quinta-feira, 20 de junho de 2013

DIOGO VILELA TRAZ PEÇA SOBRE ÍCONE DA MÚSICA AO ESTADO

Ary Barroso, ícone da música popular brasileira terá sua vida retratada na peça “Ary Barroso: Do Princípio ao Fim”. O espetáculo, que terá o ator Diogo Vilela como protagonista, estará em cartaz neste sábado e domingo no Teatro da Ufes. saiba mais sobre a peça lendo a matéria completa.

Por Júlia Casotti  

Victor Hugo Cecatto/Divulgação


Diogo Vilela apresenta 'Ary Barroso: do princípio ao fim' no ES

Espetáculo apresenta um painel amplo sobre o músico mineiro

Para viver no teatro Ary Barroso, um dos grandes compositores da música brasileira, o ator carioca Diogo Vilela, 55, conta que antes de subir ao palco costuma pedir em pensamento permissão ao músico, que faleceu em 1964, aos 60 anos, de cirrose hepática. “Faço o pedido e dou permissão para ele vir no meu corpo. Posso dizer que já senti várias vezes, quando reagi de forma inesperada e ouvi vozes. Aconteceram muitas coisas interessantes nessa temporada”, revela o ator.

Depois de três anos de estudo e pesquisa sobre o compositor de “Aquarela do Brasil (1939), o ator estreou em 2013 o espetáculo musicado “Ary Barroso: Do Princípio ao Fim”. Além de atuar, Vilela também assina a direção e o roteiro. Neste fim de semana, a peça chega ao Teatro Universitário, em Vitória, e apresenta aos capixabas um painel amplo sobre o mineiro.

Os últimos dias da vida de Ary, em que ele está acamado e é o homenageado da Escola de Samba Império Serrano, no carnaval de 1964, são pontos de partida para o próprio compositor relebrar sua trajetória. A história da criação de suas músicas nas décadas de 30, 40 e 50, e a amizade com Carmem Miranda, Lamartine Babo, Aracy Cortes, Alda Garrido, entre outros, também estão presentes durante os 120 minutos.

Desafio

Diogo, que também já viveu Cauby Peixoto e Nelson Gonçalves no teatro, explica que construir a vida de Ary foi o mais difícil, mesmo contando com a ajuda de familiares do compositor. Para reproduzir a voz específica do mineiro sem ser caricato, contou com a ajuda de uma fonoaudióloga. “Ele não é do meu tempo, e os outros estavam vivos na época do espetáculo. Cauby até hoje, e Nelson morreu semanas depois. Então, pude conversar com eles. Ary era da época mais romântica da música popular brasileira e tive que fazer uma pesquisa muito grande para conhecer a voz, o corpo”, destaca.

A inteligência de Ary é um dos pontos mais elogiados por Diogo. O carioca ressalta que ele era uma personalidade artística e uma grande influência pública. “Ele escrevia músicas maravilhosas com uma poética muito forte. Não é só ‘Aquarela do Brasil’ que é incrível. ‘Risque’ (1952) e ‘Inquietação’ (1935) têm letras lindas. Lutou muito por nosso país, era apaixonado pelo Brasil”.

Diogo admite estar triste com o fim da temporada. Ele espera que o público fique satisfeito com a oportunidade de conhecer mais a importância de Ary. “É triste deixar um personagem. Foi um processo muito difícil. Conseguir patrocínio, montar, produzir. Por isso, a expectativa de agradar em Vitória é grande”, comenta.

Sobre a peça

História
O espetáculo musicado conta a vida do compositor mineiro Ary Barroso, que faleceu em 1964, de cirrose hepática. Homenageado como o tema da Escola de Samba Império Serrano, no desfile do mesmo ano, Ary Barroso (Diogo Vilela) relembra durante a peça sua trajetória, a criação de músicas de sucesso e também a amizade com Carmem Miranda, Lamartine Babo, Aracy Cortes, Alda Garrido, entre outros.

Atores
No elenco, além de Diogo, Tânia Alves interpreta Ivone, esposa de Ary. Outros nomes são Mona Vilardo, que vive Aracy Cortes e Alda Garrido, Lu Bollina, como Carmem Miranda; Reynaldo Machado, como Moreno; e Alan Rocha, Esdras De Lucia e Carlos Leça, como os sambistas da Império Serrano.

Responsáveis
O texto e a direção do espetáculo “Ary Barroso: Do Princípio ao Fim” são do ator carioca Diogo Vilela. Já a supervisão artística fica por conta de Amir Haddad, e a direção musical e os arranjos são de Josimar Carneiro. Ao todo, são 120 minutos de espetáculo, com um intervalo, em que 23 músicas serão interpretadas.

Ary Barroso: do princípio ao fim
Quando: Sábado, às 21h30, e domingo, às 19h
Onde: Teatro Universitário (Av. Fernando Ferrari, Ufes, Campus de Goiaberas, Vitória)
Ingressos: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia), com vendas na bilheteria do teatro e no site Ingresso.com. Assinantes de A GAZETA têm desconto de 50% no valor da inteira.
Informações: (27) 3335-2953
Retirado integralmente de A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário