sábado, 29 de junho de 2013

LÓGICA MORFO-SINTÁTICA X ERROS



É importante se ater que existem diferentes graus de determinação do que é certo e errado. Pela lógica gramatical, muitas construções sintáticas consideradas corretas seriam erradas, como usar o verbo no singular quando há sujeito composto depois do verbo, por exemplo. Pela sintaxe, o sujeito deve ficar, mesmo nesses casos, no plural. Porém, as regras da gramática não são baseadas apenas na lógica morfo-sintática. Há outros fatores, como eufonia e assimilação. Pela eufonia, erros lógicos da gramática como o que citei são considerados corretos. Em contrapartida, advérbios como “bonitamente” são considerados errados. Pela lógica gramatical não há erro: o processo foi feito de maneira correta, ou seja, o adjetivo passa para o gênero feminino e é acrescido pelo sufixo –mente. 

Considerar essa palavra errada é uma questão que envolve eufonia e assimilação. Como, quando se quer usar tal palavra, usa-se o advérbio “bem” ou o adjetivo tornado advérbio “bonito”, ela acaba não sendo usada, e, portanto, assimilada, fazendo com que soe estranho, entrando aí a questão da eufonia. Ou seja, na sintaxe, nem tudo que é considerado correto ou errado (na verdade, a maior parte das casos) se dá pela lógica da própria sintaxe, mas sim por fatores externos, que acabam sendo os determinantes das regras. Não estou condenando esses métodos, eles são bons porque abrem portas para novas construções sintáticas. Só estou deixando claro que, se considerarmos apenas a sintaxe, muitas regras mudariam, erros passariam a ser acertos e vice-versa. Daí a importância de se ater à hipercorreção: às vezes, sem saber, você pode estar contrariando a própria gramática, que é, em suas regras, mais flexível do que se imagina.

(Texto de Gabriel Tatagiba)


Gabriel Tatagiba, escritor e pesquisador na área de gramática, atualmente escreve o livro "Morfologia e Sintaxe: Novas Classificações", a ser lançado. Nascido em 01/07/1986, filho do escritor Fernando Tatagiba e da escritora Dalva Broedel. Contato: https://www.facebook.com/gabriel.tatagibaBlog: http://gabriel-elementos.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário