sexta-feira, 14 de junho de 2013

LICENÇA CRÔNICA: CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ROCHA


Carlos Alexandre da Silva Rocha nasceu em Vitória-ES em 1988. Escreve desde os treze anos de idade e tem como influências Drummond e os escritores simbolistas. Em 2008, lançou, pela Lei Rubem Braga, o livro de poemas “Um homem na sombra”, que aparentemente se coloca aos olhos do leitor como algo simples. Entretanto, como o livro versa sobre as angústias humanas, ele torna-se não tão fácil de ser encarado. Carlos Alexandre é formado em Letras-Português pela UFES e escreve no Blog Pierrô crônico (www.pierrocronico.blogspot.com). Confira, abaixo, a crônica “Alimento da alma”:

ALIMENTO DA ALMA

Alimento a minha alma enquanto cago. Esta alma neurastênica. Fraca. Desnutrida. Só osso e tripa, com seus ossinhos proeminentes, arrastando chinelos. Esta alma que está pra lá de Sancho Pança, se ao menos tivesse pança!

Leio, folheio e peido. Abro intermináveis portas ao meu engrandecimento, só não sei qual. De vez em quando penso que poderiam botar um saco de farinha, quiçá de feijão, mas não! Quando abri a cesta de básicos, gritei:
“Nossa, tem rapadura, mulher!”
     
A mulher acabrunhada pegou os viveres, analisando-os detetivescamente, a examinar as minúcias do objeto que supúnhamos ser um mantimento. Franziu o cenho. Gaguejou. Uivou dolorosamente como um faminto. Soletrou ranzinza, palavras trôpegas, incompreensiva. Até que me olhou com aquele jeito meigoso e lancinante, aquele mesmo olhar de matar cachorro a espirro, e sussurrou a frase como se fosse um ganido.
“O que é isso? Rapadura de papel?”

Era livro. Não era comestível, na caixa dizia: “um alimento para alma: ler faz bem!”. Se faz bem, o que posso fazer? Ler? Nem sabia que alma comia, ainda mais dessa forma, tão subjetivo...
Assim vou abrindo mundos com a minha sombra, desde o dia em que passei a ler. Sou um leitão, no lado positivo da palavra, novo e rosado como que parido nas últimas instâncias, no posfácio da vida.
     
Escrivinho flato, sujismundo. Mais fedegoso do que cheiroso, vou peidando a cada página. Cada ida ao banheiro é um mundo novo. São mares agora não navegados, e sim mergulhados, submergidos. Molhando-me o traseiro a cada queda, meu pequeno oceano particular é o vaso sanitário.
Algumas leituras devem ser boas pra alma (se é que isto existe), mas pro toba, não sei não! Ele fica intransigente, segura tudo e não deixa passar. É... Sempre soube, o meu cu é um intelectual (olha os modos, menino, se fala ânus, que falta de educação!). Gostas de labirintos e manda às favas, ou melhor, à merda o viajante de Santiago de Compostela.
     
Tenho amor ao sôfrego, à súplica. O viajante e o seu diário foram à merda. Fui cagar, mas cadê o papel? Olho os cantos, não poderei ficar assim, todo lambrecado. É, livro, não tens como alimentar a minha alma, pelo menos serve pra limpar o meu rabo! És duro, mas dá pra limpar um bocado. É... o livreco ficou todo chamuscado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário