrega fãs fiéis ao som mais grave e o seu visual vintage. “Gosto do vinil porque eles atendem melhor a qualidade do som além de estragar com menos facilidade. Apesar do tamanho, acho que ele tem uma certa praticidade”, diz um colecionador.

“Muitas das pessoas que compram Lp comigo eram garotos e compravam os discos comigo no passado. Hoje os filhos deles influenciados pelos pais também vem a minha loja”, diz Golias em entrevista recente.

Segundo Lauro Pereira, dono do Sebo Ponto de Cultura, com o Vinil você acaba tendo um compromisso com o disco, com a música, por ter que virara o lado do Lp para ouvir mais faixas, coisas que o cd não tem. “Você apenas liga o som e deixa a música tocar”, explica Lauro.

Golias conta que muitos dos que jogaram seus discos fora hoje se arrependem do feito. “Pessoas vem arrependidas por terem jogados os seus discos fora. Há dez anos o disco se tornou um lixo e hoje as pessoas o buscam de volta”.

Onde encontrar Lps:

Sebo Ponto de Cultura:
Avenida Henrique Moscoso, Centro de Vila velha, Edifício Dom Bosco, 289 loja 8. Próximo ao Shopping da Terra. 32294481

Golias Discos:
Av. Jeronimo Monteiro, 736, Centro de Vitória, Antigo Mercado Capixaba.

Onde comprar vitrolas ou 3 em 1

Mas o que adianta ter um LP se você não tem onde ouvi-lo? Para adquirir a boa e velha vitrola (ou sua versão moderna o "3 em 1") basta você ir ao centro de Vitória. Na Rua Desembargador O'Reilly (na rua do McDonalds do centro de Vitória) temos duas lojas especializadas em vender aparelhos antigos que reproduzam os vinis.

Apesar de antigos os toca discos passam por detalhada manutenção e estão em ótimo estado, pronto para uso e com garantia extensa. 

CD's

Mas nem só o vinil causa saudosismo. Colocado de lado após o advento do MP3 os cd's também tem perdido espaço nas lojas e paulatinamente, assim como os LP's tem se tornado artigo de colecionador.

Logo lojas que vendem cd's antigos também merecem destaque. A Martini (também na rua do McDonalds do centro de Vitória) é imbatível quanto a acervo. Lá encontra-se artigos de música, posteres, instrumentos musicais, vídeo lasers e, claro, os cd's que vão desde grupo antigos de pagode, até a lambad, funk melody, trilhas de novelas até os álbuns atuais. A ida a loja é, antes de mais nada, uma interessante viagem pelo tempo.

2 comentários: